segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

2ª ANO 14/12

 ▪️ GABARITO DAS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA 07/12/2020.



▪️ ATIVIDADES DE PORTUGUÊS DO DIA 14/12/2020.






📢 HORA DA HISTÓRIA:

 

VOCÊ JÁ MONTOU A SUA ÁRVORE DE NATAL?


ENTÃO, VAMOS OUVIR A HISTÓRIA "A ÁRVORE DE BETO"!


É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO👇🏾

https://youtu.be/1xv-QdmhSec

1ª ANO 14/12

 Atividades 1o Ano

Dia 14/12, segunda-feira


1- Acesse o link abaixo, assista a   Vídeoaula Escola.Rio Pontuação das Frases,  aprenda o que são sinais de pontuação e realize a atividade proposta.

👇🏼

https://is.gd/usepontos


2- Sugestões de atividades no MDC Carioca, páginas 148 e 149. 


Boa aula!

Ótima semana! 

😍

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

6ª ANO 11/12

 

Gabarito de História do dia 04/12/2020

1)    Onde se localizavam os povos da América?

a)    Maias - ficavam na América Central.

b)    Astecas - ficavam na América do Norte

c)     Incas - ficavam na América do Sul

2)    Das civilizações nativas da América, qual eram os povos mais antigos em relação ao desenvolvimento? Os Maias.

3)     Como esses povos se organizavam politicamente?

a)    Maias - eram Cidades Estado, ou seja, seus governos eram independentes entre si.

b)    Astecas - formaram seus próprios impérios com governo centralizado.

c)     Incas - formaram seus próprios impérios com governo centralizado.

4)    O que essas civilizações tinham em comum?

Elas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Sua economia era agrária e toda sua sociedade era hierarquizada.

5)    Cite uma característica que se destacavam a civilização Maia.

Construções de pirâmides e escritas hieróglifos.

6)    Cite duas características que se destacavam a civilização dos Astecas.

Construção Civil e ilhas chinampas (ilhas artificiais para produção agrícolas).

7)    Cite uma característica que se destacavam a civilização dos Incas.

Arquitetura (encaixe de pedras) e técnicas de plantio (terraço).

8)    Agora que você já aprendeu um pouco sobre a civilização Maia e descobriu, que é uma das mais antigas da América, faça uma pesquisa sobre as construções Maias, seus costumes e pinturas Maias. Resposta pessoal.


ATIVIDADE 11/12:

ASSISTIR AO VÍDEO:

https://youtu.be/3irfzk9T7Sk

RESPOSNDER AO FORMS:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfV48cGluTKOIqZj7iucvaxhSEi0S_X4ht3W3Hquz0S8LSUiQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628


4ª ANO 11/12

 


Povos nômades e a agricultura    https://youtu.be/UVqQtRhUaHY        e            Mapa do Rio de Janeirohttps://youtu.be/51ENgjn7epc

                         

 

1)     Material Complementar (Semana de 03 de novembro) – página 07

2)     Material Complementar (Semana de 09 de novembro) – página 06 e 07

3)     Material Complementar (Semana de 16 de novembro) -  página 06 e 07


5ª ANO 11/12

 GABARITO DO FORMS DE GEOGRAFIA

1) O problema ambiental é o lixo urbano.

2) O lixo eletrônico é chamado de lixo tecnológico.

3) O lixo urbano se origina dos domicílios, das indústrias, dos hospitais e da

tecnologia.

4) Lixo domiciliar - sobras de alimentos, papéis, plásticos, vidro e papelão.

Lixo industrial - constituição sólida, líquida ou gasosa.

Lixo hospitalar - seringas, agulhas, curativos, gases, ataduras, peças atômicas, etc.

5) O lixo desse século é o lixo tecnológico. Exemplos; pilhas e aparelhos eletrônicos.

6) O lixo hospitalar deve ser incinerado, queimado em forno de microondas ou

tratado em autoclave (esterilização por meio de vapores) e isolado da população. Se

for descartado em céu aberto causará a proliferação de doenças.

7) Ocorre a liberação de gases poluentes, o que ocasiona a poluição do ar, além do

chorume que polui o lençol freático.

8) Chorume é o líquido que é liberado nos resíduos orgânicos.

9) Ocorre a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição

atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase,

parasitose, entre outras.

10) O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário.

11) O tratamento de grande quantidades de lixo deve ser feito através da

incineração e a implantação de aterros sanitários. Isso não é feito porque são caros.

