quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ARTE 1ª ANO 02/09

 








EDUCAÇÃO FÍSICA 02/09

 

PROFESSORA SIRLENY:

Trabalhando com materiais reciclados, além da precisão,  raciocínio lógico.


PROFESSORA SIMONE:





PROFESSORA DANIELE:


PROFESSOR SÉRGIO:





terça-feira, 1 de setembro de 2020

GABARITO 4ª ANO CARIOCA 25/08

 


ATIVIDADE 6ª ANO 01/09

 Copiar e realizar em seu caderno de matemática:








Material didático carioca página: 133.


Um 💋 da professora Carla.

GABARITO 4ª ANO 25/08

 

CORREÇÃO DO DIA 25 DE AGOSTO

1)  Descreva, quando existir, as operações e ações inversas às indicadas abaixo:

a)      Abrir a janela-  Fechar a janela

b)      segurar a bola- Largar a bola

c)      adicionar 20- Retirar 20

d)      multiplicar por 4- Dividir por 4

e)      20 + 6 = 26    20 – 6 = 14

2)  Na cantina da Tia Carmem uma ficha rosa vale 2 salgadinhos e 1 refrigerante. Quantos salgadinhos e refrigerantes Mariana pode adquirir com 4 fichas rosa?

4 X 2 = 8                    4 X 1 = 4

Mariana pode comprar 8 salgadinhos e 4 refrigerantes.

 

3 - O irmão de Carolina está voltando de viagem e ela quer organizar uma pequena festa de boas vindas. Ela está confusa sobre como pode organizar as cadeiras. Vamos ajudá-la?

a) Para organizar 6 cadeiras por mesa, quantas mesas serão necessárias se serão convidadas 24 pessoas para a festa?

Uma maneira de solucionar é pensar que Carolina fará grupos de 6 cadeiras por mesa.

Então:   

? X 6 = 24

Podemos resolver pensando que Carolina organizará os grupos um de cada vez, posicionando as cadeiras de seis em seis, para depois verificar quantos grupos podem ser formados.

 Isso pode ser feito da seguinte maneira.

1 mesa 1 x 6 = 6

 2 mesas 2 x 6 = 12

3 mesas 3 x 6 = 18

4 mesas 4 x 6 = 24

Essa separação também pode utilizar o pensamento inverso, retirando as cadeiras do total para montar cada grupo.

24 cadeiras - 6 cadeiras para a 1ª mesa = 18 cadeiras

18 cadeiras - 6 cadeiras para a 2 ª mesa = 12 cadeiras

12 cadeiras - 6 cadeiras para a 3 ª mesa = 6 cadeiras

 6 cadeiras - 6 cadeiras para a 4 ª mesa = 00 cadeiras.

 Assim estaríamos verificando quantos grupos de seis cadeiras podem ser formados com as 24 cadeiras disponíveis.

 Para isso também podemos utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão fazendo:

24 / 6 = 4

b) E se forem colocadas 4 cadeiras por mesa, quantas mesas Carolina precisará?

Neste caso podemos utilizar as mesmas estratégias de solução da questão anterior. Porém agora, faremos grupos com uma quantidade menor de cadeiras. Então teremos:

? X 4= 24

Aplicando as relações inversas entre multiplicação e divisão, pensando que foram organizados grupos com 4 cadeiras podemos fazer:

24 / 4 = 6

 Interessante nesta questão é chamar a atenção para o fato de que: 4 x 6 ou 6 x 4 fornecem o mesmo resultado. Ou seja, a quantidade de cadeiras continua a mesma. Apenas o significado envolvido em cada caso é alterado.

 Na primeira questão temos 4 mesas com 6 cadeiras cada uma. Na segunda são 6 mesas com 4 cadeiras cada uma. A forma de organização é que mudou.

2 - O pai de Amanda está realizando o conserto de alguns móveis que estão com problemas na casa deles. Para cada porta de armário que ele precisa arrumar, são necessários 4 parafusos. Antes de comprar, ele contou os que tinha em casa e descobriu que tinha metade do total de parafusos que irá precisar. Se ele tinha 16 parafusos em casa, quantas portas de armário ele tem que consertar na casa de Amanda?

 Primeiro precisamos saber quantos parafusos serão necessários. Se ele tinha em casa a metade dos parafusos necessários (16 parafusos), a quantidade necessária é 2 x 16 = 32.  

Agora podemos pensar da seguinte forma: São necessários 4 parafusos para cada porta que precisa ser consertada. E o total necessário é 32. Então:

4 x ? = 32

Assim como na questão anterior podemos resolver utilizando a multiplicação ou a relação inversa entre multiplicação e divisão. Nesta última opção temos o seguinte:

32 / 4 = 8

3 - [Desafio] A professora de João está organizando um passeio ao zoológico com a turma. Para o lanche, as crianças levarão algo que será compartilhado com todos os alunos em um lanche coletivo. Agora precisam combinar o que cada um levará. Vamos ajudar?

a - Eles precisam de 18 litros de refrigerante. Quantos alunos devem levar refrigerante, se foi combinado que só poderão levar garrafas de 2 litros?

Para saber quantas crianças devem levar uma garrafa de 2 litros, precisamos saber quantas garrafas de 2 litros são necessárias para termos um total de 18 litros. Se cada garrafa tem 2 litros, podemos pensar:

? X 2 litros  = 18 litros

Aplicando as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero, se dividirmos o total de litros necessários, pela capacidade de cada garrafa, saberemos quantas são necessárias para termos 18 litros.

18 / 2 litros = 9 litros

Portanto 9 crianças devem levar refrigerante.

b- Quem não levar refrigerante, levará algo para comer e pode escolher o quiser levar. Mas deve levar, duas unidades para cada aluno da turma. Por exemplo, se for levar balas, deve levar duas para cada um. Se for levar salgados, deve levar dois para cada um. Fazendo os cálculos os alunos concluíram que então devem levar 60 unidades do prato que escolherem. Quantos alunos levarão comida?

