segunda-feira, 17 de agosto de 2020

GABARITO 4º ANO CARIOCA 10/08

 



REFORÇO 3º E 4º ANO CARIOCA 17/08

 Respostas:

1)Cabeçudo, educação, serviço, canção, moço, açude, calçado, caroço.
2) Resposta no exercício anterior.
3) O calçado é de couro.
O macaco é cabeçudo.

GABARITO 4º ANO 10/08

 



ATIVIDADE 4º ANO CARIOCA 17/08

 


ACESSAR LINKS 


GABARITO 5º ANO 10/08


 

ATIVIDADE 3º ANO 17/08

 Uma semana abençoada!!!

Professora Erika Albuquerque

ATIVIDADE 5º ANO 17/08



 

GABARITO 6º ANO 10/08

 Bom dia!

Segue o gabarito da aula do dia 10/08/2020.





ATIVIDADE 6º ANO 17/08

 Olá sexto ano, as atividades de Língua Portuguesa serão no material didático carioca páginas: 60, 61,62 , 63 e 64.

Um💋 da professora Carla.








ATIVIDADES 4º ANO 17/08

 


17 DE AGOSTO   LÍNGUA PORTUGUESA

 

                                                                               

 

A leitura de uma boa história nos leva a lugares maravilhosos. Para se escrever uma boa história precisamos de alguns cuidados. Vejamos:

                                               https://youtu.be/O6L1a0LRVm0      

Vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto e comemorar o Folclore Brasileiro também.       

 

Material Complementar (Semana de 13 de julho): Paginas 04, 05 e 05

 https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/home

Atividades no caderno:

 

§  Para copiar

Existem muitas versões sobre a mula-sem-cabeça. Uma delas conta que uma mulher se apaixonou por um padre.

Esta mulher se transformou em mula-sem-cabeça, que nas noites de quinta para sexta feira, aparece relinchando, para assustar a todos que encontrar.

Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte do seu corpo.

Se alguém for bastante corajoso para lhe arrancar o freio de ferro, ou então picá-la com um alfinete para fazê-la sangrar, conseguirá quebrar o encanto.

A mula toma forma de mulher e chora muito.

 

Responda:

1.     Segundo a lenda, quando uma mulher se transforma em mula-sem-cabeça?

 

2.     O que a mula-sem-cabeça faz?

 

3.     Quando é que ela aparece?

 

4.     Por que as pessoas não conseguem ver a cabeça da mula?

 

5.     Qual a maneira de quebrar o encanto da mula-sem-cabeça?

 

6.     O que acontece com a mulher quando ela se livra do encanto?

 

7.    No trecho:

 “Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte do seu corpo.”

           As palavras sublinhadas se referem respectivamente a:

(     ) mula- nariz- cabeça

(     ) cabeça- nariz – mula

(     ) mula- cabeça- mula

(     ) cabeça- mula- cabeça

 

 


GABARITO 3º ANO 10/08

 Gabarito das páginas 109, 110 e 111 da apostila:

.
Pág. 109
7- Flamengo  planta 
Fluminense    bicicleta 

Pág. 110
3- setembro 
4- 8 letras
5- embrulho brinquedo braço pedra
    criança prato
    estrela crocodilo vinagre grilo

Pág. 111
1- Bruna / blusão        cravo / Clarisse
    flauta / Fluminense  grosso / Glória / glória
    prato / placa             fraco /  Flamengo
3- Porque algumas palavras são nomes próprios de clubes, ou nome de lugar.

👩🏼‍🏫Abraços

ATIVIDADE 1º ANO 17/08




 Atividades 1o. Ano:

Dia 17/08, segunda-feira.


1- Hora da História, acesse o link👇🏼

https://youtu.be/YpntSp5acoc


2- Sugestões de atividades nos livros: 


Carioca, pp. 136, 137 e 140;

Matemática, p. 129;

Português, pp. 193 e 194.


Bom estudo!

Ótima semana!😘

ATIVIDADE 2º ANO 17/08

  ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA 17/08/2020.

APOSTILA PÁGINAS 121 - 122 E 123.





➡️ TEXTO INFORMATIVO: O QUE É FOLCLORE?


GABARITO 2º ANO 10/08

 GABARITO DAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA 10/08/2020.





