Geografia (29.05.20)
Referências do Estado e do Município do Rio de Janeiro.
Apostila - Páginas: 241, 242, 243 e 245.
Material de Complementação Escolar
(Semana de 11 a 15.05.20)
Páginas: 17 e 26.
História (29.05.20)
Você sabia que existe povos nômades até hoje?
Apostila - Páginas: 285 a 288.
Material de Complementação Escolar
(Semana de 11 a 15.05.20)
Página: 18
sexta-feira, 29 de maio de 2020
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE MAIO - 4º ANO
Correção das atividades de Geografia (22.05.20)
Página: 237 - Resposta pessoal
" Lembre-se que existem várias formas de localização e orientação no espaço geográfico e que, mesmo formas já não tão usadas atualmente, aínda podem ser importantes maneiras de localização e orientação no espaço geográfico."
Página: 238 - Resposta pessoal
" Use a sua imaginação baseando-se em diferentes mapas do município do Rio de Janeiro.
Os deslocamentos e as viagens são capazes de estimular a criatividade de lugares que nunca fomos, e a elaboração de "mapas mentais", fundamentais para o desenvolvimento do seu trajeto."
Página: 239 - Faça as seguintes tarefas com atenção!
Correção das atividades de História (22.05.20)
Página: 283
O que vc observa em cada uma dessas imagens?
1- Desmatamento das árvores.
2- Lixo na água.
3- Lixo nas ruas das cidades.
O que essas imagens têm em comum?
O desrespeito ao meio ambiente.
Página: 284
1- São de desrespeito porque a natureza está sendo poluída/destruída.
2- Resposta pessoal.
3- Não jogar lixo nas ruas, cuidar bem das plantinhas, etc.
4- Eles viviam da caça de animais e da coleta de sementes e frutos. Sempre que o alimento da região em que estavam acabava, eles tinham que se mudar para outra região a fim de garantir a sua sobrevivência. Eles viviam em harmonia com a natureza.
Página: 237 - Resposta pessoal
" Lembre-se que existem várias formas de localização e orientação no espaço geográfico e que, mesmo formas já não tão usadas atualmente, aínda podem ser importantes maneiras de localização e orientação no espaço geográfico."
Página: 238 - Resposta pessoal
" Use a sua imaginação baseando-se em diferentes mapas do município do Rio de Janeiro.
Os deslocamentos e as viagens são capazes de estimular a criatividade de lugares que nunca fomos, e a elaboração de "mapas mentais", fundamentais para o desenvolvimento do seu trajeto."
Página: 239 - Faça as seguintes tarefas com atenção!
Correção das atividades de História (22.05.20)
Página: 283
O que vc observa em cada uma dessas imagens?
1- Desmatamento das árvores.
2- Lixo na água.
3- Lixo nas ruas das cidades.
O que essas imagens têm em comum?
O desrespeito ao meio ambiente.
Página: 284
1- São de desrespeito porque a natureza está sendo poluída/destruída.
2- Resposta pessoal.
3- Não jogar lixo nas ruas, cuidar bem das plantinhas, etc.
4- Eles viviam da caça de animais e da coleta de sementes e frutos. Sempre que o alimento da região em que estavam acabava, eles tinham que se mudar para outra região a fim de garantir a sua sobrevivência. Eles viviam em harmonia com a natureza.
ATIVIDADES 6º ANO - DIA 29 DE MAIO
História
Assistir o vídeo sobre Mesopotâmia
Copiar um pequeno resumo no caderno.
Estudando a Mesopotâmia
Atividades do material didático Carioca páginas: 283,284 e 285.
Geografia
Atividades do didático Carioca páginas: 232, 233, 234 e 235.
Assistir o vídeo sobre Mesopotâmia
Copiar um pequeno resumo no caderno.
Estudando a Mesopotâmia
Para
entender melhor!
O
que significa a palavra Mesopotâmia?
É
uma palavra de origem grega que significa TERRA ENTRE RIOS.
Essa
região recebeu esse nome porque fica entre os rios Tigre e Eufrates. Hoje, essa
área corresponde a um país chamado Iraque.
