sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ATIVIDADE 5ª E 6ª ANO 21/08

ATIVIDADE PARA AS TURMAS DO 5ª E 6ª ANO:

 Assistir ao vídeo


REALIZAR A LEITURA E ATIVIDADES:

AGOSTO – MÊS DO FOLCLORE

O Folclore é a tradição cultural de um povo, onde costumes e tradições são transmitidos de geração em geração. Através dele pode-se conhecer a cultura e a tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga, presente nos dias de hoje, como crenças, mitos, lendas, superstições, provérbios, danças, artesanato, canções, contos, jogos, brincadeiras, adivinhações, festas populares, histórias, personagens, remédios caseiros, comidas típicas, trajes, dentre outras.

A palavra folclore tem origem na língua inglesa: “folk” que quer dizer povo e “lore” que quer dizer conhecimento, cultura. Portanto, folclore significa o conhecimento de um povo ou o modo de vida de determinado povo. As pessoas têm buscado, ao longo do tempo, em diversas culturas, explicações para as coisas que não entendem. Assim, os mitos, as crenças e as lendas de autoria desconhecida, se faz presente no dia a dia, mesmo que inconscientemente, seja na medicina popular, na religião, nos ditados populares, nas simpatias e nas estórias que sempre apresentam um cunho moral no final. E são passadas de geração em geração.

O folclore brasileiro é formado pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos caracterizando a cultura do nosso povo. Cada região tem suas características, o seu jeito de ser e de viver. Por exemplo, no Norte do Brasil, as comidas típicas que se destacam é o peixe assado e o pato ao tucupi; no Nordeste, é o acarajé, o baião de dois e a carne de sol; no Centro-Oeste, a garrafada e o arroz com pequi; no Sudeste, a feijoada e o tutu do feijão; no Sul, o pinhão assado e o churrasco.

Um dos aspectos mais interessantes do nosso folclore são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições. O mais popular é o Saci, o negrinho de uma perna só. Mas, há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-Sem-Cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiuna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.

Na área musical, são inúmeros e variados os ritmos e melodias. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja. Há, ainda, as danças típicas e as festas populares como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha, o maculelê e, é claro, o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo do nosso país.

Temos ainda, os remédios caseiros onde as receitas são preservadas sem serem escritas, mas colocadas em prática no cotidiano das pessoas. São receitas de chás, garrafadas, xaropes, remédios para sinusite, diarreia, verrugas, dor de cabeça, etc.

Das brincadeiras infantis, temos a amarelinha, as cinco Marias, cabra cega, passa anel, carniça, pau-de-sebo, além de várias outras. Entre os brinquedos estão o pião, a pipa, a bola de gude, o carrinho de rolimã, o elástico. As adivinhações também são brincadeiras folclóricas, interessante tanto para crianças como para os adultos. Quem nunca brincou de “o que é, o que é?”. Ainda temos, as simpatias, as parlendas, jogos, canções e tantos outros que fazem parte do folclore brasileiro.

O folclore é tão importante que desde 1965, há um dia especial para ele em nosso calendário: 22 de agosto. Essa data foi escolhida pelo Congresso brasileiro como uma forma de homenagear a cultura popular brasileira.

Atividades

1) Quando é comemorado o dia do Folclore?

2) O que é Folclore?

3) De onde se origina a palavra folclore? Qual o seu significado?

4) De que maneira podemos conhecer a cultura de um povo? Como essa cultura pode se tornar conhecida ao longo dos anos?

5) O folclore brasileiro foi formado pela cultura de três povos. Quais são eles?

6) Que aspecto é considerado um dos mais interessantes do nosso folclore? Qual o mais popular?

7) Dentre as festas populares, qual a que é considerada um verdadeiro símbolo do nosso país?

8) De acordo com o texto, cite as comidas típicas que se destacam em cada região brasileira.

9) As receitas dos remédios caseiros não foram escritas, porém continuam preservados até os dias de hoje. Como isso foi possível? Explique.

10) Muitas brincadeiras, até hoje, são realizadas no pátio da escola, em festas infantis e encontros de família. Cite uma que você já brincou ou viu acontecer.

11) Pesquisando é que se aprende mais e mais. Preste bastante atenção sobre o que você irá pesquisar.

a) Seres Sobrenaturais são seres que exercem influência nas pessoas e nos ambientes onde aparecem. Pesquise sobre os “seres sobrenaturais” que existem em nosso folclore e escolha três deles e escreva sobre ele.

b) Superstições e Crendices estão relacionadas a sorte ou azar como também a alguns fatos como orelha ardendo, mão coçando... Pesquise sobre algumas superstições e crendices e escreva pelo menos cinco de cada em seu caderno.

c) “Quem canta, seus males espanta”, já dizia o antigo ditado. Nosso povo é alegre e cantador. A música folclórica são cantigas de roda, de ninar, cantos religiosos, modas de viola, etc. Pesquise uma cantiga de roda e uma canção de ninar e escreva a letra em seu caderno.

d) Brincadeiras Populares são aquelas que existem há décadas ou até séculos. Foram passadas de geração para geração e são muito praticadas, principalmente durante o mês de agosto destinado ao folclore. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, mas sua essência continua sendo a mesma. Pesquise as brincadeiras populares e escolha cinco para registrar no caderno (não precisa copiar as regras da brincadeira, apenas o nome).



QUIZ FOLCLORE:

https://educacao.uol.com.br/quiz/2011/08/10/o-que-voce-sabe-sobre-lendas-do-folclore.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Encerramento das postagens.