REFORÇO 1º E 2º ANO 17/08

 Segue as respostas:

1) bolo
2) cenoura
3)dado
4)laranja
5) mamadeira
6) ônibus
7)polvo
8) urso
9) xícara

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

REFORÇO 1º E 2º ANO 14/08

 Atividade de matemática do reforço escolar para o 1 e 2 Ano: Dia 14/08.

Respostas:
1) 5,4,5,5,4,3
2) 4+1=5
2+2=4
2+3=5
0+5=5
1+2=3
1+4=5
1+3=4


ATIVIDADE 4º ANO 14/08

 

: Geografia

Revisitando o Material de Complementação Escolar

(Semana de 03 a 07.08.20)

O que é um município? Páginas: 06 e 07

 História

Revisitando o Material de Complementação Escolar

(Semana de 03 a 07.08.20)

As mudanças  do Rio de Janeiro

Páginas: 04 e 05


https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/home

REFORÇO 3º E 4º ANO CARIOCA 14/08

 Atividade para o reforço escolar para a 3º e 4º Ano Carioca: Dia 14/08.

Respostas:
A) 375
B) 648
C) 928
D) 967
E) 746
F) 639
G) 859
H) 585
I) 775


ATIVIDADE 5º ANO 14/08

GEOGRAFIA


 Segue material de geografia para amanhã.

Caderno de complementação: 
Semana 25/05, página 16.
Semana 08/06, páginas 14 e 15.
Semana 29/06, página 12.





Questionário para ser respondido pelo Caderno de Complementação, Semana 29/06, página 12.

1) Pesquise o que é coleta seletiva e registre em seu caderno.

2) Que benefícios pode trazer a coleta seletiva?

3) As cooperativas que fazem a coleta enviam o material para onde?

4) A coleta seletiva da Comlurb atende quantos bairros do Rio de Janeiro?

5) Os materiais para a coleta seletiva deve ser embalado de que maneira? Por que dever ser embalado dessa maneira?

6) Para os catadores da coleta seletiva produzir em maior quantidade, o que deve ser feito com o lixo?



HISTÓRIA 

Caderno de complementação, semana 18/05, páginas 18 a 20.





GABARITO 5º ANO 07/08

 GABARITO  GEOGRAFIA


Apostila, Páginas 221 a 255

1) Qual o principal causador do aumento da temperatura nas grandes cidades?

R: A produção de gases nos centros urbanos.

2) De acordo com o texto da página 251, qual as duas metrópoles produtoras dos chamados gases estufas?

R: São Paulo e Rio de Janeiro.

3) Além dos fatores que já foram estudados que interferem no clima, quem pode também causar interferência?

R: A interferência humana.

4) Será que nós podemos fazer alguma coisa? Que benefícios o ser humano terá se conseguir diminuir a temperatura de seu bairro ou de sua cidade?

R: Sim, podemos fazer alguma coisa. Benefícios na área da saúde e da economia.

5) Qual o nome do projeto citado na página 252, da apostila, que pode contribuir para a diminuição das temperaturas nas grandes cidades? Em que lugar esse projeto está sendo implantado?

R: “Projeto Hortas Cariocas”. Está sendo implantado em escolas municipais e comunidades de baixa renda.

6) O que acontece quando existe uma presença muito grande de plantas em um lugar?

R: A umidade do ar e a quantidade de oxigênio aumenta fazendo com que a temperatura diminua.

7) As mudanças climáticas são causadas por quem?

R: Pelo homem.

8) Um dos impactos ambientais no estado do Rio de Janeiro tem sido a poluição dos rios. Isso tem afetado diretamente a qualidade de vida dos moradores das cidades do estado.

9) Qual o nome do rio que passa por baixo da rua das Laranjeiras? Onde ele nasce? Que parte do rio está preservada da poluição?

R: O nome do rio é Rio Carioca. Ele nasce aos pés do Cristo, no morro do Corcovado. A parte do rio que está preservada da poluição é a cabeceira dele que fica dentro da Floresta da Tijuca.

10) Esse rio era a principal fonte de água potável do município da cidade do Rio de Janeiro, no século 19. Como ele está hoje?

R: As águas do Rio Carioca estão soterradas pela urbanização e correm como um valão de esgoto.

