segunda-feira, 5 de outubro de 2020

6º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 05/10

 O dia das crianças está chegando!

Vamos assistir este lindo poema!👇🏾


Agora , o desafio é seu!
Copiar e realizar a atividade em seu caderno de Língua Portuguesa.👇🏾

 

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO.

ESCOLA MUNICIPAL Maria Florinda Paiva da Cruz.

 

DATA: ____/____/2020        PROFESSOR(A): ____________________    TURMA: ______ 

ALUNO (A): __________________________________________________________                        

 

Mais uma semana começando! Vamos continuar firmes nos estudos!

Copiar e responder as atividades em seu caderno de Língua Portuguesa.

Texto: Poema

Identidade

Ás vezes nem eu mesmo

sei quem eu sou.

Ás vezes sou

“o meu queridinho”,

às vezes sou

“moleque malcriado”.

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

sou mosca também,

que voa e se esconde

de medo e vergonha.

Ás vezes sou Hércules,

Sansão vencedor,

peito de aço,

goleador!

 

 

 

Mas o que importa

o que pensam de mim?

eu sou quem sou,

eu sou eu,

sou assim,

                                              sou menino.                                            

                       Pedro Bandeira. São Paulo, 2009.

 

  Conversando sobre o texto...

1)      Quantas linhas há no poema Identidade?

 

2)      Quantos versos formam o poema Identidade? E quantas estrofes?

 

3)      Qual é o nome do autor do poema?

 

4)      Pedro Bandeira é um autor adulto. Mas a voz que fala  no poema  não é de um adulto. Considerando essa afirmação, responda: A quem podemos atribuir a fala do texto? Qual verso traz essa indicação?

 

5)      Em que situação o eu lírico é considerado moleque malcriado?

 

6)      O menino fala que é herói, caubói e mosca. Essas identidades fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê?

 

7)      Podemos dizer que essas palavras estão relacionadas à identidade dele? Por quê?

 

8)        Você sabe quem foram Hércules e Sansão? Conhecer esses personagens é importante para compreender melhor o texto. Pesquise ou leia um pouco sobre eles.

 

9)      Agora, responda: Por que o menino se compara a Hércules e Sansão?

 

10)   Você gostou do poema Identidade? Que sentimentos ele despertou em você?

 

11)  O menino fala que é rei, herói, caubói e mosca. Você atribuiria alguma dessas identidades a si mesmo?

 

12)  Escreva três adjetivos que caracterizem como você se vê.

Um 💋 da professora Carla.


REFORÇO ESCOLAR - 05/10

 1º E 2º ANO


3º E 4º ANO CARIOCA



ALUNOS INCLUÍDOS - ATIVIDADES DA SEMANA DE 05 A 9 /10

 









sexta-feira, 2 de outubro de 2020

REFORÇO ESCOLAR - 02/10

 1º E 2º ANO


3º E 4º ANO CARIOCA




3º ANO - ATIVIDADES - 02/10

 








1º ANO - ATIVIDADES - 02/10

 




https://is.gd/primaveraclassica

2º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 02/10

 ▪️ GABARITO DAS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA DO DIA 25/09/2020



▪️ ATIVIDADES DE GEOGRAFIA E DE HISTÓRIA DO DIA 02/10/2020:

LUGARES DE VIVÊNCIA





5º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 02/10

 Apostila, páginas 275 a 280











Caderno de Complementação: https://pwa.app.vc/smecarioca2020
Semana 22/06, páginas 18 e 19.
Semana 31/08, página 07.
E questionário sobre o caderno de complementação.

Exercício da Apostila, páginas 275 a 280.

Exercício do Caderno de Complementação, Semana 22/06.

Página 18.

1) Qual a diferença entre a CIDADE do Rio de Janeiro e o ESTADO?

2) Quem são os governantes de uma cidade e do Estado?

3) Sabemos que a nossa cidade foi fundada por Estácio de Sá, no ano de 1565. Como ele está sendo homenageado?

4) Este ano, a nossa cidade completou quantos anos?

 

Página 19.

1) Responda de acordo com a divisão do território brasileiro desde a sua fundação:

a) Período colonial: _______________     __________________.

b) Despois das capitanias: ______________________.

c) Substituição das províncias: _________________________.

 

2) Você sabe o que foi a Proclamação da República? Pesquise e responda as perguntas abaixo:

a) A data da Proclamação da República é:

(     ) 07 de setembro de 1888.

(     ) 12 de outubro de 1882.

(     ) 15 de novembro de 1889.

(     ) 25 de dezembro de 1808.

 

b) Quem proclamou a República foi:

(     ) Pedro Álvares Cabral.

(     ) Dom Pedro II.

(     ) Marechal Deodoro da Fonseca.

(     ) Mem de Sá.

 

c) Onde foi proclamada a República do Brasil?

(     ) São Paulo.

(     ) Rio de Janeiro.

(     ) Minas Gerais.  

(    ) Brasilia.

 

d) Os motivos que levaram a proclamação da República foram:

(    ) Acabar com a Monarquia vigente no país e implantar uma República Federativa e Presidencialista.

