segunda-feira, 3 de agosto de 2020
ATIVIDADE 1ª ANO 03/08
ATIVIDADE 6ª ANO 03/08
ATIVIDADE 2ª ANO 03/08
sexta-feira, 17 de julho de 2020
ATIVIDADE 5º ANO 17/07
QUESTIONÁRIO DE GEOGRAFIA – PÁGINAS 245
1) Como se chama o aparelho que mede a temperatura do tempo em uma cidade?
2) Quando uma temperatura de um local marca 40° C, o que isso indica?
3) A maioria dos países utiliza a escala Celsius como escala termométrica oficial. Ela foi criada no século XVIII pelo sueco Anders Celsius e possui cem intervalos. Existem outras escalas, mas o Brasil usa a escala Celsius par medir temperatura. Usamos a letra “C “ para identificá-la.
Em sua apostila, página 245, tem uma notícia que saiu no jornal. Escreva as temperaturas referente a cada localidade, conforme a noticia:
a) Estação meteorológica de Santa Cruz ___________
b) Alto da Boa Vista _________
4) Qual a explicação dada para temperaturas tão diferentes em uma mesma cidade?
5) Que fatores fizeram num mesmo dia, no bairro de Santa Cruz e Alto da Boa Vista registrarem temperaturas tão diferentes?
6) O que contribui para a manutenção de temperaturas mais amenas no Maciço da Tijuca?
7) Os maciços da Tijuca e da Pedra Branca possui uma diferença grande entre eles: a distância até o mar. Quanto mais próximo do mar mais _________ vai ficando e quanto distante dele, mais _________ fica. Olhando a imagem da página 247, podemos dizer que o Maciço da Tijuca fica __________ do mar fazendo com que o Alto da Boa Vista tenha a _______ temperatura da cidade do Rio de Janeiro. Já o Maciço da Pedra Branca fica _______ do mar fazendo com que receba __________ influência dos ventos marítimos, fazendo com que a temperatura do lugar _______________.
8) Outra notícia que saiu no jornal está na página 248 da apostila. Nela estão registradas as temperaturas de alguns municípios do estado do Rio de Janeiro. Escreva essas temperaturas conforme o registro de cada município.
a) Nova Friburgo: __________
b) Teresópolis: ___________
c) Petrópolis: ________
9) De acordo com o Inmet, a temperatura mais baixa na Região Serrana foi registrada em 10 de junho de 1933, tornando-se um recorde histórico de frio em Nova Friburgo e Teresópolis. A temperatura registrada foi ___________.
10) Que o principal fator natural que leva a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro tenha temperaturas tão baixas?
11) A imagem da página 249, apresenta o relevo da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Nela se encontra a forma mais famosa do relevo presente nessa região. Qual o nome dessa forma?
ATIVIDADE 6º ANO 17/07
GABARITO 5º ANO 10/07
GABARITO DE HISTÓRIA – A ESCRAVIDÃO DOS INDÍGENAS E AFRICANOS
1) Quais capitanias desenvolveram a cultura da cana-de-açucar?
R: As capitanias de Pernambuco e Bahia.
2) Explique em que momento a escravidão surgiu?
R: Quando começou a instalação das primeiras lavouras de cana-de-açucar.
3) Os primeiros povos a serem escravizados foram os indígenas que eram aprisionados pelos bandeirantes.
4) Como a escravidão indígena diminuiu?
R: Quando as tribos eram dizimadas e a mão de obra passava a ser amplamente utilizada.
5) De que maneira os portugueses ampliaram a mão de obra nos engenhos?
R: Através do tráfico de escravos que eram trazidos da África para o continente americano.
6) Como era feita o transporte dos africanos? Em quais condições eles viajavam?
R: O transporte dos africanos era feito em navios negreiros. Eles viajavam em péssimas condições, sendo acorrentados e amontoados em porões escuros e mal ventilados, com pouca comida, maus-tratos, sujeira e doenças
7) Os africanos sobreviventes, ao chegar no Brasil, eram encaminhados para onde?
R: Eram encaminhados para o “mercado de escravos”, onde aguardavam para ser vendidos.
8) Como era a vida dos escravos africanos depois de vendidos?
R: Uma vida de trabalho forçado, privados da liberdade, com castigos físicos e proibidos de manifestar seus costumes e suas crenças.
9) O lugar onde os escravos africanos viviam chamava-se senzala.
10) O trabalho realizado nos engenhos era para transformar a cana de açúcar em que produto? Onde esse produto era vendido?
R: Transformar em açúcar. Era vendido nos mercados europeus.
11) Quem lucrava com a venda desse produto?
R: Os proprietários dos engenhos de açúcar e os comerciantes.
12) Os proprietários de engenhos eram também chamados de quê?
R: Senhores de engenho.
Exercício
1) a) 500 metros acima do nível do mar.
b) 1.200GABARITO DE GEOGRAFIA – RELEVO BRASILEIRO
metros acima do nível do mar.
c) zero metros acima do nível do mar.
2) a) entre zero e 49 metros acima do nível do mar.
b) Maciço da Tijuca, Maciço da Pedra Branca e Maciço do Gericinó-Mendanha.
3) R: relevo continental - relevo oceânico.
4) R: Vulcões, placas tectônicas, terremotos e abalos sísmicos.
5) R: Devido a água da chuva produzir enxurradas e deslizamentos de terra em encostas.
6) R: Os tipos do relevo brasileiro que se destacam são planalto, planície e depressão. O planalto tem altitudes acima de 300 metros, a planície tem altitudes entre 0 e 100 metros e a depressão tem altitude que varia de 100 a 500 metros.
7) R: Construção de estradas, barragens, pontes, portos, casas, edifícios diversos e cidades, quando cultiva plantas ou adapta o relevo conforme à sua necessidade.
ATIVIDADE 4º ANO 17/07
ATIVIDADE 4º ANO CARIOCA 17/07
4 º ANO CARIOCA TURMAS : 7401 E 7402
1.
ESCREVA NO CADERNO :
DATA : 17/07/2020
NOME COMPLETO
2. OUÇA
A PARLENDA DO MACACO.
https://www.youtube.com/watch?v=xWrnIFwMt48
3. O TEXTO DA PARLENDA ESTÁ FORA DA ORDEM.
COPIE NO SEU CADERNO NA ORDEM CORRETA.
DEPOIS LEIA A PARLENDA
ATIVIDADE 1º ANO 17/07
GABARITO 4º ANO 10/07
quinta-feira, 16 de julho de 2020
ATIVIDADE 4º ANO 16/07
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