segunda-feira, 5 de outubro de 2020

6º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 05/10

 O dia das crianças está chegando!

Vamos assistir este lindo poema!👇🏾


Agora , o desafio é seu!
Copiar e realizar a atividade em seu caderno de Língua Portuguesa.👇🏾

 

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO.

ESCOLA MUNICIPAL Maria Florinda Paiva da Cruz.

 

DATA: ____/____/2020        PROFESSOR(A): ____________________    TURMA: ______ 

ALUNO (A): __________________________________________________________                        

 

Mais uma semana começando! Vamos continuar firmes nos estudos!

Copiar e responder as atividades em seu caderno de Língua Portuguesa.

Texto: Poema

Identidade

Ás vezes nem eu mesmo

sei quem eu sou.

Ás vezes sou

“o meu queridinho”,

às vezes sou

“moleque malcriado”.

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

sou mosca também,

que voa e se esconde

de medo e vergonha.

Ás vezes sou Hércules,

Sansão vencedor,

peito de aço,

goleador!

 

 

 

Mas o que importa

o que pensam de mim?

eu sou quem sou,

eu sou eu,

sou assim,

                                              sou menino.                                            

                       Pedro Bandeira. São Paulo, 2009.

 

  Conversando sobre o texto...

1)      Quantas linhas há no poema Identidade?

 

2)      Quantos versos formam o poema Identidade? E quantas estrofes?

 

3)      Qual é o nome do autor do poema?

 

4)      Pedro Bandeira é um autor adulto. Mas a voz que fala  no poema  não é de um adulto. Considerando essa afirmação, responda: A quem podemos atribuir a fala do texto? Qual verso traz essa indicação?

 

5)      Em que situação o eu lírico é considerado moleque malcriado?

 

6)      O menino fala que é herói, caubói e mosca. Essas identidades fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê?

 

7)      Podemos dizer que essas palavras estão relacionadas à identidade dele? Por quê?

 

8)        Você sabe quem foram Hércules e Sansão? Conhecer esses personagens é importante para compreender melhor o texto. Pesquise ou leia um pouco sobre eles.

 

9)      Agora, responda: Por que o menino se compara a Hércules e Sansão?

 

10)   Você gostou do poema Identidade? Que sentimentos ele despertou em você?

 

11)  O menino fala que é rei, herói, caubói e mosca. Você atribuiria alguma dessas identidades a si mesmo?

 

12)  Escreva três adjetivos que caracterizem como você se vê.

Um 💋 da professora Carla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Encerramento das postagens.