terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADES 4º ANO CARIOCA - DIA 30 DE JUNHO


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 23 DE JUNHO

Observe a tabela de preços da barraca de lanches e resolva os problemas:

 

Tabela de preços

 

Suco – R$3,00

Refrigerante – R$4,00

Salsichão – R$5,00

Cachorro-quente – R$4,00

Pastel – R$3,00

 

  1 – Mônica comprou um suco e um salsichão. Quanto ela gastou ?

R$3,00 + R$5,00 = R$8,00

 

 R$3,00 + R$5,00 = R$8,00

  2 – Cebolinha comprou um pastel e pagou com uma nota de 10 reais. Quanto ele recebeu de troco ?

R$10,00 - R$3,00 = R$7,00

 

 R$10,00 - R$3,00 = R$7,00

  3 – Magali comprou um refrigerante, um cachorro-quente e um pastel. Quanto ela gastou ?

R$4,00 + R$4,00 + R$3,00= R$11,00

 


R$4,00 + R$4,00 + R$3,00= R$11,00




4 º ANO CARIOCA                     TURMAS :  7401 E 7402

 

1. ESCREVA  NO CADERNO :

   DATA : 30/06/2020

   NOME COMPLETO

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

 

O HOMEM CRIOU O DINHEIRO

              ANTES DO DINHEIRO SER CRIADO, AS PESSOAS COMERCIAVAM FAZENDO TROCAS. COM O PASSAR DO TEMPO, SENTIRAM A NECESSIDADE DE UM SISTEMA PARA MELHOR NEGOCIAR.

             O NOSSO DINHEIRO É O REAL.   O SÍMBOLO DO REAL É  R$.

 

1.ASSISTA O VIDEO:  A HISTÓRIA DO DINHEIRO.


2. REPRESENTE O VALOR DE CADA CÉDULA E MOEDA ABAIXO. ESCREVA TAMBÉM POR EXTENSO. OBSERVE O EXEMPLO

4. VAMOS JOGAR !!!! FAZER CONTINHAS !  PASSATEMPO ONLINE!!!

https://www.tabuadas.com.br/sistema-monetario/cedulas-moedas-real-8.php 





ATIVIDADES 4º ANO - DIA 30 DE JUNHO


30 DE JUNHO             MATEMÁTICA



Continuamos as comemorações juninas e hoje você vai assistir uma história bem engraçada de um homem muito preguiçoso.



Vamos deixar a preguiça de lado e revisar algumas coisas que aprendemos até agora. 

Material Complementar (Semana de 04 de maio) -Páginas: 27,28, 29 e 30

https://pwa.app.vc/smecarioca2020

 

Atividades no caderno:

 

1) Na escola Presidente Vargas, estudam 3 centenas, duas dezenas e 5 unidades de meninos e 4 centenas, 9 dezenas e 9 unidades de meninas. Quantos alunos estudam na escola?

Produto

Quantidade

Valor

Amendoim

130

Paçoquinha

670

Quentão

255

Pipoca

688

Pastel

261

2) Durante a festa foram vendidas muitas guloseimas, atenção para o Quadro de produtos e valores. Calcule qual foi o lucro para as vendas:

PRODUTO

VALOR

Amendoim

R$ 1,55

Paçoquinha

R$ 0,50

Quentão

R$ 1,20

Pipoca

R$ 2,00

Pastel

R$ 4,00

3) Na eleição da Sinhazinha e Sinhozinho da Festa foram vendidos 5.156 votos ao preço de R$ 0,50. Qual foi o valor arrecadado para a escola?

4) Para ir a uma festa Junina animada no Nordeste comprei as passagens aéreas e paguei com cartão de crédito, sendo 12 parcelas de 385,00 incluído o valor do hotel. Que valor pagarei pelas viagem?

5) A diretora da escola comprou um carro para o prêmio do Bingo, foi um Fusca 1978, comprado no valor de R$ 1.755,00 e parcelado em 9 vezes, quanto a escola pagará em cada prestação?

6) A festa junina é tradicional na escola, aconteceu pela primeira vez em 1973. Em que ano fará 50 anos de “Festerê”?

7) A turma do terceiro ano apresentou uma quadrilha com 24 alunos, o quarto ano apresentou com o dobro de alunos e quinto ano com o triplo. Qual a quantidade de alunos de cada ano? Qual a quantidade ao total de alunos que apresentaram nas quadrilhas?

8) Para decorar a escola foram feitas 1 unidade de milhar e 5 centenas de bandeirinhas para o corredor da escola, 4 unidades de milhar, 7 centenas e 9 dezenas para o pátio, 4 centenas, 6 dezenas e 8 unidades para a frente da escola. Quantas bandeirinhas foram feitas ao total?

9) Na festa foram vendidas 855 garrafas de refrigerante de 250ml. Quantos litros de refrigerante foram vendidos?

10) A maçã do amor, foi a sensação da festa! Durante o “Arrairá”. Foram feitas 1105 maçãs e vendidas 999.  Quantas maçãs restaram?


segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADE 1º ANO - DIA 29 DE JUNHO

Dia 29/06, segunda-feira.

Atividade de hoje: 

LEITURA ORAL (Não precisa copiar no caderno). 

1- Leia as músicas juninas, em voz alta, apontando cada palavra com o seu dedinho.

Boa semana!

ATIVIDADES 2º ANO - 29 DE JUNHO


▪️ ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

APOSTILA PÁGINAS 91 E 92.



▪️ PRODUÇÃO TEXTUAL


📢 HORA DA HISTÓRIA

VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DE UM BALÃO QUE NÃO QUERIA SUBIR?



CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO - 2º ANO

📌 HORA DA CORREÇÃO!

