quarta-feira, 2 de setembro de 2020
EDUCAÇÃO FÍSICA 02/09
PROFESSORA SIRLENY:
Trabalhando com materiais reciclados, além da precisão, raciocínio lógico.
PROFESSORA SIMONE:
PROFESSORA DANIELE:
PROFESSOR SÉRGIO:
terça-feira, 1 de setembro de 2020
ATIVIDADE 6ª ANO 01/09
Copiar e realizar em seu caderno de matemática:
Material didático carioca página: 133.
Um 💋 da professora Carla.
GABARITO 4ª ANO 25/08
CORREÇÃO DO DIA 25 DE AGOSTO
1)
Descreva, quando existir, as operações e ações inversas às indicadas
abaixo:
a)
Abrir a janela- Fechar a
janela
b)
segurar a bola- Largar a bola
c)
adicionar 20- Retirar 20
d)
multiplicar por 4- Dividir por 4
e)
20 + 6 = 26 20 – 6 = 14
2)
Na cantina da Tia Carmem uma ficha rosa vale 2 salgadinhos e 1
refrigerante. Quantos salgadinhos e refrigerantes Mariana pode adquirir com 4
fichas rosa?
4 X 2 =
8 4 X 1 = 4
Mariana
pode comprar 8 salgadinhos e 4 refrigerantes.
3 - O irmão de Carolina está
voltando de viagem e ela quer organizar uma pequena festa de boas vindas. Ela
está confusa sobre como pode organizar as cadeiras. Vamos ajudá-la?
a) Para organizar 6 cadeiras por
mesa, quantas mesas serão necessárias se serão convidadas 24 pessoas para a
festa?
Uma
maneira de solucionar é pensar que Carolina fará grupos de 6 cadeiras por mesa.
Então:
? X 6 = 24
Podemos
resolver pensando que Carolina organizará os grupos um de cada vez,
posicionando as cadeiras de seis em seis, para depois verificar quantos grupos
podem ser formados.
Isso pode ser feito da seguinte maneira.
1 mesa ⇒ 1 x 6 = 6
2 mesas ⇒
2 x 6 = 12
3 mesas ⇒ 3 x 6 = 18
4 mesas ⇒ 4 x 6 = 24
Essa
separação também pode utilizar o pensamento inverso, retirando as cadeiras do
total para montar cada grupo.
24
cadeiras - 6 cadeiras para a 1ª mesa = 18 cadeiras
18
cadeiras - 6 cadeiras para a 2 ª mesa = 12 cadeiras
12
cadeiras - 6 cadeiras para a 3 ª mesa = 6 cadeiras
6 cadeiras - 6 cadeiras para a 4 ª mesa = 00
cadeiras.
Assim estaríamos verificando quantos grupos de
seis cadeiras podem ser formados com as 24 cadeiras disponíveis.
Para isso também podemos utilizar as relações
inversas entre multiplicação e divisão fazendo:
24 / 6 = 4
b) E se forem colocadas 4 cadeiras
por mesa, quantas mesas Carolina precisará?
Neste caso
podemos utilizar as mesmas estratégias de solução da questão anterior. Porém
agora, faremos grupos com uma quantidade menor de cadeiras. Então teremos:
? X 4= 24
Aplicando
as relações inversas entre multiplicação e divisão, pensando que foram
organizados grupos com 4 cadeiras podemos fazer:
24 / 4 = 6
Interessante nesta questão é chamar a atenção
para o fato de que: 4 x 6 ou 6 x 4 fornecem o mesmo resultado. Ou seja, a
quantidade de cadeiras continua a mesma. Apenas o significado envolvido em cada
caso é alterado.
Na primeira
questão temos 4 mesas com 6 cadeiras cada uma. Na segunda são 6 mesas com 4
cadeiras cada uma. A forma de organização é que mudou.
2 - O pai de Amanda está
realizando o conserto de alguns móveis que estão com problemas na casa deles.
Para cada porta de armário que ele precisa arrumar, são necessários 4
parafusos. Antes de comprar, ele contou os que tinha em casa e descobriu que
tinha metade do total de parafusos que irá precisar. Se ele tinha 16 parafusos
em casa, quantas portas de armário ele tem que consertar na casa de Amanda?
Primeiro precisamos
saber quantos parafusos serão necessários. Se ele tinha em casa a metade dos
parafusos necessários (16 parafusos), a quantidade necessária é 2 x 16 = 32.
Agora
podemos pensar da seguinte forma: São necessários 4 parafusos para cada porta
que precisa ser consertada. E o total necessário é 32. Então:
4 x ? = 32
Assim como
na questão anterior podemos resolver utilizando a multiplicação ou a relação
inversa entre multiplicação e divisão. Nesta última opção temos o seguinte:
32 / 4 = 8
3 - [Desafio] A professora de João
está organizando um passeio ao zoológico com a turma. Para o lanche, as
crianças levarão algo que será compartilhado com todos os alunos em um lanche
coletivo. Agora precisam combinar o que cada um levará. Vamos ajudar?
a - Eles precisam de 18 litros de
refrigerante. Quantos alunos devem levar refrigerante, se foi combinado que só
poderão levar garrafas de 2 litros?
Para saber
quantas crianças devem levar uma garrafa de 2 litros, precisamos saber quantas
garrafas de 2 litros são necessárias para termos um total de 18 litros. Se cada
garrafa tem 2 litros, podemos pensar:
? X 2 litros = 18 litros
Aplicando
as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero, se
dividirmos o total de litros necessários, pela capacidade de cada garrafa,
saberemos quantas são necessárias para termos 18 litros.
