quinta-feira, 2 de julho de 2020

ATIVIDADE 3º ANO - DIA 02 DE JULHO



Atividades de ciências 02/07: livro de ciências páginas 20,21,22 e 23.


Correção das Atividades de Ciências (25.06.20).
Apostila - Página: 196
O lançamento de esgoto e o assoreamento do canal do Jardim de Alah.

Ciências (02.07.20)

Mapa das praias do Rio de Janeiro
         Ecossistemas (Praias)
Apostila - Páginas: 199 e 200.


Material de Complementação Escolar
(Semana de 29 a 03.07.20)
Páginas: 10 e 11

ATIVIDADE 6º ANO - DIA 02 DE JULHO

GABARITO DE GERMINAÇÃO

 

1) Como surgiu a tradição do milho nas festas juninas?

R: Quando os portugueses chegaram no Brasil, queriam manter o costume de festejar a colheita do trigo. Como não se havia produção de trigo, a festa foi feita com o grão que era consumido pelos índios.

 

2) Qual a melhor época para plantar o milho nas regiões do Brasil?

R: A melhor época é no início do período das chuvas. No nordeste, acontece nos meses de abril e maio; no sudeste e sul do Brasil, nos meses de setembro e novembro.

 

3) Como os artesãos podem aproveitar a palha do milho?

R: Fazendo objetos de decoração.

 

4) Por que a maioria das comidas das festas juninas são a base de milho?

R: Porque a comida servida aos participantes das festas juninas era feita usando o milho.

 

5) Qual a importância do milho para saúde?

R: Ele dá resistência aos ossos, dentes e tendões; é essencial para o tecido muscular. previne o câncer;  combate não somente doenças, principalmente, as infecciosas, como o envelhecimento das células.

 

6) Quais os benefícios do chá de cabelo de milho?

R: Ajuda no tratamento de doenças dos rins e pode neutralizar a acidez do estômago. ]

 

7) Cite duas comidas que podem ser feitas com milho?

R: Curau, bolo, pamonha, pipoca.

 

8) De que forma podemos aproveitar o milho sem ser na culinária?

R: Nas indústrias de plástico, adesivos, tintas e produtos farmacêuticos.

Assistir o vídeo




Atividades no caderno de Ciências.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Responda as questões abaixo, de acordo com os textos da apostila, páginas 187 a 193.

1) O homem sempre se interessou em observar as coisas à sua volta. Desde a Antiguidade, ele observava as estrelas para orientação de viagens, marcação de tempo, melhor época para o plantio e colheita e outros. Devido a essa curiosidade intelectual, surgiu uma nova ciência. Que ciência foi essa?

a) Filosofia.                        b) Astronomia.                 c) Astrologia.                     d) Sociologia.

 

2) A tecnologia moderna tem criado ferramentas extraordinárias que permitem saber informações sobre os fenômenos naturais. Que ferramentas são usadas para:

a) movimento das placas tectônicas: _________________________________

b) sinais de terremotos: ___________________________________________

 

3) Enumere a 2ª coluna que trata das descobertas e avanços tecnológicos de acordo com a 1º que marca o ano do acontecimento.

(  1  ) 1904

(      ) Descoberta da penicilina para produção de antibióticos.

(  2  ) 1906

(    ) O homem pisa na lua.

(  3  ) 1922

(    ) A vacina contra HPV chega no Brasil.

(  4  ) 1923

(    ) Vacina contra Varíola.

(  5  ) 1925

(    ) 1º homem chega no espaço.

(  6  ) 1928

(    ) Sonda Cassini chega a Saturno.

(  7  ) 1942

(    ) 1º voo do Santos Dumont.

(  8  ) 1946

(    ) Mais antigo fóssil encontrado no Brasil.

(  9  ) 1947

(    ) Produção da insulina artificial

(  10  ) 1957

(    ) Invenção da Televisão de tubo

(  11  ) 1961

(    ) Invenção da vacina BCG, para combater a tuberculose

(  12  ) 1969

(    ) Uso de energia nuclear.

( 13 ) 1975

(    ) Invenção do computador.

(  14 ) 1990

(   ) Lançamento do ônibus espacial com o telescópio Hubble em direção a Plutão.

( 15 ) 2004

(   ) 1º satélite artificial lançado o Sputnik.

( 16 ) 2006

(   ) Descoberta do vírus zika.

 ( 17 ) 2014

(   )1º astronauta brasileiro no espaço.

 

4) Ao longo do tempo, temos visto a ciência avançar e fazer novas descobertas e junto com ela, a tecnologia tem ajudado nas pesquisas. Na área da saúde, algumas vacinas e medicamentos foram produzidos para o combate de algumas doenças:

a) A vacina criada por Oswaldo Cruz?

b) A vacina BCG?

c) A substância descoberta pelo bacteriologista Alexander Fleming ? A partir dela, o que foi possível produzir?

d) O pesquisador canadense Frederick Banting conseguiu produzir que substância para o tratamento da diabetes?

e) A descoberta do vírus que causa microcefalia?

f) Vacina que combate câncer do colo do útero e regiões íntimas do ser humano.

