segunda-feira, 17 de agosto de 2020
REFORÇO 3º E 4º ANO CARIOCA 17/08
ATIVIDADE 4º ANO CARIOCA 17/08
ATIVIDADE 6º ANO 17/08
Olá sexto ano, as atividades de Língua Portuguesa serão no material didático carioca páginas: 60, 61,62 , 63 e 64.
Um💋 da professora Carla.
ATIVIDADES 4º ANO 17/08
17 DE AGOSTO LÍNGUA PORTUGUESA
A leitura de uma boa história nos leva
a lugares maravilhosos. Para se escrever uma boa história precisamos de alguns
cuidados. Vejamos:
Vamos conhecer
um pouco mais sobre este assunto e comemorar o Folclore Brasileiro também.
Material
Complementar (Semana de 13 de julho): Paginas 04, 05 e 05
Atividades
no caderno:
§ Para copiar
Existem muitas versões sobre a
mula-sem-cabeça. Uma delas conta que uma mulher se apaixonou por um padre.
Esta mulher se transformou em
mula-sem-cabeça, que nas noites de quinta para sexta feira, aparece
relinchando, para assustar a todos que encontrar.
Apesar do nome, a mula tem cabeça
sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta
parte do seu corpo.
Se alguém for bastante corajoso para
lhe arrancar o freio de ferro, ou então picá-la com um alfinete para fazê-la
sangrar, conseguirá quebrar o encanto.
A mula toma forma de mulher e chora
muito.
Responda:
1.
Segundo a lenda, quando uma mulher se
transforma em mula-sem-cabeça?
2.
O que a mula-sem-cabeça faz?
3.
Quando é que ela aparece?
4.
Por que as pessoas não conseguem ver
a cabeça da mula?
5.
Qual a maneira de quebrar o encanto
da mula-sem-cabeça?
6.
O que acontece com a mulher quando
ela se livra do encanto?
7.
No trecho:
“Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela
solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte
do seu corpo.”
As
palavras sublinhadas se referem respectivamente a:
( ) mula- nariz- cabeça
( ) cabeça- nariz – mula
( ) mula- cabeça- mula
( ) cabeça- mula- cabeça
GABARITO 3º ANO 10/08
Gabarito das páginas 109, 110 e 111 da apostila:
ATIVIDADE 1º ANO 17/08
Atividades 1o. Ano:
Dia 17/08, segunda-feira.
1- Hora da História, acesse o link👇🏼
2- Sugestões de atividades nos livros:
Carioca, pp. 136, 137 e 140;
Matemática, p. 129;
Português, pp. 193 e 194.
Bom estudo!
Ótima semana!😘
ATIVIDADE 2º ANO 17/08
ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA 17/08/2020.
APOSTILA PÁGINAS 121 - 122 E 123.
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
REFORÇO 1º E 2º ANO 14/08
Atividade de matemática do reforço escolar para o 1 e 2 Ano: Dia 14/08.
ATIVIDADE 4º ANO 14/08
: Geografia
Revisitando o Material de Complementação Escolar
(Semana de 03 a 07.08.20)
O que é um município? Páginas: 06 e 07
História
Revisitando o Material de Complementação Escolar
(Semana de 03 a 07.08.20)
As mudanças do Rio de Janeiro
Páginas: 04 e 05
REFORÇO 3º E 4º ANO CARIOCA 14/08
Atividade para o reforço escolar para a 3º e 4º Ano Carioca: Dia 14/08.
ATIVIDADE 5º ANO 14/08
GEOGRAFIA
Segue material de geografia para amanhã.
GABARITO 5º ANO 07/08
GABARITO GEOGRAFIA
Apostila, Páginas 221 a 255
1) Qual o principal causador do aumento da temperatura
nas grandes cidades?
R: A produção de gases nos centros
urbanos.
2) De acordo com o texto da página 251, qual as
duas metrópoles produtoras dos chamados gases estufas?
R: São Paulo e Rio de Janeiro.
3) Além dos fatores que já foram estudados que interferem
no clima, quem pode também causar interferência?
R: A interferência humana.
4) Será que nós podemos fazer alguma coisa? Que
benefícios o ser humano terá se conseguir diminuir a temperatura de seu bairro
ou de sua cidade?
R: Sim, podemos fazer alguma coisa. Benefícios
na área da saúde e da economia.
5) Qual o nome do projeto citado na página 252, da
apostila, que pode contribuir para a diminuição das temperaturas nas grandes cidades?
Em que lugar esse projeto está sendo implantado?
R: “Projeto Hortas Cariocas”. Está sendo
implantado em escolas municipais e comunidades de baixa renda.
6) O que acontece quando existe uma presença muito
grande de plantas em um lugar?
R: A umidade do ar e a quantidade de
oxigênio aumenta fazendo com que a temperatura diminua.
7) As mudanças climáticas são causadas por quem?
R: Pelo homem.
8) Um dos impactos ambientais no estado do Rio de
Janeiro tem sido a poluição
dos rios. Isso tem afetado diretamente a qualidade de vida dos moradores das cidades do estado.
9) Qual o nome do rio que passa por baixo da rua
das Laranjeiras? Onde ele nasce? Que parte do rio está preservada da poluição?
