segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADE 1º ANO - DIA 29 DE JUNHO

Dia 29/06, segunda-feira.

Atividade de hoje: 

LEITURA ORAL (Não precisa copiar no caderno). 

1- Leia as músicas juninas, em voz alta, apontando cada palavra com o seu dedinho.

Boa semana!

ATIVIDADES 2º ANO - 29 DE JUNHO


▪️ ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

APOSTILA PÁGINAS 91 E 92.



▪️ PRODUÇÃO TEXTUAL


📢 HORA DA HISTÓRIA

VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DE UM BALÃO QUE NÃO QUERIA SUBIR?



CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO - 2º ANO

📌 HORA DA CORREÇÃO!

GABARITO DAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA22/06/2020





ATIVIDADES 3º ANO - DIA 29 DE JUNHO



CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO

Gabarito da página 90:
.
.
A) História do Rato do Campo e da Cidade.
.
B) Aula de ciências 
.
C) Desenhar
.
D) Fazer chocalhos com letrinhas e feijões e aprende a tocar agogô. 
.
E) Rato
.
F) Gabriela e Carapimba
G) O "Eu" se refere ao Marcelo.

ATIVIDADES 4º ANO CARIOCA - 29 DE JUNHO

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO



4 º ANO CARIOCA                     TURMAS :  7401 E 7402

 

1. ESCREVA  NO CADERNO :

   DATA : 29/06/2020

   NOME COMPLETO

 

 

2.   LEIA


3.   COPIE A RESPOSTA  CORRETA NO SEU CADERNO.

a)  ESSE TEXTO É UM :

(         ) BILHETE

(         ) POESIA

(         )  CONVITE

 

b) PARA QUE SERVE ESTE TEXTO?

(         ) DAR UM RECADO.

(         ) CONTAR UM PIADA.

(         ) CONVIDAR PARA UMA FESTA.

 

c) QUAL  É  O  NOME DO ANIVERSARIANTE?

R: _______________________________

 

d) ONDE SERÁ A COMEMORAÇÃO?

R: _______________________________

 

e) QUAL É O DIA DA FESTA?

 R : _________________________________

 

f) QUE HORAS ?

R: __________________________________

 

g) QUAL É O TEMA DA FESTA DO MIGUEL?

(        ) CARNAVAL

(        ) FESTA JUNINA

(       ) PÁSCOA

 


4.   DESCUBRA AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E DEPOIS COPIE AS PALAVRAS NO CADERNO.



ATIVIDADES 4º ANO - 29 DE JUNHO

29 DE JUNHO                 LÍNGUA PORTUGUESA



“Não se admire se um dia
Um beija-flor invadir
A porta da tua casa
Te der um beijo e partir
Fui eu que mandei o beijo
Que é pra matar meu desejo
Faz tempo que eu não te vejo
Ai que saudade d'ocê !!!

Geraldo Azevedo

 

Hoje é dia de São Pedro, um dos santos festejados nas comemorações juninas.  Adore as comidas típicas desta época. E você?



Material Complementar (Semana de 04 de maio) - Páginas: 22, 23, 24, 25 e 26

https://pwa.app.vc/smecarioca2020



1. Este texto é uma:

(   ) Fábula                    

(   ) Receita                         

(   ) Receita

 

2. Sua finalidade é:

(  ) Ensinar uma receita de canjica.

(  ) Ensinar uma receita de pé de moleque.

(  ) Divertir o leitor.

(  ) Falar sobre as tradições e costumes das Festas Juninas.

 

3. Quais são os  ingredientes usados na receita do pé-de-moleque?


ATIVIDADES 5º ANO - 29 DE JUNHO

1)Leia a poesia abaixo e complete-a corretamente utilizando as palavras que estão nos retângulos.



2)Agora, com base na poesia lida, responda em seu caderno.

A)Qual é o título da poesia?

B) A poesia é composta por______ versos distribuídos em _______ estrofes.

C)Volte ao texto e circule as rimas.

D)A poesia apresentada acima é um diálogo. Quem está conversando?

 E)Qual é o assunto do diálogo?

 F)Por que São João está triste?

 G) Que conselho São João deu para todos nós?  

