ATIVIDADES
DE GEOGRAFIA
Trabalho sobre Festa Junina
Pesquisar e escrever no caderno
(o aluno poderá desenhar ou colar figuras com legenda).
1) Enfeites de Festa Junina
2) Comidas Típicas de Festa Junina.
3) Danças Típicas de Festa Junina.
4) Jogos e Brincadeiras de Festa Junina.
5) Fogos de Artifícios e Balões é ou não perigoso? Explique.
Festa Junina
Essa
festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. A
dança de fitas veio de também de Portugal e da Espanha. Já os franceses
trouxeram a dança marcada que era uma característica das danças dos nobres e
que, no Brasil, e que influenciou muito as típicas quadrilhas. Soltar fogos de
artifícios veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora
para a fabricação de fogos.
Todos
esses elementos foram se misturando, com o passar do tempo, aos aspectos
culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus)
nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma
delas.
A festa é
comemorada nos quatro cantos do Brasil, mas foi na região Nordeste que ganhou
maior expressão. A maior festa junina acontece no estado da Paraíba. Outros
estados se destacam: Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí. A
região é de seca, por isso, os nordestinos aproveitavam as festividades para
agradecer as chuvas que serve para manter a agricultura. Como a colheita do
milho acontece no mês de junho, grande parte dos doces, bolos e salgados, estão
relacionados a essa festividade.
Na região
sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Essas festas são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas.
Que tal conhecer um pouco da diversidade da
cultura nordestina sem sair do Rio? Em São Cristóvão você encontra um pedacinho
do Nordeste em terras cariocas: é o Centro Luiz Gonzaga de Tradições
Nordestinas. Nele, existem barraquinhas com comidas típicas
e jogos para animar os visitantes, além de shows com artistas e grupos de
forró.
Responda de acordo com o texto acima:
1) Quem trouxe a festa junina
para o Brasil?
2) De qual país e continente
pertencem:
a) a dança de fitas? b) a festa junina?
c) a dança marcada? d) fogos de artifícios?
3) Marque um X na região onde é
predominante as festas juninas.
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5) Como se chama o centro que apresenta a cultura nordestina?
Em que bairro fica?
6) Devido
ao coronavírus, as comemorações de festas juninas, na cidade do Rio de Janeiro,
estão suspensas. Mas, em 2019, os jornais mostravam as programações pela
cidade. Leia as notícias e depois
respondas as perguntas abaixo:
b) A cidade do Rio de Janeiro é dividida em zonas. De acordo
com as notícias, quais as zonas que ocorreram as festas juninas ?
c) As pessoas que foram aos locais divulgados, o que
encontraram?
d) Que tipo de música foi tocada ?
e) Identifique as zonas dos bairros que aparecem nas
reportagens.
Cosme Velho – zona _______________
Vista Alegre – zona ___________________
Vila Valqueire – zona _________________
Santo Cristo – zona _________________
Tijuca – zona ______________________
f) Olhando as imagens, o que elas tem em comum?
g) A cidade do Rio de Janeiro possui muitos espaços culturais.
Diga pelo menos um espaço cultural que é citado em cada uma das reportagens.
7) Após a leitura do texto abaixo, responda as questões:
Os fogos de artifício e as crianças
No
Brasil, os fogos de artifício sempre causam acidentes graves em crianças. O mês
de junho, principalmente nas cidades do Norte e Nordeste do Brasil, os feriados
de São João e São Pedro são as festas maiores dessas regiões, e as de maior
duração.
Como já é
tradição, durante as festas juninas, as vendas de fogos de artifício aumentam
consideravelmente e se proliferam nas cidades, a maioria clandestinamente,
tanto na produção como na venda. Ouvimos sempre nos noticiários informações
sobre incêndios de casas inteiras que armazenavam esses produtos. Outro
agravante são os balões, que são muito bonitos e atrativos quando sobem, mas
quando descem, causam destruição, e já são motivo de alerta para bombeiros e
polícia todos os anos.
No que
diz respeito às crianças, todo ano, temos informação de muitas delas que perdem
dedos, membros e até ficam cegas no manuseio de fogos de artifício. Crianças
não tem muito senso de perigo, e cabem aos pais vigiá-los aonde estão e de que
forma estão se divertindo, e saber como evitar acidentes com fogos.
Não
existem fogos de artifício inofensivos. Esses produtos causam, geralmente,
queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de
tratamento médico. Além disso, eles podem explodir nas mãos, mutilando o
usuário. As populares bombinhas e os traques podem ser vendidos, pois estão
regulamentados. Por outro lado, a venda de bombas, pólvora e rojões para
menores pode acarretar em pena de seis meses a dois anos de reclusão.