R: O nome do rio é Rio Carioca. Ele
nasce aos pés do Cristo, no morro do Corcovado. A parte do rio que está
preservada da poluição é a cabeceira dele que fica dentro da Floresta da
Tijuca.
10) Esse rio era a principal fonte de água potável
do município da cidade do Rio de Janeiro, no século 19. Como ele está hoje?
R: As águas do Rio Carioca estão
soterradas pela urbanização e correm como um valão de esgoto.
11) E no seu bairro ou comunidade, tem algum rio
que seja poluído? E se não estivesse poluído, conseguiria ter outras funções?
R: Resposta Pessoal (o aluno deve verificar
se existe algum rio no bairro e vê as condições dele; registrar que função ele
teria para o bairro).
12) Na página 255, tem a foto de um rio. Qual o
nome dele? Qual a principal função dele em relação à cidade do Rio de Janeiro?
R: O nome do rio é rio Guandu. Sua principal
função é abastecer com água potável as milhares de residências da região metropolitana
da cidade do Rio de Janeiro.
13) A criação da adutora no Rio Guandu, foi feita com
que objetivo?
R: Foi criada para garantir a qualidade
e a quantidade de água da Bacia do rio Guandu.
14) Quem são os afluentes do Rio Guandu?
R: Seus afluentes são os rios dos Macacos,
Santana, São Pedro, Poços/Queimados e Ipiranga.
Gabarito da Apostila, página 251, “ESSE ESPAÇO É
SEU”
A principal causa pelo aumento das temperaturas na
cidade do Rio de Janeiro e na maioria das cidades do mundo é a interferência do homem. As ações humanas tem produzido
gases que são jogados no ar, desmatamento de florestas, construção de prédios e
pavimentação das ruas levando a mudanças climáticas no mundo inteiro.
Uma ação que pode ser feita em nosso
bairro e comunidade para ajudar a reverter esse quadro é plantar
novas árvores para que o bairro ou a cidade fique mais arborizada. Não jogar
lixo nos rios, mas separar o lixo e insistir na coleta dele pelos órgão responsável.
Não jogar lixo nas ruas que pode provocar o entupimento de bueiros e o
impedimento do escoamento das águas em período de chuvas.
Gabarito da Apostila, página 254, “ESPAÇO PESQUISA”
Procurar uma foto de jornal ou revista
que represente um problema ambiental. Exemplo: alagamento, poluição do ar e das
águas, enchentes e desmoronamento, falta de áreas verdes.
A foto com uma dos exemplos citados
acima deve ser colada.
No campo “ESSE ESPAÇO É
SEU” escreva o nome do problema identificado e
a possível solução ou seja como resolver o problema.
GABARITO HISTÓRIA
QUESTIONÁRIO DE
HISTORIA
CADERNO DE COMPLEMENTAÇÃO,
SEMANA 04/05, PÁGINA 21
1) De acordo com o
texto lido, página 21, que outros povos estavam interessado nas novas terras
descobertas?
R: Os franceses.
2) O que eles fizeram na cidade do Rio de Janeiro? Em que ano foi isso?
R: Eles desembarcaram em uma área do Rio de Janeiro que não
era dominada pelos portugueses.
3) Quem comandava as tropas francesas?
R: Nicolau Durand de Villegaignon.
4) O que eles fundaram na cidade?
R: Eles fundaram um forte em uma ilha que ficou conhecida como a Ilha de
Villegaignon.
5) Quem conseguiu expulsar os franceses?
R: Quem expulsou foi o terceiro governador-geral do Brasil
chamado Mem de Sá.
6) Que apoio os portugueses tiveram para combater e expulsar os franceses?
R: Os indígenas.
7) Dois grupos indígenas tiveram participação na expulsão dos
franceses. Que grupo indígena apoiou os portugueses? E qual tribo indígena
apoiou os franceses ?
R: A tribo indígena que apoiou os portugueses foram os
Temiminós, liderado por Arariboia.
A tribo indígena que apoiou os franceses foram os Tamoios.
8) Como se chamava o chefe das tribos que conseguiu expulsar os franceses?
R: O chefe se chamava Cunhambebe.
9) A expulsão dos franceses ocorreu no ano de 1567. Dois anos antes,
em 1565, o que aconteceu?
R: Aconteceu a fundação da Cidade do Rio de Janeiro.
10) De acordo com o texto da apostila, página 274, quanto tempo os
franceses ocuparam a cidade do Rio de Janeiro que na época era uma colônia de Portugal?
R: A ocupação francesa durou 10 anos.
11) A fundação da cidade do Rio de Janeiro aconteceu entre dois
morros. Quais os nomes desses morros?
R: Morro Cara de Cão e o Pão de Açucar.
12) Quem era o governador da colônia no Brasil, na época da invasão
dos franceses?
R: O governador era Estácio de Sá.
-
Esta semana teremos mais um pouco de Gramática. Vamos trabalhar acentuação gráfica. Assistir o vídeo Depois copiar e realizar as atividades...
-
Gabarito de Matemática do dia 16/ 03 /2021. Agora complete retas numéricas a) Intervalo de 5: 0,5,10, 15, 20, 25, 30,35. b) Intervalo d...
-
MATEMÁTICA NÃO PODEMOS FICAR PERDIDOS!! VAMOS NOS LOCALIZAR!! 1) apostila página 98,99,100,101 E 102 ...