H) No quarto verso da primeira estrofe, está faltando um sinal de pontuação? Qual é este sinal de pontuação? Volte ao texto e pontue este verso corretamente.

3) Pesquise e depois escreva um pequeno texto sobre os riscos que os balões podem ocasionar e como podemos evitá-los.  Você também pode utilizar as informações contidas nos textos que você acabou de ler.

Não esqueça de que seu texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Revisando a ortografia.

4)



 



CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO - 5º ANO

Língua Portuguesa

Gabarito da semana anterior (22/06)


2)Com base no texto lido, responda:

a) Qual é a origem das Festas Juninas?

Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

b) Em que consiste a Festa Junina?

Consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antônio e São Pedro.
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.


c) O que a fogueira representa?

A fogueira, na festa junina, representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas. Fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.


d) Quais são os santos padroeiros das Festas Juninas?

São João que é o santo protetor das colheitas e seus seguidores São Pedro e Santo Antônio são os padroeiros das Festas Juninas.

  O texto que você leu é:

( )Um poema        (  )Uma parlenda ( x  ) Um texto informativo

 

f) Volte ao texto e copie os nomes dos instrumentos da banda em ordem alfabética.

berimbau – bongós - cackeckê. – guisos – pauzinhos - reco-reco - tambores triângulos

 

3) Agora que você já sabe sobre a comemoração das festas juninas, escreva como são comemoradas as festas juninas em sua cidade:

A)As melhores danças: resposta pessoal

B)As comidas típicas: resposta pessoal

C)As brincadeiras: resposta pessoal

D)As canções mais tocadas: resposta pessoal

 4)Utilizando as informações que você escreveu no exercício anterior, produza um texto  contando sobre a festa junina da sua cidade. Não esqueça de que  o seu texto deve ter, além do título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Resposta pessoal

 


ATIVIDADES 6º ANO - 29 DE JUNHO



Assistir o vídeo.
Como fazer histórias em quadrinhos.


Realizar as atividades do material didático Carioca páginas: 56, 57, 58 e 59.





Mais uma semana começando! Vamos continuar firmes nos estudos!

Hoje iremos trabalhar com as histórias em quadrinhos.

Atividade para ser copiada e realizada em seu caderno de Português.




CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO - 6º ANO

1ª) Como foi a origem das festas juninas? 

Existem duas explicações: a primeira é que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho; e a segunda, é que tem origem em países católicos da Europa, em homenagem a São João.

2ª) A finalidade do texto é
(A) descrever e informar sobre a tradição junina.
(B) relatar fatos marcantes na festa junina.
(C) relatar experiências vividas por nordestinos.
(D) informar sobre os padroeiros nordestinos. 

3ª) De onde veio a tradição de soltar fogos em época de festas juninas? 

Veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. 

4ª) O que significa a expressão apresentada pelo texto “comemoradas nos quatro cantos do Brasil”? 

Significa que acontece em todo o Brasil.

 5ª) Segundo a tradição católica, o que no mês de junho é o momento de se realizar? 

Homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. 

6ª) As festas juninas além de alegrar um povo, elas também representam uma importante fonte econômica. De que forma as festas juninas contribuem para o favorecimento econômico de uma região? 

Muitos turistas brasileiros e de outros países, visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos juninos. Eles aumentam os lucros e geram empregos nos hotéis, comércios e clubes dessas cidades.

7ª) Que turistas internacionais costumam aparecer ao Brasil para acompanhar os festejos juninos? 

Europeus, asiáticos e norte-americanos .

8ª) Quais são as comidas típicas das festividades juninas? 

Doces, bolos e salgados, pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.  

9ª) Dê exemplos de objetos e tradições que fazem parte da cultura junina. 

Fogueiras, danças de quadrilha e soltar fogos.

10ª) Como são as comemorações realizadas na região nordestina?

É muito comum a formação de grupos festeiros que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Eles vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. 

 11ª) E na sua comunidade, como a população realiza estes festejos juninos? Você gosta deste momento? E em sua opinião, qual a importância destas festas em nosso povoado? 

Resposta Pessoal.