 

(     ) Reforçar a monarquia com D. Pedro II.

 

 

e) A capital da província (hoje Estado) era:

(     ) Macaé. 

(    ) São João de Meriti.

(     ) Niterói.

(     ) Nova Iguaçu.

 

f) A capital do Brasil, na época da província era:

(     ) a cidade do Rio de Janeiro.

(     ) a cidade de São Paulo.

(    ) a cidade de Brasília.

(     ) a cidade de Salvador.

 

g) A cidade do Rio de Janeiro só deixou de ser capital do Brasil em que ano?

(     ) 1990.

(     ) 1960.

(     ) 1970.

(     ) 1980.

 

h) Hoje, a capital do Brasil está localizada em que cidade?

(     ) Brasília.

(    ) São Paulo.

(     ) Recife. 

(     ) Fortaleza.

 

3) Após a leitura da sessão “Para Refletir”, página 19, marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(  1  ) Fortaleza de São João

(    ) Indígenas nativos.

(  2 ) Povo que habitava o Rio de Janeiro, na época da fundação

 

(    ) Japoneses, italianos, alemães, etc.

( 3 ) Diversidade cultural brasileira

(     ) Onde Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. Está localizada no bairro da Urca.

 

( 4 ) Imigrantes

(    ) Povos indígenas, africanos escravizados e colonizadores europeus.

 

( 5 ) Idade da cidade do Rio de Janeiro

(    ) 455 anos.

 

4) Abaixo você tem a bandeiras do estado do Rio de Janeiro e sua história.

 

 

BANDEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SIMBOLISMO

Historicamente, o azul e o branco presentes na bandeira simbolizam a origem portuguesa da cidade, pois são as cores tradicionais da monarquia de Portugal, usadas desde 1097 na criação do Condado Portucalense. Apenas após a proclamação da República Portuguesa foi que o estado mudou as cores da sua bandeira.

Há outra interpretação para as cores da bandeira do Rio de Janeiro, a significação heráldica. O branco é a convenção da prata, que tradicionalmente simboliza inocência, pureza, beleza, castidade, esperança e paz. O azul simboliza justiça, lealdade, saber, perseverança e vigilância.

O brasão centralizado na bandeira possui o formato oval, simbolizando os anseios cristãos. É dividido em três seções. A primeira ocupa a parte superior, na cor azul, com a silhueta da Serra dos Órgãos, em destaque o Pico de Deus. A segunda seção ocupa um quarto do escudo e possui a cor verde, que representa a Baixada Fluminense. A terceira seção ocupa a parte inferior e possui a cor azul, simbolizando o mar do Rio de Janeiro.

No centro do brasão está uma águia em posição de voo, simbolizando o poder e a força do governo justo e honesto. A águia segura um escudo redondo azul com faixas na cor prata. Dentro da faixa que corta o escudo está escrito “9 de abril de 1892”, data da promulgação da primeira Constituição do estado. Em 1992 foi adicionado à bandeira o lema escrito em latim “Recte Rempublicam Gerere”, que significa “gerir a coisa pública com retidão”.

O escudo é circundado por um cordão cor de ouro representando a união do povo fluminense. Acima do escudo, centralizada, está a estrela Delta, de cor prata, que representa o Estado do Rio de Janeiro na bandeira do Brasil. À esquerda e à direita do escudo estão dispostos, respectivamente, uma haste de cana e um ramo de cafeeiro, simbolizando os principais produtos da terra. Os ramos são unidos por uma faixa cor de prata que os envolve, e nessa faixa está escrito “Estado do Rio de Janeiro”.

a) O que representam as cores azul e branco, de acordo com a significação heráldica?

b) Qual o formato do brasão? E ele é circundado com o que? O que simboliza?

c) O brasão está dividido em três seções com cores azul e verde.

·         A primeira seção tem a silhueta da _______________________ e destaca o ____________________;

·         A segunda seção representa a _____________________.

·         A terceira seção simboliza o ___________ do Rio de Janeiro.

d) Que animal existe no centro do brasão? E o que simboliza?

e) O que a águia segura? O que está escrito nele? O que significa essa data?

f) A estrela que está acima do brasão é chamada de quê? Qual a cor dela e o que representa?

g)  Que ramo está do lado direito do brasão? E do lado esquerdo? O que eles simbolizam?

h) Os ramos estão unidos por uma faixa de cor prata. O que está escrito nessa faixa?

 

 

 

5) Abaixo você tem a bandeira da cidade do Rio de Janeiro. Assista o vídeo que foi postado no blog e depois responda as questões abaixo.



 



BANDEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

a) O brasão que faz parte da bandeira da cidade do Rio de Janeiro possui algumas figuras que trazem elementos representativos do patrimônio da memória da cidade.um elo do passado. O quadro abaixo ajudará a encontrar o significado de cada figura

cidade marítima – padroeiro da cidade, São Sebastião – regime republicano – lealdade – vitória – força - universo - foi a capital do país

 

A coroa de 5 torres:

Ramo de louro:

Ramo de carvalho:

Golfinhos de prata:

Esfera dourada:

3 setas:

Boina vermelha:

Escudo:






Gabarito Caderno de Complementação, Semana 15/06,

Página 14

Atividades 1

a) Foi a produção açucareira nos engenhos.

b) Foi a mão de obra escrava negra africana.

c) Para os colonizadores portugueses.