GABARITO DAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA22/06/2020





ATIVIDADES 3º ANO - DIA 29 DE JUNHO



CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO

Gabarito da página 90:
.
.
A) História do Rato do Campo e da Cidade.
.
B) Aula de ciências 
.
C) Desenhar
.
D) Fazer chocalhos com letrinhas e feijões e aprende a tocar agogô. 
.
E) Rato
.
F) Gabriela e Carapimba
G) O "Eu" se refere ao Marcelo.

ATIVIDADES 4º ANO CARIOCA - 29 DE JUNHO

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO



4 º ANO CARIOCA                     TURMAS :  7401 E 7402

 

1. ESCREVA  NO CADERNO :

   DATA : 29/06/2020

   NOME COMPLETO

 

 

2.   LEIA


3.   COPIE A RESPOSTA  CORRETA NO SEU CADERNO.

a)  ESSE TEXTO É UM :

(         ) BILHETE

(         ) POESIA

(         )  CONVITE

 

b) PARA QUE SERVE ESTE TEXTO?

(         ) DAR UM RECADO.

(         ) CONTAR UM PIADA.

(         ) CONVIDAR PARA UMA FESTA.

 

c) QUAL  É  O  NOME DO ANIVERSARIANTE?

R: _______________________________

 

d) ONDE SERÁ A COMEMORAÇÃO?

R: _______________________________

 

e) QUAL É O DIA DA FESTA?

 R : _________________________________

 

f) QUE HORAS ?

R: __________________________________

 

g) QUAL É O TEMA DA FESTA DO MIGUEL?

(        ) CARNAVAL

(        ) FESTA JUNINA

(       ) PÁSCOA

 


4.   DESCUBRA AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E DEPOIS COPIE AS PALAVRAS NO CADERNO.



ATIVIDADES 4º ANO - 29 DE JUNHO

29 DE JUNHO                 LÍNGUA PORTUGUESA



“Não se admire se um dia
Um beija-flor invadir
A porta da tua casa
Te der um beijo e partir
Fui eu que mandei o beijo
Que é pra matar meu desejo
Faz tempo que eu não te vejo
Ai que saudade d'ocê !!!

Geraldo Azevedo

 

Hoje é dia de São Pedro, um dos santos festejados nas comemorações juninas.  Adore as comidas típicas desta época. E você?



Material Complementar (Semana de 04 de maio) - Páginas: 22, 23, 24, 25 e 26

https://pwa.app.vc/smecarioca2020



1. Este texto é uma:

(   ) Fábula                    

(   ) Receita                         

(   ) Receita

 

2. Sua finalidade é:

(  ) Ensinar uma receita de canjica.

(  ) Ensinar uma receita de pé de moleque.

(  ) Divertir o leitor.

(  ) Falar sobre as tradições e costumes das Festas Juninas.

 

3. Quais são os  ingredientes usados na receita do pé-de-moleque?


ATIVIDADES 5º ANO - 29 DE JUNHO

1)Leia a poesia abaixo e complete-a corretamente utilizando as palavras que estão nos retângulos.



2)Agora, com base na poesia lida, responda em seu caderno.

A)Qual é o título da poesia?

B) A poesia é composta por______ versos distribuídos em _______ estrofes.

C)Volte ao texto e circule as rimas.

D)A poesia apresentada acima é um diálogo. Quem está conversando?

 E)Qual é o assunto do diálogo?

 F)Por que São João está triste?

 G) Que conselho São João deu para todos nós?  

H) No quarto verso da primeira estrofe, está faltando um sinal de pontuação? Qual é este sinal de pontuação? Volte ao texto e pontue este verso corretamente.

3) Pesquise e depois escreva um pequeno texto sobre os riscos que os balões podem ocasionar e como podemos evitá-los.  Você também pode utilizar as informações contidas nos textos que você acabou de ler.

Não esqueça de que seu texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Revisando a ortografia.

4)



 



CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE JUNHO - 5º ANO

Língua Portuguesa

Gabarito da semana anterior (22/06)


2)Com base no texto lido, responda:

a) Qual é a origem das Festas Juninas?

Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

b) Em que consiste a Festa Junina?

Consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antônio e São Pedro.
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.


c) O que a fogueira representa?

A fogueira, na festa junina, representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas. Fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.


d) Quais são os santos padroeiros das Festas Juninas?

São João que é o santo protetor das colheitas e seus seguidores São Pedro e Santo Antônio são os padroeiros das Festas Juninas.

  O texto que você leu é:

( )Um poema        (  )Uma parlenda ( x  ) Um texto informativo

 

f) Volte ao texto e copie os nomes dos instrumentos da banda em ordem alfabética.

berimbau – bongós - cackeckê. – guisos – pauzinhos - reco-reco - tambores triângulos

 

3) Agora que você já sabe sobre a comemoração das festas juninas, escreva como são comemoradas as festas juninas em sua cidade:

A)As melhores danças: resposta pessoal

B)As comidas típicas: resposta pessoal

C)As brincadeiras: resposta pessoal

D)As canções mais tocadas: resposta pessoal

 4)Utilizando as informações que você escreveu no exercício anterior, produza um texto  contando sobre a festa junina da sua cidade. Não esqueça de que  o seu texto deve ter, além do título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Resposta pessoal

 


ATIVIDADES 6º ANO - 29 DE JUNHO



Assistir o vídeo.
Como fazer histórias em quadrinhos.


Realizar as atividades do material didático Carioca páginas: 56, 57, 58 e 59.





Mais uma semana começando! Vamos continuar firmes nos estudos!

Hoje iremos trabalhar com as histórias em quadrinhos.

Atividade para ser copiada e realizada em seu caderno de Português.




Encerramento das postagens.