12ª) Como é considerado o Santo Antônio durante os festejos juninos? Faça um relatório sobre este padroeiro da festa junina.

Ele é considerado o santo casamenteiro. Mulheres solteiras fazem simpatias para casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem pãozinho de Santo Antonio e quem recebe deve colocar junto aos outros mantimentos da casa para que não haja falta de alimentos. Mulheres que desejam casar devem comer esse pãozinho.

 

sexta-feira, 26 de junho de 2020

ATIVIDADE 1º ANO - DIA 26 DE JUNHO


Dia 26/06, sexta-feira. 

Desejo que estejam bem! 
Animados pra nossa Festa Junina #EmCasa? 
As atividades de hoje vão animar a sua festa!

1- Assista aos vídeos (anexos) e prepare-se para a festa. 







2- Preste bastante atenção na letra de cada música.
Boa diversão!

ATIVIDADES 2º ANO - DIA 26 DE JUNHO

📝 HORA DA CORREÇÃO!

▪️ GABARITO DE GEOGRAFIA  DO DIA 19/06/2020


▪️ GABARITO DE HISTÓRIA DO DIA 19/06/2020

ATIVIDADES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

📌 LEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO:

➡️ RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:








ATIVIDADES 4º ANO - DIA 26 DE ABRIL


Correção das Geografia (19.06.20)

Página: 252
"Sugiro que você explore as cores, pois cada cor traz um significado diferente, para casa área.   Este mapa trabalha com duas informações colocadas numa espécie de camada: a primeira trabalha a localização e os limites do município, já a segunda traz a localização dos dados que queremos analisar. (Título --> Proporção de pessoas com menos de 18 anos, por bairro - 2010)".

Geografia (26.06.20)

Lendo mapas - Rosa dos Ventos (Pág. 229)

Material de Complementação Escolar
(Semana de 15 a 19.06.20)
Páginas 12 e 13

Apostila - Páginas: 253 e 254


Correção das Atividades de História (19.06.20)

Apostila - Página: 293
A palavra agricultura significa plantio e colheita de alimentos. Assim, sempre que a gente falar de plantação de alimentos, vamos falar de agricultura.

Página: 295
1- Na imagem 01, temos o uso de animais trabalhar a terra. Na imagem 02, o trator substitui a força animal.
2- Na imagem 03, temos a retirada de leite da vaca de forma manual. Já na imagem 04, a retirada de leite é através de máquinas.

Página 296: Desenho

História (26.06.20)

A Agricultura Familiar tem como princípio respeitar os processos da natureza
Apostila - Páginas: 297 e 298


Material de Complementação Escolar
(Semana de 15 a 19.06.20)
Página: 15

ATIVIDADES 5º ANO - DIA 26 DE JUNHO


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

 

Trabalho sobre Festa Junina

Pesquisar e escrever no caderno (o aluno poderá desenhar ou colar figuras com legenda).

1) Enfeites de Festa Junina

2) Comidas Típicas de Festa Junina.

3) Danças Típicas de Festa Junina.

4) Jogos e Brincadeiras de Festa Junina.

5) Fogos de Artifícios e Balões é ou não perigoso? Explique.

 

Festa Junina

Essa festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. A dança de fitas veio de também de Portugal e da Espanha. Já os franceses trouxeram a dança marcada que era uma característica das danças dos nobres e que, no Brasil, e que influenciou muito as típicas quadrilhas. Soltar fogos de artifícios veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.

Todos esses elementos foram se misturando, com o passar do tempo, aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

A festa é comemorada nos quatro cantos do Brasil, mas foi na região Nordeste que ganhou maior expressão. A maior festa junina acontece no estado da Paraíba. Outros estados se destacam: Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí. A região é de seca, por isso, os nordestinos aproveitavam as festividades para agradecer as chuvas que serve para manter a agricultura. Como a colheita do milho acontece no mês de junho, grande parte dos doces, bolos e salgados, estão relacionados a essa festividade.

Na região sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Essas festas são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas.

Que tal conhecer um pouco da diversidade da cultura nordestina sem sair do Rio? Em São Cristóvão você encontra um pedacinho do Nordeste em terras cariocas: é o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Nele, existem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes, além de shows com artistas e grupos de forró.

