sexta-feira, 26 de junho de 2020

ATIVIDADES 5º ANO - DIA 26 DE JUNHO


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

 

Trabalho sobre Festa Junina

Pesquisar e escrever no caderno (o aluno poderá desenhar ou colar figuras com legenda).

1) Enfeites de Festa Junina

2) Comidas Típicas de Festa Junina.

3) Danças Típicas de Festa Junina.

4) Jogos e Brincadeiras de Festa Junina.

5) Fogos de Artifícios e Balões é ou não perigoso? Explique.

 

Festa Junina

Essa festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. A dança de fitas veio de também de Portugal e da Espanha. Já os franceses trouxeram a dança marcada que era uma característica das danças dos nobres e que, no Brasil, e que influenciou muito as típicas quadrilhas. Soltar fogos de artifícios veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.

Todos esses elementos foram se misturando, com o passar do tempo, aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

A festa é comemorada nos quatro cantos do Brasil, mas foi na região Nordeste que ganhou maior expressão. A maior festa junina acontece no estado da Paraíba. Outros estados se destacam: Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí. A região é de seca, por isso, os nordestinos aproveitavam as festividades para agradecer as chuvas que serve para manter a agricultura. Como a colheita do milho acontece no mês de junho, grande parte dos doces, bolos e salgados, estão relacionados a essa festividade.

Na região sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Essas festas são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas.

Que tal conhecer um pouco da diversidade da cultura nordestina sem sair do Rio? Em São Cristóvão você encontra um pedacinho do Nordeste em terras cariocas: é o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Nele, existem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes, além de shows com artistas e grupos de forró.

 

Responda de acordo com o texto acima:

1) Quem trouxe a festa junina para o Brasil?

 

2) De qual país e continente pertencem:

a) a dança de fitas?                  b) a festa junina?           

c) a dança marcada?                  d) fogos de artifícios?

 

3) Marque um X na região onde é predominante as festas juninas.



 


  



 4) Qual o estado da região nordeste onde a festa junina ganhou maior proporção? Ache-o no mapa e pinte.

 

5) Como se chama o centro que apresenta a cultura nordestina? Em que bairro fica?


6) Devido ao coronavírus, as comemorações de festas juninas, na cidade do Rio de Janeiro, estão suspensas. Mas, em 2019, os jornais mostravam as programações pela cidade. Leia as notícias  e depois respondas as perguntas abaixo:




 a) Quais os meses em que se comemoraram as festas juninas?

b) A cidade do Rio de Janeiro é dividida em zonas. De acordo com as notícias, quais as zonas que ocorreram as festas juninas ?

c) As pessoas que foram aos locais divulgados, o que encontraram?

d) Que tipo de música foi tocada ?

e) Identifique as zonas dos bairros que aparecem nas reportagens.

Cosme Velho – zona _______________

Vista Alegre – zona ___________________

Vila Valqueire – zona _________________

Santo Cristo – zona _________________

Tijuca – zona ______________________

f) Olhando as imagens, o que elas tem em comum?

g) A cidade do Rio de Janeiro possui muitos espaços culturais. Diga pelo menos um espaço cultural que é citado em cada uma das reportagens.

 

7) Após a leitura do texto abaixo, responda as questões:

Os fogos de artifício e as crianças

No Brasil, os fogos de artifício sempre causam acidentes graves em crianças. O mês de junho, principalmente nas cidades do Norte e Nordeste do Brasil, os feriados de São João e São Pedro são as festas maiores dessas regiões, e as de maior duração.

Como já é tradição, durante as festas juninas, as vendas de fogos de artifício aumentam consideravelmente e se proliferam nas cidades, a maioria clandestinamente, tanto na produção como na venda. Ouvimos sempre nos noticiários informações sobre incêndios de casas inteiras que armazenavam esses produtos. Outro agravante são os balões, que são muito bonitos e atrativos quando sobem, mas quando descem, causam destruição, e já são motivo de alerta para bombeiros e polícia todos os anos.

No que diz respeito às crianças, todo ano, temos informação de muitas delas que perdem dedos, membros e até ficam cegas no manuseio de fogos de artifício. Crianças não tem muito senso de perigo, e cabem aos pais vigiá-los aonde estão e de que forma estão se divertindo, e saber como evitar acidentes com fogos.

