sexta-feira, 27 de março de 2020

AULA DE HISTÓRIA 6º ANO - 27/03

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO.
ESCOLA MUNICIPAL Maria Florinda Paiva da Cruz.


DATA: ____/____/2020        PROFESSOR(A): ____________________    TURMA: ______ 
ALUNO (A): __________________________________________________________              

assista os vídeos e depois faça as atividades:




Atividades para serem realizadas: Material Didático Carioca páginas: 265,266,267,268 e 269.

Exercícios de História (para copiar e responder no caderno)

1-      Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvimos a expressão, perdi a hora.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo
E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.

a)      Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b)      Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c)      Qual a importância do calendário?

2-      Para escrever a História, os seres humanos tiveram que resolver o problema de situar os acontecimentos no tempo. Por isso, criaram calendários, isto é, diferentes modos de contar e dividir o tempo. Como é chamado o nosso calendário?

3-      Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, vestimentas e livros.

4-      Por que somos considerados como sujeitos históricos? Justifique.

5-      A linha do tempo organiza os fatos históricos e os acontecimentos em ordem cronológica.
Cite um exemplo.

6-      Para facilitar o estudo da História, os historiadores do século XIX dividiram a longa trajetória humana sobre a Terra em períodos. Quais foram eles?

7-      A que século pertence o ano em que estamos?

8-      Qual é o papel do historiador?

9-      Por que dizemos que as memórias são muito importantes para nós?

10-  Qual é a diferença entre História e memória?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Encerramento das postagens.