 

Responda de acordo com o texto acima:

1) Quem trouxe a festa junina para o Brasil?

 

2) De qual país e continente pertencem:

a) a dança de fitas?                  b) a festa junina?           

c) a dança marcada?                  d) fogos de artifícios?

 

3) Marque um X na região onde é predominante as festas juninas.



 


  



 4) Qual o estado da região nordeste onde a festa junina ganhou maior proporção? Ache-o no mapa e pinte.

 

5) Como se chama o centro que apresenta a cultura nordestina? Em que bairro fica?


6) Devido ao coronavírus, as comemorações de festas juninas, na cidade do Rio de Janeiro, estão suspensas. Mas, em 2019, os jornais mostravam as programações pela cidade. Leia as notícias  e depois respondas as perguntas abaixo:




 a) Quais os meses em que se comemoraram as festas juninas?

b) A cidade do Rio de Janeiro é dividida em zonas. De acordo com as notícias, quais as zonas que ocorreram as festas juninas ?

c) As pessoas que foram aos locais divulgados, o que encontraram?

d) Que tipo de música foi tocada ?

e) Identifique as zonas dos bairros que aparecem nas reportagens.

Cosme Velho – zona _______________

Vista Alegre – zona ___________________

Vila Valqueire – zona _________________

Santo Cristo – zona _________________

Tijuca – zona ______________________

f) Olhando as imagens, o que elas tem em comum?

g) A cidade do Rio de Janeiro possui muitos espaços culturais. Diga pelo menos um espaço cultural que é citado em cada uma das reportagens.

 

7) Após a leitura do texto abaixo, responda as questões:

Os fogos de artifício e as crianças

No Brasil, os fogos de artifício sempre causam acidentes graves em crianças. O mês de junho, principalmente nas cidades do Norte e Nordeste do Brasil, os feriados de São João e São Pedro são as festas maiores dessas regiões, e as de maior duração.

Como já é tradição, durante as festas juninas, as vendas de fogos de artifício aumentam consideravelmente e se proliferam nas cidades, a maioria clandestinamente, tanto na produção como na venda. Ouvimos sempre nos noticiários informações sobre incêndios de casas inteiras que armazenavam esses produtos. Outro agravante são os balões, que são muito bonitos e atrativos quando sobem, mas quando descem, causam destruição, e já são motivo de alerta para bombeiros e polícia todos os anos.

No que diz respeito às crianças, todo ano, temos informação de muitas delas que perdem dedos, membros e até ficam cegas no manuseio de fogos de artifício. Crianças não tem muito senso de perigo, e cabem aos pais vigiá-los aonde estão e de que forma estão se divertindo, e saber como evitar acidentes com fogos.

Não existem fogos de artifício inofensivos. Esses produtos causam, geralmente, queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento médico. Além disso, eles podem explodir nas mãos, mutilando o usuário. As populares bombinhas e os traques podem ser vendidos, pois estão regulamentados. Por outro lado, a venda de bombas, pólvora e rojões para menores pode acarretar em pena de seis meses a dois anos de reclusão.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas emergências dos hospitais chegam a dobrar. Mais de 80 por cento das vítimas são crianças. Os motivos para esta alarmante incidência: a imprudência no uso de materiais inflamáveis e explosivos (fogos de artifício, balões) e brincadeiras perto das chamas das fogueiras.

https://br.guiainfantil.com/acidentes-com-bebes/422-as-criancas-e-os-fogos-de-artificio.html#header0

a) Qual o assunto do texto?

b) Que produto tem suas vendas aumentada durante as festas juninas?

c) Por que ocorrem incêndios nas casas?

d) O que leva os bombeiros e policiais a ficarem em estado de alerta?

e) Por que crianças tem perdido dedos, membros ou ficarem cegas?

f) Que tipo de queimadura um fogo de artifício pode causar?

g) Qual a pena para quem vende pólvora, rojões e bombas para menores?

h) Quais são os dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras quanto ao período de festas juninas? Quem são as maiores vítimas? Quais os materiais que são considerados inflamáveis e explosivos?

