Bom dia!
Seguem os gabaritos de História e Geografia do dia 14/08/2020.
História👇🏾
Geografia👇🏾
Atividades para o reforço escolar do 1 e 2 Ano.
AGOSTO – MÊS DO FOLCLORE
O
Folclore é a tradição cultural de um povo, onde costumes e tradições são
transmitidos de geração em geração. Através dele pode-se conhecer a cultura e a
tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga,
presente nos dias de hoje, como crenças, mitos, lendas, superstições, provérbios,
danças, artesanato, canções, contos, jogos, brincadeiras, adivinhações, festas
populares, histórias, personagens, remédios caseiros, comidas típicas, trajes, dentre
outras.
A
palavra folclore tem origem na língua inglesa: “folk” que quer dizer povo e
“lore” que quer dizer conhecimento, cultura. Portanto, folclore significa o
conhecimento de um povo ou o modo de vida de determinado povo. As pessoas têm
buscado, ao longo do tempo, em diversas culturas, explicações para as coisas
que não entendem. Assim, os mitos, as crenças e as lendas de autoria
desconhecida, se faz presente no dia a dia, mesmo que inconscientemente, seja
na medicina popular, na religião, nos ditados populares, nas simpatias e nas
estórias que sempre apresentam um cunho moral no final. E são passadas de
geração em geração.
O
folclore brasileiro é formado pela mistura de elementos indígenas, portugueses
e africanos caracterizando a cultura do nosso povo. Cada região tem suas
características, o seu jeito de ser e de viver. Por exemplo, no Norte do
Brasil, as comidas típicas que se destacam é o peixe assado e o pato ao tucupi;
no Nordeste, é o acarajé, o baião de dois e a carne de sol; no Centro-Oeste, a
garrafada e o arroz com pequi; no Sudeste, a feijoada e o tutu do feijão; no
Sul, o pinhão assado e o churrasco.
Um
dos aspectos mais interessantes do nosso folclore são os seres sobrenaturais
que povoam as lendas e as superstições. O mais popular é o Saci, o negrinho de
uma perna só. Mas, há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o
Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a
Mula-Sem-Cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiuna, cobra gigantesca cujos
olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que
vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.
Na
área musical, são inúmeros e variados os ritmos e melodias. É o caso do frevo,
do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja. Há, ainda, as danças
típicas e as festas populares como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a
quadrilha, o maculelê e, é claro, o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo do
nosso país.
Temos
ainda, os remédios caseiros onde as receitas são preservadas sem serem
escritas, mas colocadas em prática no cotidiano das pessoas. São receitas de
chás, garrafadas, xaropes, remédios para sinusite, diarreia, verrugas, dor de
cabeça, etc.
Das
brincadeiras infantis, temos a amarelinha, as cinco Marias, cabra cega, passa
anel, carniça, pau-de-sebo, além de várias outras. Entre os brinquedos estão o
pião, a pipa, a bola de gude, o carrinho de rolimã, o elástico. As adivinhações
também são brincadeiras folclóricas, interessante tanto para crianças como para
os adultos. Quem nunca brincou de “o que é, o que é?”. Ainda temos, as
simpatias, as parlendas, jogos, canções e tantos outros que fazem parte do
folclore brasileiro.
O
folclore é tão importante que desde 1965, há um dia especial para ele em nosso
calendário: 22 de agosto. Essa data foi escolhida pelo Congresso brasileiro
como uma forma de homenagear a cultura popular brasileira.
Atividades
1)
Quando é comemorado o dia do Folclore?
2)
O que é Folclore?
3)
De onde se origina a palavra folclore? Qual o seu significado?
4)
De que maneira podemos conhecer a cultura de um povo? Como essa cultura pode se
tornar conhecida ao longo dos anos?
5)
O folclore brasileiro foi formado pela cultura de três povos. Quais são eles?
6)
Que aspecto é considerado um dos mais interessantes do nosso folclore? Qual o
mais popular?
7)
Dentre as festas populares, qual a que é considerada um verdadeiro símbolo do
nosso país?
8)
De acordo com o texto, cite as comidas típicas que se destacam em cada região
brasileira.
9)
As receitas dos remédios caseiros não foram escritas, porém continuam
preservados até os dias de hoje. Como isso foi possível? Explique.
10)
Muitas brincadeiras, até hoje, são realizadas no pátio da escola, em festas
infantis e encontros de família. Cite uma que você já brincou ou viu acontecer.
11)
Pesquisando é que se aprende mais e mais. Preste bastante atenção sobre o que
você irá pesquisar.
a)
Seres Sobrenaturais são seres que exercem influência nas pessoas e nos
ambientes onde aparecem. Pesquise sobre os “seres sobrenaturais” que existem em
nosso folclore e escolha três deles e escreva sobre ele.
b)
Superstições e Crendices estão relacionadas a sorte ou azar como também a
alguns fatos como orelha ardendo, mão coçando... Pesquise sobre algumas
superstições e crendices e escreva pelo menos cinco de cada em seu caderno.
c)
“Quem canta, seus males espanta”, já dizia o antigo ditado. Nosso povo é alegre
e cantador. A música folclórica são cantigas de roda, de ninar, cantos
religiosos, modas de viola, etc. Pesquise uma cantiga de roda e uma canção de
ninar e escreva a letra em seu caderno.
d)
Brincadeiras Populares são aquelas que existem há décadas ou até séculos. Foram
passadas de geração para geração e são muito praticadas, principalmente durante
o mês de agosto destinado ao folclore. Costumam sofrer modificações de acordo
com a região e a época, mas sua essência continua sendo a mesma. Pesquise as
brincadeiras populares e escolha cinco para registrar no caderno (não precisa
copiar as regras da brincadeira, apenas o nome).
https://educacao.uol.com.br/quiz/2011/08/10/o-que-voce-sabe-sobre-lendas-do-folclore.htm
Atividades para o 3 e 4 Ano Carioca do reforço escolar. Para o dia 21/08.
Pesquise em encartes de supermercado, recorte e cole no seu caderno, o que podemos comprar utilizando a unidade de medida Kilo.
Segue abaixo a aula para o dia 20 de agosto paras as turmas do 4o ano Carioca e 5o ano de Projeto de Vida Sustentável.
Exercícios
de fixação sobre o grupo dos animais invertebrados:
Responder no
caderno:
1– Escreva o
nome de cinco animais invertebrados. Ilustre a sua resposta. Dê características
desse grupo.
2 – Os
animais Invertebrados podem ter utilidade ou serventia para os seres humanos?
CITE alguns e o que eles dão para a gente.
3 – Os
animais Invertebrados podem prejudicar os homens. De acordo com a leitura,
explique o porquê. Cite alguns.
4- No
caderno ou no meia pauta, procure figuras ou faça desenhos de animais
invertebrados, não esqueça de nomeá-los.