CORREÇÃO DO DIA 25 DE AGOSTO
1)
Descreva, quando existir, as operações e ações inversas às indicadas
abaixo:
a)
Abrir a janela- Fechar a
janela
b)
segurar a bola- Largar a bola
c)
adicionar 20- Retirar 20
d)
multiplicar por 4- Dividir por 4
e)
20 + 6 = 26 20 – 6 = 14
2)
Na cantina da Tia Carmem uma ficha rosa vale 2 salgadinhos e 1
refrigerante. Quantos salgadinhos e refrigerantes Mariana pode adquirir com 4
fichas rosa?
4 X 2 =
8 4 X 1 = 4
Mariana
pode comprar 8 salgadinhos e 4 refrigerantes.
3 - O irmão de Carolina está
voltando de viagem e ela quer organizar uma pequena festa de boas vindas. Ela
está confusa sobre como pode organizar as cadeiras. Vamos ajudá-la?
a) Para organizar 6 cadeiras por
mesa, quantas mesas serão necessárias se serão convidadas 24 pessoas para a
festa?
Uma
maneira de solucionar é pensar que Carolina fará grupos de 6 cadeiras por mesa.
Então:
? X 6 = 24
Podemos
resolver pensando que Carolina organizará os grupos um de cada vez,
posicionando as cadeiras de seis em seis, para depois verificar quantos grupos
podem ser formados.
Isso pode ser feito da seguinte maneira.
1 mesa ⇒ 1 x 6 = 6
2 mesas ⇒
2 x 6 = 12
3 mesas ⇒ 3 x 6 = 18
4 mesas ⇒ 4 x 6 = 24
Essa
separação também pode utilizar o pensamento inverso, retirando as cadeiras do
total para montar cada grupo.
24
cadeiras - 6 cadeiras para a 1ª mesa = 18 cadeiras
18
cadeiras - 6 cadeiras para a 2 ª mesa = 12 cadeiras
12
cadeiras - 6 cadeiras para a 3 ª mesa = 6 cadeiras
6 cadeiras - 6 cadeiras para a 4 ª mesa = 00
cadeiras.
Assim estaríamos verificando quantos grupos de
seis cadeiras podem ser formados com as 24 cadeiras disponíveis.
Para isso também podemos utilizar as relações
inversas entre multiplicação e divisão fazendo:
24 / 6 = 4
b) E se forem colocadas 4 cadeiras
por mesa, quantas mesas Carolina precisará?
Neste caso
podemos utilizar as mesmas estratégias de solução da questão anterior. Porém
agora, faremos grupos com uma quantidade menor de cadeiras. Então teremos:
? X 4= 24
Aplicando
as relações inversas entre multiplicação e divisão, pensando que foram
organizados grupos com 4 cadeiras podemos fazer:
24 / 4 = 6
Interessante nesta questão é chamar a atenção
para o fato de que: 4 x 6 ou 6 x 4 fornecem o mesmo resultado. Ou seja, a
quantidade de cadeiras continua a mesma. Apenas o significado envolvido em cada
caso é alterado.
Na primeira
questão temos 4 mesas com 6 cadeiras cada uma. Na segunda são 6 mesas com 4
cadeiras cada uma. A forma de organização é que mudou.
2 - O pai de Amanda está
realizando o conserto de alguns móveis que estão com problemas na casa deles.
Para cada porta de armário que ele precisa arrumar, são necessários 4
parafusos. Antes de comprar, ele contou os que tinha em casa e descobriu que
tinha metade do total de parafusos que irá precisar. Se ele tinha 16 parafusos
em casa, quantas portas de armário ele tem que consertar na casa de Amanda?
Primeiro precisamos
saber quantos parafusos serão necessários. Se ele tinha em casa a metade dos
parafusos necessários (16 parafusos), a quantidade necessária é 2 x 16 = 32.
Agora
podemos pensar da seguinte forma: São necessários 4 parafusos para cada porta
que precisa ser consertada. E o total necessário é 32. Então:
4 x ? = 32
Assim como
na questão anterior podemos resolver utilizando a multiplicação ou a relação
inversa entre multiplicação e divisão. Nesta última opção temos o seguinte:
32 / 4 = 8
3 - [Desafio] A professora de João
está organizando um passeio ao zoológico com a turma. Para o lanche, as
crianças levarão algo que será compartilhado com todos os alunos em um lanche
coletivo. Agora precisam combinar o que cada um levará. Vamos ajudar?
a - Eles precisam de 18 litros de
refrigerante. Quantos alunos devem levar refrigerante, se foi combinado que só
poderão levar garrafas de 2 litros?
Para saber
quantas crianças devem levar uma garrafa de 2 litros, precisamos saber quantas
garrafas de 2 litros são necessárias para termos um total de 18 litros. Se cada
garrafa tem 2 litros, podemos pensar:
? X 2 litros = 18 litros
Aplicando
as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero, se
dividirmos o total de litros necessários, pela capacidade de cada garrafa,
saberemos quantas são necessárias para termos 18 litros.
18 / 2 litros = 9 litros
Portanto 9
crianças devem levar refrigerante.
b- Quem não levar refrigerante,
levará algo para comer e pode escolher o quiser levar. Mas deve levar, duas
unidades para cada aluno da turma. Por exemplo, se for levar balas, deve levar
duas para cada um. Se for levar salgados, deve levar dois para cada um. Fazendo
os cálculos os alunos concluíram que então devem levar 60 unidades do prato que
escolherem. Quantos alunos levarão comida?
Levará
comida, quem não levar o refrigerante. Para saber quantos são, primeiro
precisamos saber quantos alunos tem a turma. Podemos pensar que cada aluno deve
levar 2 unidades do lanche que escolher para cada um dos seus colegas da turma.
Então, se o total de unidades que devem levar é 60, temos a seguinte situação:
2 X ? = 60
Pensando de forma inversa, temos que:
60 / 2 = 30
Se na
turma de João as crianças são 30 colegas, e 9 levarão refrigerante, então 21
alunos levarão comida pois:
30 - 9 = 21.
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