Não existem fogos de artifício inofensivos. Esses produtos causam, geralmente, queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento médico. Além disso, eles podem explodir nas mãos, mutilando o usuário. As populares bombinhas e os traques podem ser vendidos, pois estão regulamentados. Por outro lado, a venda de bombas, pólvora e rojões para menores pode acarretar em pena de seis meses a dois anos de reclusão.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas emergências dos hospitais chegam a dobrar. Mais de 80 por cento das vítimas são crianças. Os motivos para esta alarmante incidência: a imprudência no uso de materiais inflamáveis e explosivos (fogos de artifício, balões) e brincadeiras perto das chamas das fogueiras.

https://br.guiainfantil.com/acidentes-com-bebes/422-as-criancas-e-os-fogos-de-artificio.html#header0

a) Qual o assunto do texto?

b) Que produto tem suas vendas aumentada durante as festas juninas?

c) Por que ocorrem incêndios nas casas?

d) O que leva os bombeiros e policiais a ficarem em estado de alerta?

e) Por que crianças tem perdido dedos, membros ou ficarem cegas?

f) Que tipo de queimadura um fogo de artifício pode causar?

g) Qual a pena para quem vende pólvora, rojões e bombas para menores?

h) Quais são os dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras quanto ao período de festas juninas? Quem são as maiores vítimas? Quais os materiais que são considerados inflamáveis e explosivos?

 Atividades de história

 Caderno de complementação, semana de 20/04, página 19.

https://drive.google.com/file/d/1rvFfPurBFkxZRsBlJ-HC3yw3ZMiLu7oa/view?usp=sharing

 E Semana de 04/05, página 19 e 20.

https://drive.google.com/file/d/1K0B5uVNFuwV1RWNzDJcnT2YIVlN95sAT/view?usp=sharing


Questionário 

 Revisão de Conteúdo – Caderno de Complementação, semana 20/04.

Página 19

1) Os portugueses exploravam a mão de obra indígena de três formas. Quais eram elas?

2) Qual era a função dos padres jesuítas em relação aos indígenas?

3) Por que os portugueses mantiam os indígenas sob o controle deles?

4) Os portugueses usavam os indígenas, primeiramente, na exploração de que produto?

5) Com a excassez do pau-brasil, os indígenas passaram a trabalhar em quê?

6) Quando a escravidão indígena começou a diminuir?

7) Como se chamava a ordem religiosa dos padres jesuítas?

8) Na época que os portugueses chegaram aqui, onde o pau-brasil era encontrado?

9) Por que o pau-brasil tinha enorme valor comercial para os portugueses?

 

Caderno de Complementação, semana 04/05.
Página 19

1) Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para organizar, administrar e colonizar as terras brasileiras:

a) Dividiu o território em capitanias hereditárias.

b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho.

c) Dividiu o território entre os governadores que distribuíram a terra entre os colonos portugueses.

d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território.

 e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores.

 

2) Ao receber uma capitania hereditária, o donatário recebia também um documento onde constava seus direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres, NÃO constava:

a) o direito de deixar os benefícios aos seus herdeiros.

b) o dever de representar o rei de Portugal na defesa do território..

c) o direito de controlar o direito de passagem nos rios e portos.

d) o direito de vender as terras recebidas a terceiros.

e) o direito de explorar as terras recebidas.

 

3) Quem eram os capitães donatários escolhidos?

a) eram escravos nativos.

b) eram governadores que administrava a nova terra.

c) eram nobres que tinham condições de administrar e investir nas terras recebidas.

d) eram os militares trazidos de Portugal.

e) eram os filhos do rei de Portugal.

 

4) A imagem ao lado é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, foram as capitanias de:

a) São Vicente e Bahia.

b) Pernambuco e Maranhão.

c) Espírito Santo e Porto Seguro.

d) São Vicente e Pernambuco.

e) Rio Grande e Ceará.

 

5) O produto que levou ao desenvolvimento das duas capitanias foi:

a) café                           b) cana-de-açucar                     c) pau-brasil        

d) especiarias                 e) ouro

 

6) Em que momento, a mão de obra indígena fui utilizada nas lavouras de açucar?

a) fase final das lavouras de açucar.

b) fase do tráfico de escravos.

c) fase em que foram desfeitas as capitanias hereditárias.

d) fase inicial das lavouras de açucar.

e) fase em que o Rio de Janeiro se tornou capital do Brasil.

 

7) Quando a mão de obra indígena foi abandonada?

 

8) Desenhe em seu caderno o mapa das capitanias hereditárias e sua divisão.

 

9) Descreva abaixo os motivos para as outras capitanias não terem dado certo.

 

10) O que o governo  português fez para manter o domínio sobre o Brasil com o fracasso das capitanias hereditárias?

 

11) A primeira capital do Brasil foi instalada em que capitania?

a) Ceará      b) Porto Seguro     c) Bahia       d) Pernambuco       e) São Vicente.

 

12) Com um governo centralizado, existiria apenas um governador e não quinze donatários. Qual o nome do primeiro governador-geral?

a) Duarte da Costa          b) Tomé de Souza            c) Mem de Sá

d) José Bonifácio            e) D. Pedro I

 

13) A cana-de-açucar era uma planta natural de qual continente?

14) Quem levou a cana-de-açucar para a Europa?

15) Que produto era feito da cana-de-açucar? E como era utilizado?

16) Quem podia comprar esse produto?

17) Que nome dado a esse produto que rendia bons lucros para Portugal?

 

 

 

 

 


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