sexta-feira, 30 de abril de 2021

6ª ANO 30/04

 

Gabarito de História: Descobrimento do Brasil

1) A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu ao longo de que século ? R: Século XV

 

2) Portugal tinha um comércio muito desenvolvido por causa de quê ?

R: Por causa da localização de sua capital, Lisboa. 

 

3) Por que Portugal tinha necessidade de manter contato com a India ?

R: Porque era na India que Portugual conseguia as especiarias (mercadorias) muito valorizadas na Europa.


Aula do dia 30/04 História sexto ano👇🏾

ASSISTIR AO VÍDEO:

https://youtu.be/H4viVEoP_Bk

ATIVIDADE NO CADERNO:

Olá, sexto ano!

Atividade de História do dia 30/04/21

 

HISTÓRIA E MEMÓRIA

 

Temos muitas memórias, não é mesmo? Memórias boas e memórias ruins.

Você consegue nos contar a sua memória mais antiga? Algo que você fez ou que aconteceu com você há muitos anos?

A memória é feita de lembranças do passado. Ela pode ser individual ou coletiva (compartilhada com um grupo de pessoas).

Você certamente compartilha uma memória coletiva. Pense em uma experiência que você não tenha vivido, mas que tenham te contado (exemplos: o primeiro título de seu time de futebol, a primeira música que seu cantor ou cantora favorita lançou etc.)

As memórias são muito importantes, pois elas constituem nossas identidades, ou seja, nossas características específicas, aquilo que nos tornamos. A partir de memórias coletivas, aprendemos mais sobre nossa família e sobre nossa comunidade. E, além disso, a memória também nos auxilia em nossas rotinas diárias: ora, não precisamos aprender – todos os dias- qual é o caminho de casa para a escola, por exemplo. Nossa memória guia!

Enfim, as memórias são feitas de suas experiências e das experiências de outras pessoas (do passado e do presente) e principalmente das pessoas que convivem com você: são experiências que desejamos e necessitamos que sejam lembradas!

A memória, assim como a História, é uma narrativa sobre o que passou, sobre o passado. Mas, então, qual é a diferença entre História e memória?

A memória é uma narrativa que deseja sempre lembrar os acontecimentos do passado. Como se fosse uma ponte, a memória liga o passado ao presente, muitas vezes afetivamente.

Já a História é uma narrativa sobre aquilo que se deseja lembrar, mas também aquilo que se deseja esquecer. A História questiona o passado: como se fosse uma faca, a História corta o passado em fatias de tempo para melhor compreendê-lo. E por meio da crítica e da análise de fontes históricas pode, então, ser produzida.

                                        

 

 

                                            Entrevistando ...

Agora, você vai produzir e analisar fontes históricas!

Entreviste duas pessoas adultas que convivem com você. A partir da produção e da análise dessas entrevistas, poderemos saber um pouco mais sobre esses adultos e sobre o bairro ou comunidade em que você mora.

             ROTEIRO DA ENTREVISTA (você deve perguntar aos adultos)

1)      Quantos anos você tem?

2)      Há quantos anos vive aqui no bairro ou comunidade?

3)      Como era este lugar quando você chegou ou quando era mais novo (a)?

4)      O que mais mudou aqui ao longo do tempo?

5)      Qual é o lugar mais importante do bairro ou da comunidade para você?

6)      Que conselho você poderia dar para as crianças e jovens que vivem aqui hoje?

 

Em uma folha separada, coloque seu nome, turma e data.

Anote, nessa folha, as perguntas e respostas das duas pessoas que você entrevistar. Observação: não precisa mencionar o nome delas.

Por fim, pergunte aos (as) entrevistados (as) se eles (as) têm fotos ou algum documento que comprove que seu bairro ou comunidade era diferente. Se puder, cole essa imagem ao final deste trabalho.


Aula de Geografia do dia 30/04 sexto ano👇🏾

https://drive.google.com/file/d/1nUHesmCxIK795J6qY3eDyoRiwlFQJaRo/view?usp=sharing

 

 

 

 

 

4) Pesquise e registre aqui que especiarias os portugueses buscavam na India.

R: Pimenta-do-reino, noz-moscada, cravo-da-índia, macis, canela, anis-estrelado, gengibre, açafrão, coentro, mostarda.

 

5) Qual era o objetivo da expedição que saiu de Portugal chefiada por Pedro Álvares Cabral ?

R: Fazer comércio com a India e averiguar as possibilidades de novas terras.

 

6) Quantas embarcações e tripulantes tinha a expedição de Cabral?

R: Tinham 13 embarcações e uma tripulação de até 1500 homens.

 

7) Que comandava a expedição que saiu de Portugal? Em que dia isso aconteceu?

R: Era comandada por Pedro Álvares Cabral. Saiu no dia 09 de março de 1500.

 

8) Quanto tempo levou para que a expedição encontrasse vestígio de que havia terra se aproximando?

R: 43 dias.

 

9) Por que o monte avistado por Pedro Álvares Cabral recebeu o nome de Monte Pascal?

R: Porque era período de Páscoa.

 

10) Quois tribos indígenas tiveram contato com os homens que desembarcaram do navio para explorar o litoral encontraram?

R: As tribos tupinambás e tupininquis.

 

11) Os portugueses foram surpreendidos com o modo de vida dos índios que era totalmente diferente dos portugueses. Explique a diferença.

R: Os índios andavam nus e pintavam o rosto enquanto os portugueses andavam vestidos.

 

12) Quem informou ao rei de Portugal sobre o achado de novas terras? De que forma ele informou ao rei? R: Quem informou foi Pero Vaz de Caminha através de uma carta.

 

13) A primeira missa em solo brasileiro foi celebrada em que dia? E quem a celebrou?

R: Foi celebrada no dia 26 de abril de 1500 pelo Frei Henrique de Coimbra.

 

14) Quais os nomes que foram dados à nova terra?

R: Ilha de Vera Cruz, Terra de Vera Cruz e Brasil.

 

15) O Brasil recebeu esse nome devido a quê?

R: Exploração de madeira.

 

16) O que Gaspar de Lemos e Gonçalo Coelho vieram fazer no Brasil?

R: Dar nomes a algumas localidades no litoral, construir algumas feitorias e confirmar a existência de pau-brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Encerramento das postagens.