Levará comida, quem não levar o refrigerante. Para saber quantos são, primeiro precisamos saber quantos alunos tem a turma. Podemos pensar que cada aluno deve levar 2 unidades do lanche que escolher para cada um dos seus colegas da turma. Então, se o total de unidades que devem levar é 60, temos a seguinte situação:

2 X ? = 60

 Pensando de forma inversa, temos que:

60 / 2 = 30

Se na turma de João as crianças são 30 colegas, e 9 levarão refrigerante, então 21 alunos levarão comida pois:

30 - 9 = 21.

ATIVIDADE 4ª ANO 01/09

 





Assista ao vídeo explicativo:

https://youtu.be/_asCVKbKVjU  

Copie em seu caderno para não esquecer:

Nessas expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações

Se houver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves) devemos proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada

EXEMPLOS
1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[9+1]=
=15+10=
=25

2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
= 50-{40-3x[5-3]}=
= 50-{40-3x2}=
= 50-{40-6}=
= 50-34=
=16

 

Vamos exercitar?


1) Calcule as expressões

a) 3 x 75 + 3 x 25 = 
b) 5 x 97 + 5 x 3 = 
c) 4 x 101 + 4 x 99 = 
d) 20 x 47 + 80 x 47 = 
e) 12 + 16 : 8 x 3 - 5 = 
f) 100 – 6 x 7 + 8 : 2 = 
g) 64 : 8 + 5 x 5 - 3 = 
h) 1 + 3 + 5 x 7 – 9 : 3 = 

 

2) Calcule o valor das expressões

a) (13 + 2) x 3 + 5 = 
b)(7 + 2) x (3 - 1) = 
c)(4 + 2 x 5) - 3 =  
d) 20 - (15 + 6 : 3) = 
e)15 + [6 + (8 – 4 : 2)] = 
f)40 - [3 + (10 - 2) :2] = 
g)[30 + 2 x(5 - 3)] x 2 - 10 = 
h) 10 + [4 + (7 x 3 + 1)] -3 = 

 

GABARITO 6ª ANO 25/08

 Segue o gabarito de Matemática do dia 25/08/2020.



GABARITO FRAÇÕES:









ATIVIDADE 3ª ANO 01/09

 

ATIVIDADE 01/09:




ATIVIDADE 4ª ANO CARIOCA 01/09

 


ATIVIDADE 5ª ANO 01/09

 


Apostila págs: 116 e 117



REFORÇO 3ª E 4ª ANO CARIOCA 01/09

 Atividades do reforço escolar para o 3 e 4 Ano Carioca. Dia 01/09.

Respostas:
1) 250 laranjas
2) 60 balas
3) 35 reais
4) 146 saquinhos
5) 11 jogos



REFORÇO 1ª E 2ª ANO 01/09

 Atividades para o reforço escolar do 1 e 2 Ano. Dia 01/09

Respostas:
1) 6,1,8
2) 5,3,1
3) 4,1,7,8,5,2



ATIVIDADE 1ª ANO 01/09

 





Atividades 1o. Ano

Dia 01/09, terça-feira


Cantigas de roda do Folclore Brasileiro


1- Acesse o link e aprenda um pouco mais sobre o nosso Folclore.

👇🏼

https://is.gd/cantigas


2- Realize as atividades propostas no material de apoio anexo.





Boa aula! 

Bom dia!😍

GABARITO 5ª ANO 25/08

 

Propriedades da multiplicação

                      Gabarito

1)                  Complete as lacunas. Depois, indique a propriedade que foi usada em cada uma delas.

 

a)      15 x _5___ = 75   5x 15= __75___

 

Propriedade: Comutativa

 

b)      201 x 1= 201

 

Propriedade : _Elemento neutro

 

c)      10 x (5 + 3) = 10 x 5 + 10 x 3= 80

 

Propriedade : Asssociativa

 

d)      18 x(3 x 2 )= ( __18__ x _3___) x 2 = ___108__

 

Propriedade: Distributiva

 

2)                  Efetue as divisões , destaque  o quociente e o resto e coloque- os nos espaços abaixo:

a)      582 : 12= _48                          b) 666 : 18= __37            c) 398 : 15 = 26_

 

Q= 48                                    Q= 37                              Q= 26__

R= 6                                         R= 0                                 R=__8

 

GABARITO 2ª ANO 25/08

 ▪️ GABARITO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DO DIA 25/08/2020





ATIVIDADE 2ª ANO 01/09

 ▪️ ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DO DIA 01/09/2020.

APOSTILA PÁGINAS 131 E 132.











⚠️ SEGUE MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR DA SME. SEMANA 31/08

✏️ NÃO PRECISA IMPRIMIR.

✏️ REALIZE UMA ATIVIDADE POR DIA COMO REFORÇO ESCOLAR

https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca2020#/home

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ATIVIDADE 4ª ANO 31/08

 

ACESSO AO VÍDEO: https://youtu.be/m7CFnFr7oIg

MATERIAL COMPLEMENTAR: https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca2020#/home

GABARITO 5ª ANO 24/08

 









ATIVIDADE 3ª ANO 31/08

Apostila, páginas 126,

127 e 128 (ortografia).


Produção textual:

.

.

Ler o texto “ Meu Amigo “ e após leitura, descrever o seu animalzinho de estimação ou de um amigo ou parente. Invente um título bem interessante e não esqueça dos parágrafos.

Capriche na letrinha. Se quiser ilustre o animal de estimação.👍🏻😃



 

GABARITO 6ª ANO 24/08

 


Encerramento das postagens.