12) Uma população consciente produz menos lixo através da coleta seletiva e da

reciclagem.

13) A lei que entrou em vigor no ano de 2014 foi a Política Nacional de Resíduos

Sólidos.

14) As medidas que podem ser feitas para impedir o impacto ambiental são:

selecionar os tipos de lixo doméstico facilitando para a reciclagem, utilizar sacolas

reutilizáveis em mercados, evitar desperdícios de comida, reduzir produtos

descartáveis e priorizar produtos com refil e granel.

15) Coleta Seletiva é a separação e recolhimento de todo o lixo seco descartado por

empresas, escolas e das nossas casas.

16) O lixo orgânico deve ser usado nas plantas como adubos orgânicos.


17) Os materiais recicláveis são separados em papel, plástico, vidro e metal.

18) Pilhas e baterias quando jogadas no meio ambiente contaminam o solo.

19) A coleta seletiva de lixo é muito importante para muitas pessoas porque garante

renda para a família.


GABARITO DO FORMS DE HISTÓRIA

1) Cidade.

2) Todas as respostas estão corretas.

3) Respeito.

4) Mesopotâmia.

5) Rei Hamurabi.

6) O forte não prejudicasse o mais fraco.

7) A viúva e o órfão.

8) Os estrangeiros e os peregrinos.

9) Nascidos em suas terras e que tivesse pai e mãe da sua própria origem.

10) Salvação da alma e do pecado.

11) Pessoa humana.

12) Direito à alimentação.

13) Rica em nutrientes.

14) Manteiga e carne.

15) Pobres em nutrientes.

16) Proteínas.

17) Legumes, frutas e verduras.

18) Todas as respostas estão certas.

19) Surgiu a agricultura.

20) Indígenas.

21) Falso.

22) Verdadeiro.


23) Verdadeira.

24) Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais

(como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham

sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

25) São aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outro produto

que torne o alimento mais durável, palatável e atraente. 

25) São produtos alimentícios feitos com ingredientes industriais e com pouco ou

quase nada de alimento


ATIVIDADE 11/12


ASSISTIR AO VÍDEO:

https://youtu.be/3irfzk9T7Sk


RESPONDER AO FORMS:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfV48cGluTKOIqZj7iucvaxhSEi0S_X4ht3W3Hquz0S8LSUiQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

4ª ANO CARIOCA 11/12

 



2ª ANO 11/12

 ▪️ GABARITO DAS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DO DIA 04/12/2020.



▪️ ATIVIDADES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DO DIA 11/12/2020.

VOCÊ SABE QUAL É O VERDADE SIGNIFICADO DO NATAL?🎅🏽🎄🎁







3ª ANO 11/12

 ASSISTIR AO VÍDEO:

https://youtu.be/RamRRSkzP9s



1ª ANO 11/12

 ASSISTIR AO VÍDEO:

https://youtu.be/2uFEB4WFF3I



quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

1ª ANO 10/12

 ASSISTIR AO VÍDEO:

https://youtu.be/VcaSHu3RMdo



4ª ANO CARIOCA 10/12

 LINK DO VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=136k9Pgb0pU



3ª ANO 10/12

 Ciências página:  14.

CONFIRA ESTE VÍDEO:

https://youtu.be/WY4P60LWgMY

6ª ANO 10/12

 Segue as atividades de Ciências do dia 10/12/2020👇🏾

Assistir o vídeo informativo👇🏾

https://youtu.be/QR1V_vu_fzU

Realizar as atividades do material de complementação da semana de 07/12/2020 páginas:. 4 e 5.

E responder em seu caderno de Ciências os exercícios a seguir👇🏾

PLANETAS ROCHOSOS E GASOSOS

1) Após a leitura do Caderno de Complementação, Semana 07 de dezembro, complete as frases usando as palavras do quadro abaixo:

Sondas – três – terrestre – telescópio – tecnologia – núcleo – gasosa – crosta

 

 

a) Os planetas do Sistema Solar poderão ser recheados de parte ______________________ e parte _____________________.

b) Através de _________________________ e __________________ espaciais, é possível vê como é o miolo dos planetas.

c) O planeta Terra é formado por _____________ camadas: ___________________, manto e ________________ terrestre.

c) A ciência e a _________________________ tem ajudado a conhecer o interior dos planetas do Sistema Solar.