Qual
é a importância da Mesopotâmia?
A
Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença
em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a
partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse
sedentarizar- se e formar cidades naquele local.
Por
que a região da Mesopotâmia ficou conhecida como Crescente Fértil?
Ganhou
este nome, pois olhando no mapa, a região tem um formato de lua na fase quarto
crescente, já o termo fértil é devido a fertilidade do solo nos vales dos rios
Tigre e Eufrates. Foi na região do Crescente Fértil que se desenvolveram duas
das mais importantes e antigas civilizações da antiguidade.
No
Crescente Fértil destacam – se duas grandes regiões: o Egito e a Mesopotâmia.
Essas
terras férteis eram os vales dos grandes rios, como rio Nilo, no Egito, e os
rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia. A fertilidade das terras resultava das
cheias dos rios a cada ano. Ali, a atividade agrícola propiciava colheitas
abundantes.
Atividades do material didático Carioca páginas: 283,284 e 285.
Geografia
Atividades do didático Carioca páginas: 232, 233, 234 e 235.
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 22 DE MAIO - 6º ANO
GABARITO DE HISTÓRIA DIA 22 DE MAIO
PÁG 280
1º
Utensílios ou ferramentas feitas com pedra lascada
2º
utensílios ou ferramentas feitas com pedra polida
3º
Utensílios ou ferramentas feitas de metal
PÀG 281
1 – fortes
2 – narrativa
3- linha
4 – calendários
5 – sucessão
6 – simultaneidade
7 – ruptura
8 – pré-história
9 – antiga
10 – fósseis
11 – nômades
12 – sedentários
CORREÇÃO GEOGRAFIA
Revisão de
Geografia
1
- É uma ciência que possui o espaço como seu objeto de estudo.
2
- Os textos retratam que apesar da beleza natural da cidade,
ao mesmo tempo possui um dos mais altos índice de violência urbana.
3 - Porque foi modificado e transformado pelo homem.
4 - Naturais Vegetações, relevo, clima, etc.
Culturais, carros, edifícios, estradas, etc.
5 - Construções de propriedades, casas, prédios, ruas, etc.
6 - As relações econômicas e sociais.
7 – ( ) SIM
( X ) NÃO
Resposta pessoal
Resposta pessoal
quinta-feira, 28 de maio de 2020
ATIVIDADES 1º ANO - DIA 28 DE MAIO
Dia 28/05, quinta-feira.
Atividades:
1- Caderno (atividade ORAL - não é para a criança copiar - ouvir a leitura da mamãe e responder em voz alta).
2- Sugestão de atividades no livro: Carioca, p.113.
Bom estudo!
Atividades:
1- Caderno (atividade ORAL - não é para a criança copiar - ouvir a leitura da mamãe e responder em voz alta).
2- Sugestão de atividades no livro: Carioca, p.113.
Bom estudo!
ATIVIDADES 2º ANO - DIA 28 DE MAIO
📌 AGORA, VAMOS APRENDER A FAZER UMA HORTA COM GARRAFA PET? É MUITO FÁCIL!
📢 HORA DA HISTÓRIA!
⚠️ NÃO ESQUEÇA DE REALIZAR UMA ATIVIDADE DO MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO DA SME
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 21 DE MAIO - 2º ANO
📝 HORA DA CORREÇÃO
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
DO DIA 21/05/2020.
●
1ª FOLHINHA
1- Faça o
desenho de uma planta e escreva o nome do ambiente em que ela vive. RESPOSTA PESSOAL
●
2ª FOLHINHA
Encontre as
respostas decifrando os códigos:
1- Plantas
que se prendem a outras sugando-lhes o alimento, como a erva de passarinho. PARASITAS
2- Plantas
que vivem sobre outras, apenas como suporte, como as orquídeas. EPÍFITAS
3- Plantas
que vivem na água, como o aguapé. AQUÁTICAS
4- Plantas
que vivem na terra, como roseira. TERRESTRES
ATIVIDADES 3º ANO - DIA 28 DE MAIO
ASSISTA O VÍDEO:
APÓS O VÍDEO FAZER AS ATIVIDADES DO LIVRO DE CIÊNCIAS PÁGINAS 8,9,10 e 11.