18 / 2 litros = 9 litros
Portanto 9
crianças devem levar refrigerante.
b- Quem não levar refrigerante,
levará algo para comer e pode escolher o quiser levar. Mas deve levar, duas
unidades para cada aluno da turma. Por exemplo, se for levar balas, deve levar
duas para cada um. Se for levar salgados, deve levar dois para cada um. Fazendo
os cálculos os alunos concluíram que então devem levar 60 unidades do prato que
escolherem. Quantos alunos levarão comida?
Levará
comida, quem não levar o refrigerante. Para saber quantos são, primeiro
precisamos saber quantos alunos tem a turma. Podemos pensar que cada aluno deve
levar 2 unidades do lanche que escolher para cada um dos seus colegas da turma.
Então, se o total de unidades que devem levar é 60, temos a seguinte situação:
2 X ? = 60
Pensando de forma inversa, temos que:
60 / 2 = 30
Se na
turma de João as crianças são 30 colegas, e 9 levarão refrigerante, então 21
alunos levarão comida pois:
30 - 9 = 21.
ATIVIDADE 4ª ANO 01/09
Assista ao vídeo explicativo:
Copie em seu caderno para não
esquecer:
Nessas
expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações
Se houver sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves) devemos
proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parênteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes seguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS
1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[9+1]=
=15+10=
=25
2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
= 50-{40-3x[5-3]}=
= 50-{40-3x2}=
= 50-{40-6}=
= 50-34=
=16
Vamos exercitar?
1) Calcule as expressões
a) 3 x 75 + 3 x 25 =
b) 5 x 97 + 5 x 3 =
c) 4 x 101 + 4 x 99 =
d) 20 x 47 + 80 x 47 =
e) 12 + 16 : 8 x 3 - 5 =
f) 100 – 6 x 7 + 8 : 2 =
g) 64 : 8 + 5 x 5 - 3 =
h) 1 + 3 + 5 x 7 – 9 : 3 =
2) Calcule o
valor das expressões
a) (13 + 2) x 3 + 5 =
b)(7 + 2) x (3 - 1) =
c)(4 + 2 x 5) - 3 =
d) 20 - (15 + 6 : 3) =
e)15 + [6 + (8 – 4 : 2)] =
f)40 - [3 + (10 - 2) :2] =
g)[30 + 2 x(5 - 3)] x 2 - 10 =
h) 10 + [4 + (7 x 3 + 1)] -3 =
REFORÇO 3ª E 4ª ANO CARIOCA 01/09
Atividades do reforço escolar para o 3 e 4 Ano Carioca. Dia 01/09.
ATIVIDADE 1ª ANO 01/09
Atividades 1o. Ano
Dia 01/09, terça-feira
Cantigas de roda do Folclore Brasileiro
1- Acesse o link e aprenda um pouco mais sobre o nosso Folclore.
👇🏼
2- Realize as atividades propostas no material de apoio anexo.
Boa aula!
Bom dia!😍
GABARITO 5ª ANO 25/08
Propriedades da multiplicação
Gabarito
1)
Complete
as lacunas. Depois, indique a propriedade que foi usada em cada uma delas.
a) 15 x _5___
= 75 5x 15=
__75___
Propriedade: Comutativa
b) 201 x 1=
201
Propriedade : _Elemento neutro
c) 10 x (5 + 3) = 10 x 5 + 10 x 3= 80
Propriedade : Asssociativa
d) 18 x(3 x 2 )= ( __18__ x _3___) x 2 = ___108__
Propriedade: Distributiva
2)
Efetue
as divisões , destaque o quociente e o
resto e coloque- os nos espaços abaixo:
a) 582 : 12= _48 b) 666 : 18= __37 c)
398 : 15 = 26_
Q= 48 Q= 37 Q= 26__
R= 6 R= 0 R=__8
ATIVIDADE 2ª ANO 01/09
▪️ ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DO DIA 01/09/2020.
APOSTILA PÁGINAS 131 E 132.
⚠️ SEGUE MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR DA SME. SEMANA 31/08
✏️ NÃO PRECISA IMPRIMIR.
✏️ REALIZE UMA ATIVIDADE POR DIA COMO REFORÇO ESCOLAR
https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca2020#/home
segunda-feira, 31 de agosto de 2020
ATIVIDADE 4ª ANO 31/08
ACESSO AO VÍDEO: https://youtu.be/m7CFnFr7oIg
MATERIAL COMPLEMENTAR: https://pwa.fabricadeaplicativos.com.br/smecarioca2020#/home
ATIVIDADE 3ª ANO 31/08
Apostila, páginas 126,
127 e 128 (ortografia).
Produção
textual:
.
.
Ler o texto
“ Meu Amigo “ e após leitura, descrever o seu animalzinho de estimação ou de um
amigo ou parente. Invente um título bem interessante e não esqueça dos
parágrafos.
Capriche na letrinha. Se quiser ilustre o animal de estimação.👍🏻😃
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Esta semana teremos mais um pouco de Gramática. Vamos trabalhar acentuação gráfica. Assistir o vídeo Depois copiar e realizar as atividades...
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Gabarito de Matemática do dia 16/ 03 /2021. Agora complete retas numéricas a) Intervalo de 5: 0,5,10, 15, 20, 25, 30,35. b) Intervalo d...
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MATEMÁTICA NÃO PODEMOS FICAR PERDIDOS!! VAMOS NOS LOCALIZAR!! 1) apostila página 98,99,100,101 E 102 ...