Dados
da Sociedade
Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante as
festas juninas, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras nas
emergências dos hospitais chegam a dobrar. Mais de 80 por cento das vítimas são
crianças. Os motivos para esta alarmante incidência: a imprudência no uso de materiais
inflamáveis e explosivos (fogos de artifício, balões) e brincadeiras perto das
chamas das fogueiras.
https://br.guiainfantil.com/acidentes-com-bebes/422-as-criancas-e-os-fogos-de-artificio.html#header0
a) Qual o assunto do texto?
b) Que produto tem suas vendas aumentada durante as festas
juninas?
c) Por que ocorrem incêndios nas casas?
d) O que leva os bombeiros e policiais a ficarem em estado de
alerta?
e) Por que crianças tem perdido dedos, membros ou ficarem
cegas?
f) Que tipo de queimadura um fogo de artifício pode causar?
g) Qual a pena para quem vende pólvora, rojões e bombas para
menores?
h) Quais são os dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras
quanto ao período de festas juninas? Quem são as maiores vítimas? Quais os
materiais que são considerados inflamáveis e explosivos?
https://drive.google.com/file/d/1rvFfPurBFkxZRsBlJ-HC3yw3ZMiLu7oa/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1K0B5uVNFuwV1RWNzDJcnT2YIVlN95sAT/view?usp=sharing
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1)
Os portugueses exploravam a mão de obra indígena de três formas. Quais eram
elas?
2)
Qual era a função dos padres jesuítas em relação aos indígenas?
3)
Por que os portugueses mantiam os indígenas sob o controle deles?
4)
Os portugueses usavam os indígenas, primeiramente, na exploração de que
produto?
5)
Com a excassez do pau-brasil, os indígenas passaram a trabalhar em quê?
6)
Quando a escravidão indígena começou a diminuir?
7)
Como se chamava a ordem religiosa dos padres jesuítas?
8)
Na época que os portugueses chegaram aqui, onde o pau-brasil era encontrado?
9)
Por que o pau-brasil tinha enorme valor comercial para os portugueses?
Caderno de Complementação, semana 04/05.
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1)
Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa
adotou para organizar, administrar e colonizar as terras brasileiras:
a) Dividiu o território em
capitanias hereditárias.
b) Vendeu as terras brasileiras
a senhores de engenho.
c) Dividiu o território entre
os governadores que distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
d) Armou fortemente os colonos
para que pudessem defender o território.
e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais
valentes conquistadores.
a) o direito de deixar os
benefícios aos seus herdeiros.
b) o dever de representar o rei
de Portugal na defesa do território..
c) o direito de controlar o
direito de passagem nos rios e portos.
d) o direito de vender as
terras recebidas a terceiros.
e) o direito de explorar as
terras recebidas.
3) Quem eram os capitães
donatários escolhidos?
a) eram escravos nativos.
b) eram governadores que administrava a nova terra.
c) eram nobres que tinham condições de administrar e investir nas
terras recebidas.
d) eram os militares trazidos de Portugal.
e) eram os filhos do rei de
Portugal.
4) A imagem ao lado é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, foram as capitanias de:
a) São Vicente e Bahia.
b) Pernambuco e Maranhão.
c) Espírito Santo e Porto Seguro.
d) São Vicente e Pernambuco.
5) O
produto que levou ao desenvolvimento das duas capitanias foi:
a) café b)
cana-de-açucar c)
pau-brasil
d) especiarias e)
ouro
6) Em que momento, a mão de
obra indígena fui utilizada nas lavouras de açucar?
a) fase final das lavouras de
açucar.
b) fase do tráfico de escravos.
c) fase em que foram desfeitas
as capitanias hereditárias.
d) fase inicial das lavouras de
açucar.
e) fase em que o Rio de Janeiro
se tornou capital do Brasil.
7) Quando a mão de obra
indígena foi abandonada?
8) Desenhe em seu caderno o
mapa das capitanias hereditárias e sua divisão.
9) Descreva abaixo os motivos para as outras capitanias não terem
dado certo.
10) O que o governo português fez para manter o domínio sobre o
Brasil com o fracasso das capitanias hereditárias?
11) A primeira capital do
Brasil foi instalada em que capitania?
a) Ceará b) Porto Seguro c)
Bahia d) Pernambuco e) São Vicente.
a) Duarte da Costa b)
Tomé de Souza c) Mem de Sá
d) José Bonifácio e)
D. Pedro I
13) A
cana-de-açucar era uma planta natural de qual continente?
14) Quem levou a cana-de-açucar para a Europa?
15) Que produto era feito da cana-de-açucar? E como era utilizado?
16) Quem podia comprar esse produto?
17) Que nome dado a esse produto que rendia bons lucros para
Portugal?
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