Página 15

Resposta Pessoal.

Página 16

Atividades 2

a) A contradição entre o palácio e a sede do engenho e o trabalho escravo realizado pelos negros africanos na produção do açúcar.

b) Resposta pessoal.

 

Gabarito Caderno de Complementação, Semana 13/07

Pagina 18

[ 2 ], [ 2 ], [ 1 ], [ 1 ], [ 1 ], [ 2 ]

 

Gabarito do Questionário

Caderno de Complementação, Semana 15/06, páginas 14 a 16.

1) a) colonial.

b) engenhos.

c) plantio, colheita, corte e transporte.

d) moída, cozida, purificada  - branqueamento e secagem.

2) R: os vales e as encostas entre as montanhas e a praia.

3) R: Tijuca, Laranjeiras, Gávea e Andaraí,

4) R: Açúcar e aguardente.

5) R: Existiam seis engenhos. No Rio de Janeiro, existiam mais de 160 engenhos.

6) R: Fica localizado, hoje, no Parque Laje. O engenho era chamado de Engenho Del Rei. A família que o comprou foi Rodrigo de Freitas Mello.

7) R: Foi vendida para um nobre inglês, chamado de Antonio Martins Lage. Ele contratou um paisagista para projetar um jardim ao estilo europeu, no interior do palácio.

 

8) R: Quem conseguiu comprar de volta foi Henrique Lage, neto de Antonio Martins Lage.  Ele mandou reconstruir todo o projeto do jardim ao estilo italiano, pois era apaixonado por uma cantora lírica italiana.

9) R: funciona um restaurante à beira da piscina muito apreciado entre turistas.

 

Exercício do Caderno de Complementação, Semana 13/07, página 20 .

1) R: Final do século 16 e

2) R: A partir de 1570.

3) R: Morreram em torno de 60 mil índios.

4) R: “O TRÁFICO de pessoas, a ESCRAVIDÃO no Brasil e o RACISMO nos dias atuais”.

 

Exercício do Caderno de Complementação, Semana 10/08, páginas 04 e 05.

1) R: Os bairros da Gamboa, Saúde, Santo Cristo indo até a “Cidade Nova”. Era chamada assim porque a maior parte da população que vivia ali era negra.

2) R: Trabalhavam no porto da cidade.

4) R: Chamada de Pequena África

5) R: O rap, o hip hop e o funk,

6) ( 4 ),  ( 5 ),  ( 2 ),  ( 1 ),  ( 3 ),

 

7) (   HJ  ) Fundou seu próprio grupo e foi o primeiro a sair no carnaval.

(  NS ) Presidente de honra da escola de samba Mangueira.

( NS ) Completou 96 anos, recentemente.

( HJ ) Nasceu em Pernambuco.

( HJ) Morou no Morro da Conceição.

( NS ) Integrou o grupo “A Voz do Morro”.

(  NS ) Nasceu no Rio de Janeiro.

( HJ ) Encontrou um grupo musical no chamado rancho “Dois Ouros”.

 

Segue atividade de Geografia. Caderno de Complementação: 
Semana 18/05, pág. 16 e 17.
Semana 17/08, pág. 07.

1) Qual é a principal zona térmica do Brasil?

R: A Maior parte do Brasil se encontra na Zona Tropical.

2) Cite as principais características dos climas abaixo:

a) Subtropical: Quente no verão e frio no inverno, com temperaturas baixas, geadas e neve ocasional.

b) Tropical: No inverno é seco e no verão é chuvoso.

c) Equatorial: Quente e úmido, bem distribuído ao longo do ano.

d) Tropical semiárido: Quente e seco, pouca chuva e temperatura elevada.

e) Tropical de altitude: Temperaturas baixas.

3) Qual clima é predominante nas regiões:

a) Norte: Clima equatorial

b) Sul: Clima subtropical

c) Centro-oeste: Clima tropical

4º ANO CARIOCA - ATIVIDADES - DIA 02/10

 

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2020



4º ANO - ATIVIDADES - 02/10

 Geografia

Material de Complementação Escolar
(Semana de 14 a 18.09.20)
    A Rosa dos Ventos
Ela está presente em todos os mapas que lemos.
A função dela é indicar onde está cada direção num mapa.
Páginas: 07 e 08

 História
Material de Complementação Escolar
(Semana de 21 a 25.09.20)
   Quem somos nós?
    Faça uma pesquisa sobre seu bairro.
Páginas: 05 e 06

6º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 02/10

 Gabarito de História do dia 25/09 resposta Pessoal.


Atividade de História do dia 02/10


Realizar a atividade do Material de complementação da semana de 28/09 página : 6.

Geografia material de complementação da semana de 28/09 páginas: 7 e 8.

Encerramento das postagens.