11) E no seu bairro ou comunidade, tem algum rio que seja poluído? E se não estivesse poluído, conseguiria ter outras funções?

R: Resposta Pessoal (o aluno deve verificar se existe algum rio no bairro e vê as condições dele; registrar que função ele teria para o bairro).

12) Na página 255, tem a foto de um rio. Qual o nome dele? Qual a principal função dele em relação à cidade do Rio de Janeiro?

R: O nome do rio é rio Guandu. Sua principal função é abastecer com água potável as milhares de residências da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

13) A criação da adutora no Rio Guandu, foi feita com que objetivo?

R: Foi criada para garantir a qualidade e a quantidade de água da Bacia do rio Guandu.

14) Quem são os afluentes do Rio Guandu?

R: Seus afluentes são os rios dos Macacos, Santana, São Pedro, Poços/Queimados e Ipiranga.

 

Gabarito da Apostila, página 251, “ESSE ESPAÇO É SEU”

A principal causa pelo aumento das temperaturas na cidade do Rio de Janeiro e na maioria das cidades do mundo é a interferência do homem. As ações humanas tem produzido gases que são jogados no ar, desmatamento de florestas, construção de prédios e pavimentação das ruas levando a mudanças climáticas no mundo inteiro.

Uma ação que pode ser feita em nosso bairro e comunidade para ajudar a reverter esse quadro é plantar novas árvores para que o bairro ou a cidade fique mais arborizada. Não jogar lixo nos rios, mas separar o lixo e insistir na coleta dele pelos órgão responsável. Não jogar lixo nas ruas que pode provocar o entupimento de bueiros e o impedimento do escoamento das águas em período de chuvas.

 

Gabarito da Apostila, página 254, “ESPAÇO PESQUISA”

Procurar uma foto de jornal ou revista que represente um problema ambiental. Exemplo: alagamento, poluição do ar e das águas, enchentes e desmoronamento, falta de áreas verdes.

A foto com uma dos exemplos citados acima deve ser colada.

 

No campo “ESSE ESPAÇO É SEU” escreva o nome do problema identificado e a possível solução ou seja como resolver o problema.





GABARITO HISTÓRIA


QUESTIONÁRIO DE HISTORIA

CADERNO DE COMPLEMENTAÇÃO, SEMANA 04/05, PÁGINA 21

 

1) De acordo com o texto lido, página 21, que outros povos estavam interessado nas novas terras descobertas?

R: Os franceses.

2) O que eles fizeram na cidade do Rio de Janeiro? Em que ano foi isso?

R: Eles desembarcaram em uma área do Rio de Janeiro que não era dominada pelos portugueses.

3) Quem comandava as tropas francesas?

R: Nicolau Durand de Villegaignon.

4) O que eles fundaram na cidade?

R: Eles fundaram um forte em uma ilha  que ficou conhecida como a Ilha de Villegaignon.

5) Quem conseguiu expulsar os franceses?

R: Quem expulsou foi o terceiro governador-geral do Brasil chamado Mem de Sá.

6) Que apoio os portugueses tiveram para combater e expulsar os franceses?

R: Os indígenas.

7) Dois grupos indígenas tiveram participação na expulsão dos franceses. Que grupo indígena apoiou os portugueses? E qual tribo indígena apoiou os franceses ?

R: A tribo indígena que apoiou os portugueses foram os Temiminós, liderado por Arariboia.

A tribo indígena que apoiou os franceses foram os Tamoios.

8) Como se chamava o chefe das tribos que conseguiu expulsar os franceses?

R: O chefe se chamava Cunhambebe.

9) A expulsão dos franceses ocorreu no ano de 1567. Dois anos antes, em 1565, o que aconteceu?

R: Aconteceu a fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

10) De acordo com o texto da apostila, página 274, quanto tempo os franceses ocuparam a cidade do Rio de Janeiro que na época era uma colônia de Portugal?

R: A ocupação francesa durou 10 anos.

11) A fundação da cidade do Rio de Janeiro aconteceu entre dois morros. Quais os nomes desses morros?

R: Morro Cara de Cão e o Pão de Açucar.

12) Quem era o governador da colônia no Brasil, na época da invasão dos franceses?

R: O governador era Estácio de Sá.

Encerramento das postagens.