 

5) Teorias foram criadas através de estudos e pesquisas com a ajuda dos avanços tecnológicos. Dentre essas teorias temos a Teoria da Deriva Continental e a Teoria do Big Bang. Explique cada uma delas.

 

6) Algumas invenções, descobertas e os avanços tecnológicos trouxeram modernidade e criação de novos instrumentos de grande importância para o uso do ser humano.

a) Depois do primeiro voo de Santos Dumont, no 14 bis, foi criado a tecnologia que revolucionaria a aviação que foi o ___________________________

b) Ela surgiu em preto e branco e com um tubo que transmitia informações e novelas. Essa invenção é a ___________________________________

c) A Segunda Guerra Mundial foi um evento impulsionador dessa invenção que foi o ___________________

d) O uso dessa energia não lança na atmosfera gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos. Ela se chama energia ________________ produzida pelo ___________________.

 

7) Os avanços tecnológicos permitiram ao homem explorar o Universo. Muitos ônibus espaciais, homens e robôs como também sondas foram enviados ao espaço para conhecê-lo melhor. Preencha a tabela abaixo com as informações relacionadas à exploração do Universo.

Ano

País

Evento

Descoberta

1957

 

Lançou no espaço o primeiro satélite artificial da  Terra.

 

 

 

União Soviética

 

A Terra era azul.

1969

 

 

 

 

 

Estados Unidos

Enviou o ônibus espacial Discovery com o telescópio Hubble

 

2004

 

Sonda Cassini chega em Saturno.

 

2006

Estados Unidos

 

 

 

2017

 

 

 

 

 

8) A tecnologia também ajudou a área de arqueologia quando foi descoberto um fóssil humano, em 1975, no Brasil. O que descobriram sobre esse fóssil?

Gênero: ____________________________

Idade aproximada do falecimento: ________________________

Altura: ________________________

Nome: ______________________

Parte do corpo encontrado: _________________________

Local onde foi achado: ________________________________________

Período em que viveu: _______________________________

Leitura das páginas : 187 até 193. Material didático Carioca.


ATIVIDADE REFORÇO ESCOLAR - DIA 02 DE JULHO


1º ANO E 2º ANO

3º E 4º ANO CARIOCA

ATIVIDADE PVS 1º ANO, 3º ANO E 4º ANO - DIA 02 DE JULHO


ATIVIDADE PVS 4º ANO CARIOCA E 5º ANO - 02 DE JULHO


ATIVIDADES 4º ANO CARIOCA - 02 DE JULHO


4 º ANO CARIOCA                     TURMAS :  7401 E 7402

 

1. ESCREVA  NO CADERNO :

   DATA : 02/07/2020

   NOME COMPLETO:

 

Vamos  relembrar os movimentos que  o Planeta Terra !

 

2. ASSISTA O VÍDEO


3. LEIA  E COPIE NO SEU CADERNO.

               POR QUE EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO?



AS ESTAÇÕES DO ANO EXISTEM EM DECORRÊNCIA DA INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL. O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, EM QUE A TERRA GIRA AO REDOR DO SOL, É RESPONSÁVEL PELA EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO.

        

           NO BRASIL AS ESTAÇÕES OCORREM NOS SEGUINTES PERÍODOS:

• PRIMAVERA DE SETEMBRO A DEZEMBRO

• VERÃO DE DEZEMBRO A MARÇO

• OUTONO MARÇO A JUNHO

• INVERNO DE JUNHO A SETEMBRO


quarta-feira, 1 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 01 DE JULHO


PROFESSOR SÉRGIO:




PROFESSORAS DANIELE, SIMONE E SIRLENY







SALA DE LEITURA 1º ANO E 2º ANO - DIA 01 DE JULHO

EM. MARIA FLORINDA PAIVA DA CRUZ

PROFESSORA: RAIANE        SALA DE LEITURA



SALA DE LEITURA 3º ANO E 4º ANO CARIOCA - DIA 01 DE JULHO

EM. MARIA FLORINDA PAIVA DA CRUZ

PROFESSORA: RAIANE        SALA DE LEITURA




TRABALHANDO COM RIMAS

NA POESIA PODEMOS PERCEBER QUE ALGUMAS PALAVRAS FAZEM RIMA: BALÃO, CHÃO, COMEMORAÇÃO...

AGORA É SUA VEZ, ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM

ATIVIDADE SALA DE LEITURA - 4º ANO, 5º ANO E 6º ANO

EM. MARIA FLORINDA PAIVA DA CRUZ

PROFESSORA: RAIANE               SALA DE LEITURA

 

APÓS A LEITURA DA POESIA FESTA JUNINA, RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO.


ATIVIDADE INGLÊS 1º ANO - DIA 01 DE JULHO


ATIVIDADE INGLÊS 2º ANO - DIA 01 DE JULHO


2º ano

 

1.     Correção da atividade da semana passada: A atividade da semana passada foi criar bandeirinhas (paper flags) de origami/dobradura seguindo o vídeo do Youtube. Resposta pessoal.