 Atividades de história

 Caderno de complementação, semana de 20/04, página 19.

https://drive.google.com/file/d/1rvFfPurBFkxZRsBlJ-HC3yw3ZMiLu7oa/view?usp=sharing

 E Semana de 04/05, página 19 e 20.

https://drive.google.com/file/d/1K0B5uVNFuwV1RWNzDJcnT2YIVlN95sAT/view?usp=sharing


Questionário 

 Revisão de Conteúdo – Caderno de Complementação, semana 20/04.

Página 19

1) Os portugueses exploravam a mão de obra indígena de três formas. Quais eram elas?

2) Qual era a função dos padres jesuítas em relação aos indígenas?

3) Por que os portugueses mantiam os indígenas sob o controle deles?

4) Os portugueses usavam os indígenas, primeiramente, na exploração de que produto?

5) Com a excassez do pau-brasil, os indígenas passaram a trabalhar em quê?

6) Quando a escravidão indígena começou a diminuir?

7) Como se chamava a ordem religiosa dos padres jesuítas?

8) Na época que os portugueses chegaram aqui, onde o pau-brasil era encontrado?

9) Por que o pau-brasil tinha enorme valor comercial para os portugueses?

 

Caderno de Complementação, semana 04/05.
Página 19

1) Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para organizar, administrar e colonizar as terras brasileiras:

a) Dividiu o território em capitanias hereditárias.

b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho.

c) Dividiu o território entre os governadores que distribuíram a terra entre os colonos portugueses.

d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território.

 e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores.

 

2) Ao receber uma capitania hereditária, o donatário recebia também um documento onde constava seus direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres, NÃO constava:

a) o direito de deixar os benefícios aos seus herdeiros.

b) o dever de representar o rei de Portugal na defesa do território..

c) o direito de controlar o direito de passagem nos rios e portos.

d) o direito de vender as terras recebidas a terceiros.

e) o direito de explorar as terras recebidas.

 

3) Quem eram os capitães donatários escolhidos?

a) eram escravos nativos.

b) eram governadores que administrava a nova terra.

c) eram nobres que tinham condições de administrar e investir nas terras recebidas.

d) eram os militares trazidos de Portugal.

e) eram os filhos do rei de Portugal.

 

4) A imagem ao lado é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, foram as capitanias de:

a) São Vicente e Bahia.

b) Pernambuco e Maranhão.

c) Espírito Santo e Porto Seguro.

d) São Vicente e Pernambuco.

e) Rio Grande e Ceará.

 

5) O produto que levou ao desenvolvimento das duas capitanias foi:

a) café                           b) cana-de-açucar                     c) pau-brasil        

d) especiarias                 e) ouro

 

6) Em que momento, a mão de obra indígena fui utilizada nas lavouras de açucar?

a) fase final das lavouras de açucar.

b) fase do tráfico de escravos.

c) fase em que foram desfeitas as capitanias hereditárias.

d) fase inicial das lavouras de açucar.

e) fase em que o Rio de Janeiro se tornou capital do Brasil.

 

7) Quando a mão de obra indígena foi abandonada?

 

8) Desenhe em seu caderno o mapa das capitanias hereditárias e sua divisão.

 

9) Descreva abaixo os motivos para as outras capitanias não terem dado certo.

 

10) O que o governo  português fez para manter o domínio sobre o Brasil com o fracasso das capitanias hereditárias?

 

11) A primeira capital do Brasil foi instalada em que capitania?

a) Ceará      b) Porto Seguro     c) Bahia       d) Pernambuco       e) São Vicente.

 

12) Com um governo centralizado, existiria apenas um governador e não quinze donatários. Qual o nome do primeiro governador-geral?

a) Duarte da Costa          b) Tomé de Souza            c) Mem de Sá

d) José Bonifácio            e) D. Pedro I

 

13) A cana-de-açucar era uma planta natural de qual continente?

14) Quem levou a cana-de-açucar para a Europa?

15) Que produto era feito da cana-de-açucar? E como era utilizado?

16) Quem podia comprar esse produto?

17) Que nome dado a esse produto que rendia bons lucros para Portugal?

 

 

 

 

 


Encerramento das postagens.