terça-feira, 1 de setembro de 2020

GABARITO 4ª ANO 25/08

 

CORREÇÃO DO DIA 25 DE AGOSTO

1)  Descreva, quando existir, as operações e ações inversas às indicadas abaixo:

a)      Abrir a janela-  Fechar a janela

b)      segurar a bola- Largar a bola

c)      adicionar 20- Retirar 20

d)      multiplicar por 4- Dividir por 4

e)      20 + 6 = 26    20 – 6 = 14

2)  Na cantina da Tia Carmem uma ficha rosa vale 2 salgadinhos e 1 refrigerante. Quantos salgadinhos e refrigerantes Mariana pode adquirir com 4 fichas rosa?

4 X 2 = 8                    4 X 1 = 4

Mariana pode comprar 8 salgadinhos e 4 refrigerantes.

 

3 - O irmão de Carolina está voltando de viagem e ela quer organizar uma pequena festa de boas vindas. Ela está confusa sobre como pode organizar as cadeiras. Vamos ajudá-la?

a) Para organizar 6 cadeiras por mesa, quantas mesas serão necessárias se serão convidadas 24 pessoas para a festa?

Uma maneira de solucionar é pensar que Carolina fará grupos de 6 cadeiras por mesa.

Então:   

? X 6 = 24

Podemos resolver pensando que Carolina organizará os grupos um de cada vez, posicionando as cadeiras de seis em seis, para depois verificar quantos grupos podem ser formados.

 Isso pode ser feito da seguinte maneira.

1 mesa 1 x 6 = 6

 2 mesas 2 x 6 = 12

3 mesas 3 x 6 = 18

4 mesas 4 x 6 = 24

Essa separação também pode utilizar o pensamento inverso, retirando as cadeiras do total para montar cada grupo.

24 cadeiras - 6 cadeiras para a 1ª mesa = 18 cadeiras

18 cadeiras - 6 cadeiras para a 2 ª mesa = 12 cadeiras

12 cadeiras - 6 cadeiras para a 3 ª mesa = 6 cadeiras

 6 cadeiras - 6 cadeiras para a 4 ª mesa = 00 cadeiras.

 Assim estaríamos verificando quantos grupos de seis cadeiras podem ser formados com as 24 cadeiras disponíveis.

 Para isso também podemos utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão fazendo:

24 / 6 = 4

b) E se forem colocadas 4 cadeiras por mesa, quantas mesas Carolina precisará?

Neste caso podemos utilizar as mesmas estratégias de solução da questão anterior. Porém agora, faremos grupos com uma quantidade menor de cadeiras. Então teremos:

? X 4= 24

Aplicando as relações inversas entre multiplicação e divisão, pensando que foram organizados grupos com 4 cadeiras podemos fazer:

24 / 4 = 6

 Interessante nesta questão é chamar a atenção para o fato de que: 4 x 6 ou 6 x 4 fornecem o mesmo resultado. Ou seja, a quantidade de cadeiras continua a mesma. Apenas o significado envolvido em cada caso é alterado.

 Na primeira questão temos 4 mesas com 6 cadeiras cada uma. Na segunda são 6 mesas com 4 cadeiras cada uma. A forma de organização é que mudou.

2 - O pai de Amanda está realizando o conserto de alguns móveis que estão com problemas na casa deles. Para cada porta de armário que ele precisa arrumar, são necessários 4 parafusos. Antes de comprar, ele contou os que tinha em casa e descobriu que tinha metade do total de parafusos que irá precisar. Se ele tinha 16 parafusos em casa, quantas portas de armário ele tem que consertar na casa de Amanda?

 Primeiro precisamos saber quantos parafusos serão necessários. Se ele tinha em casa a metade dos parafusos necessários (16 parafusos), a quantidade necessária é 2 x 16 = 32.  

Agora podemos pensar da seguinte forma: São necessários 4 parafusos para cada porta que precisa ser consertada. E o total necessário é 32. Então:

4 x ? = 32

Assim como na questão anterior podemos resolver utilizando a multiplicação ou a relação inversa entre multiplicação e divisão. Nesta última opção temos o seguinte:

32 / 4 = 8

3 - [Desafio] A professora de João está organizando um passeio ao zoológico com a turma. Para o lanche, as crianças levarão algo que será compartilhado com todos os alunos em um lanche coletivo. Agora precisam combinar o que cada um levará. Vamos ajudar?

a - Eles precisam de 18 litros de refrigerante. Quantos alunos devem levar refrigerante, se foi combinado que só poderão levar garrafas de 2 litros?

Para saber quantas crianças devem levar uma garrafa de 2 litros, precisamos saber quantas garrafas de 2 litros são necessárias para termos um total de 18 litros. Se cada garrafa tem 2 litros, podemos pensar:

? X 2 litros  = 18 litros

Aplicando as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero, se dividirmos o total de litros necessários, pela capacidade de cada garrafa, saberemos quantas são necessárias para termos 18 litros.

18 / 2 litros = 9 litros

Portanto 9 crianças devem levar refrigerante.

b- Quem não levar refrigerante, levará algo para comer e pode escolher o quiser levar. Mas deve levar, duas unidades para cada aluno da turma. Por exemplo, se for levar balas, deve levar duas para cada um. Se for levar salgados, deve levar dois para cada um. Fazendo os cálculos os alunos concluíram que então devem levar 60 unidades do prato que escolherem. Quantos alunos levarão comida?

Levará comida, quem não levar o refrigerante. Para saber quantos são, primeiro precisamos saber quantos alunos tem a turma. Podemos pensar que cada aluno deve levar 2 unidades do lanche que escolher para cada um dos seus colegas da turma. Então, se o total de unidades que devem levar é 60, temos a seguinte situação:

2 X ? = 60

 Pensando de forma inversa, temos que:

60 / 2 = 30

Se na turma de João as crianças são 30 colegas, e 9 levarão refrigerante, então 21 alunos levarão comida pois:

30 - 9 = 21.

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