 

2.     Esta semana vamos falar de esportes. Qual seu esporte favorito? What’s your favourite sport?


Mas como eu pronuncio esses esportes em inglês? Abra os links abaixo e clique no ícone de som para ouvir sua pronúncia.

Onde está escrito UK: é a pronúncia no Reino Unido. Onde está escrito US: é a pronúncia nos Estados Unidos. AS duas formas são corretas, você pode escolher como prefere falar.

Judo:

Soccer:

Basketball: 

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese/basketball

Volleyball: 

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese/volleyball

Gymnastic: 

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/gymnastics

1.     Qual desses esportes é o seu favorito? Faça um desenho em seu caderno de inglês. Escreva: What’s your favourite sport? My favourite sport is___________________.


ATIVIDADE INGLÊS 4º ANO CARIOCA - DIA 01 DE JULHO

4º ano carioquinha

1.     Correção da atividade da semana passada: A atividade da semana passada foi criar bandeirinhas (paper flags) de origami/dobradura seguindo o vídeo do Youtube. Resposta pessoal.

 

2.     MDC p. 13 exercício 6:  Acesse o vídeo do Youtube e cante:  


 

3.     Exercício 7: Fala sobre como está o tempo na 3ª feira (Tuesday), 5ª feira (Thursday) e 6ª feira (Friday)? Siga o calendário do clima da semana na p. 13.



ATIVIDADE INGLÊS 3º ANO - DIA 01 DE JULHO


ATIVIDADE INGLÊS 4º ANO - DIA 01 DE JULHO


ATIVIDADE INGLÊS 5º E 6º ANO - DIA 01 DE JULHO

CORREÇÃO DA ATIVIDADE DE INGLÊS 6º ANO

ATIVIDADES




ATIVIDADE ARTES 1º ANO - DIA 01 DE JULHO





ATIVIDADE ARTES 2º ANO - 01 DE JULHO





ATIVIDADE ARTES 3º ANO E 4º ANO CARIOCA - 01 DE JULHO




ATIVIDADES DE ARTES 4º ANO - DIA 01 DE JULHO


Olá queridos!😊

Nesta semana escolhi apresentar o trabalho de uma artista brasileira, Djanira, através da tela de 1947, Vendedora de flores, que aliás faz parte do acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Observem a personagem humilde, porém agigantada, que é retratada em primeiro plano com os pés descalços destacando-se do fundo da tela que retrata a paisagem urbana. As flores nas suas mãos criam uma ligação com uma série de figuras imaginárias que estão ao seu redor, como anjos, crianças e um cachorro pintados em cores luminosas.

A tarefa será buscar redesenhar esta obra, com os elementos que vocês encontrem nela mas com seu modo de desenhar. Pintem com lápis de cor e capricho! 😉

Envio também um link de vídeo interessante sobre sua obra em exposição. 😘


ATIVIDADE DE ARTES 5º ANO - 01 DE JULHO



Olá queridos! 😉

Nesta semana, apresento um artista brasileiro, Amílcar de Castro.
Trabalhando, normalmente com o ferro, mas também com alumínio e aço, sua obra é construída através de cortes e dobras. Para ele, o corte é o gesto do artista, o ato que dá origem à possível escultura que sempre parte de uma chapa plana. Ele corta e depois dobra. Em sua maioria, são peças grandes e pesadas. 

Nas imagens, ambas sem título e feitas em ferro, a primeira de 1956 pertence ao acervo do MAM/RJ e  a segunda de 1967, ao acervo do MNBA, museu também aqui do Rio de Janeiro.

A tarefa será a de a partir de cartolina ou papelão (vale por exemplo recortar de caixas velhas que tenham em casa), a criação de uma ou mais pequenas esculturas. Sempre lembrando de apenas usar tesoura. E depois as mãos para dobrar seu material de modo a criar a peça tridimensional. Nada de cola! 😀

Envio também um link de vídeo bem legal sobre o trabalho deste grande artista! Desejo que gostem!😘





ATIVIDADES DE ARTES 6º ANO - DIA 01 DE JULHO


Olá queridos! 😘

Nesta semana quero que observemos a proximidade possível entre arte e palavra. Como pode se dar esta ligação de um modo não habitual. Quero que conheçam parte do trabalho da artista Mana Bernardes. Escolho apresentar poesias. Escritas com letras ‘desenhadas’ de um modo criado pela artista, vocês perceberam que seus escritos podem ter vida própria e ampliar suas possibilidades para além das páginas de um livro. Nas imagens, dois de seus poemas, e em um desfile de modas a presença de outros poemas bordados nas roupas. 

A tarefa será a de criarem uma ou mais pequenos escritos poéticos e imaginarem aonde eles poderiam ‘viver’. Apenas no caderno? Ou teriam algum outro espaço no mundo? Poderiam ser obras de arte?
Creio que sim!😉

No vídeo envio parte de uma performance feita pela artista chamada ‘Desembrulho poético’, ocorrida em no espaço de um shopping no bairro do Leblon aqui na nossa cidade. Acredito que vocês irão gostar! 🌷







Encerramento das postagens.