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 21 DE MAIO - 4º ANO
Correção das atividades do dia 21.05.20.
Apostila
Página: 155 1- fotossíntese
2- respiração
3- fotossíntese
Página: 158
Planta (vegetal)
Produtor
Gafanhoto
Consumidor primário
Sapo
Consumidor secundário
Gavião
Consumidor terciário
Página: 159
1- a) A flor (vegetal)
b) Produtor
c) Pintar
2- Porque produzem o seu próprio alimento, por meio da fotossíntese, além de servirem de alimento para outros seres, iniciando sempre a cadeia alimentar.
3- Porque o sapo é um ser vivo que não realiza a fotossíntese.
4- a) Capaz de produzir
b) Capaz de consumir
Página: 160
1- X ( no cogumelo)
2- A planta
3- O gafanhoto
4- O sapo
5- A cobra
Página: Que gera destruição.
Apostila
Página: 155 1- fotossíntese
2- respiração
3- fotossíntese
Página: 158
Planta (vegetal)
Produtor
Gafanhoto
Consumidor primário
Sapo
Consumidor secundário
Gavião
Consumidor terciário
Página: 159
1- a) A flor (vegetal)
b) Produtor
c) Pintar
2- Porque produzem o seu próprio alimento, por meio da fotossíntese, além de servirem de alimento para outros seres, iniciando sempre a cadeia alimentar.
3- Porque o sapo é um ser vivo que não realiza a fotossíntese.
4- a) Capaz de produzir
b) Capaz de consumir
Página: 160
1- X ( no cogumelo)
2- A planta
3- O gafanhoto
4- O sapo
5- A cobra
Página: Que gera destruição.
ATIVIDADES 5º ANO - DIA 28 DE MAIO
Atividades de ciências (28/05)
*Apostila de complementação (semana 20 a 24/04)
Páginas 24 e 25: ciclo e desperdício da água.
*Apostila de complementação (semana 04 a 08/05)
Páginas 11 até 13 e 31: ciclo da água; rios voadores.
*Apostila de complementação (semana 11 a 15/05)
Páginas 27 e 28: uso e disponibilidade da água doce por regiões do país.
*Apostila de complementação (semana 20 a 24/04)
Páginas 24 e 25: ciclo e desperdício da água.
*Apostila de complementação (semana 04 a 08/05)
Páginas 11 até 13 e 31: ciclo da água; rios voadores.
*Apostila de complementação (semana 11 a 15/05)
Páginas 27 e 28: uso e disponibilidade da água doce por regiões do país.
REFORÇO ESCOLAR - DIA 28 DE MAIO
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 21 DE MAIO
1º E 2º ANO
Fogão, café, fivela,foca, fubá, sofá.
3º E 4º ANO CARIOCA
Lâmpada, ambulância, tênis, relógio, óculos, coração, violão, maçã, régua, chapéu, aquário, árvore, nó, pêssego, pêra jacaré, fogão, balão, ioiô.
ATIVIDADES:
1º E 2º ANO:
1º E 2º ANO
Fogão, café, fivela,foca, fubá, sofá.
3º E 4º ANO CARIOCA
Lâmpada, ambulância, tênis, relógio, óculos, coração, violão, maçã, régua, chapéu, aquário, árvore, nó, pêssego, pêra jacaré, fogão, balão, ioiô.
ATIVIDADES:
1º E 2º ANO:
3º E 4º ANO CARIOCA
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Esta semana teremos mais um pouco de Gramática. Vamos trabalhar acentuação gráfica. Assistir o vídeo Depois copiar e realizar as atividades...
-
Gabarito de Matemática do dia 16/ 03 /2021. Agora complete retas numéricas a) Intervalo de 5: 0,5,10, 15, 20, 25, 30,35. b) Intervalo d...
-
MATEMÁTICA NÃO PODEMOS FICAR PERDIDOS!! VAMOS NOS LOCALIZAR!! 1) apostila página 98,99,100,101 E 102 ...