 

2) Sobre o planeta Mercúrio, marque a resposta certa:

a) O planeta mais próximo do Sol é o:

(     ) Vênus

(    ) Mercúrio

(     ) Terra

 

 

b) O Planeta Mercúrio é formado por um material pesado que é o:

(     ) Ouro

(    ) Níquel

(     ) Ferro

 

c) Além do ferro, que outro material compõe o núcleo do planeta Mercúrio?

(     ) Prata

(    ) Níquel

(     ) Ferro

 

d) Por que Mercúrio perde calor para o espaço de forma rápida?

(     ) Porque Mercúrio é o maior planeta.

(     ) Porque Mercúrio é o menor planeta.

(     ) Porque Mercúrio está mais perto da Terra.

 

 

 

 

e) A NASA enviou uma missão para estudar o planeta Mercúrio, em 1974. Qual era o nome dessa missão?

(     ) MARINER 10

(    ) APOLO 11

(     ) APOLO 13

 

f) A MARINER 10 enquanto estava em missão,  tirou, aproximadamente, sete mil fotos de quais planetas?

(     ) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

(     ) Mercúrio, Vênus, Terra e Lua.

(     ) Mercúrio, Marte, Terra e Júpiter.

 

 

 

3) Marque V para Verdadeiro e F para FALSO:

(     ) O planeta Terra é o único planeta conhecido com vida e água líquida na superfície.

(     ) A atmosfera da Terra não a protege dos raios do Sol.

(     ) A parte externa do núcleo da Terra é gasosa.

(     ) No centro da Terra, a liga de ferro e níquel estão no estado sólido.

(     ) A temperatura do núcleo da Terra pode atingir mais de 6.000 ºC.

(     ) O manto da Terra é a primeira camada da Terra.

(     ) A crosta terrestre e formada por rochas.

 

4) Sobre o Planeta Júpiter, responda:

a) Ele é colorido por nuvens feitas de água, amônia e hidrossulfito de amômia. Todas essas substâncias são usadas em quê?

b) Abaixo do colorido das nuvens, há um imenso oceano formado de quê?

c) Qual a temperatura estimada no seu interior?

d) Devido a uma temperatura muito alta, em seu interior, o hidrogênio se comporta como um metal fazendo com que conduza?

e) O núcleo desse planeta é formado de quê? E qual sua extensão?

 

5) Veja o vídeo e, em seguida, marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(  1 ) Planetas Rochosos do Sistema Solar.

(    ) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

(  2  ) Adjetivo telúrico

(    ) Se refere a Júpiter.

(  3) Planetas Gasosos do Sistema Solar.

(    ) Massa, distância do sol e composição química são fatores existentes que permitiram o aparecimento e manutenção da vida.

( 4 ) Adjetivo Jovianos

(    ) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

( 5 ) Planeta Mercúrio

(    ) Sua massa é cerca de nove vezes menor que a do Planeta Terra.

( 6 ) Planeta Terra

(    ) É relativo à Terra.

(  7 ) Planeta Marte

(    ) Muito distante do sol e muito frio.

( 8 ) Planeta Júpiter

(    ) Sem condições de ter vida por ser muito quente e temperaturas elevadas.

 


5ª ANO 10/12

 GABARITO AULA ANTERIOR:


VÍDEO AULA:


Material complementar 
Semana 30/11 a 04/12
Pag: 4 e 5
Material Complementar 
Semana  07 a 11/12
Pag: 4 e 5







4ª ANO 10/12

 


Seres microscópicos e doenças

              https://youtu.be/3dfzUp33Ugg  covid 19

       https://youtu.be/MN6z6iSDbRY vacinas- como foram criadas

 

 

1)    Material Complementar (Semana de 23 de novembro) Páginas 04 e 05

2)    Material Complementar (Semana de 30 de novembro) Paginas 04 e 05

3)    Material Complementar (Semana de 07 de dezembro) Páginas 04 e 05

 

4)    

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfp4G_pqZN_Hk6ezOd4tfCCTHIrs-nJGCShL0eB009nu4zvLA/viewform?usp=sf_link5

 

 


2ª ANO 10/12

 ▪️ GABARITO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DO DIA 03/12/2020.

▪️ ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DO DIA 10/12/2020.

O NATAL ESTÁ CHEGANDO! ALÉM DE ENFEITAR AS CASAS, TER A TROCA DE PRESENTES, AS FAMÍLIAS TAMBÉM PREPARAM UMA DELICIOSA CEIA. MAS, TEMOS QUE TER CUIDADO PARA NÃO EXAGERARMOS NAS GULOSEIMAS E MANTERMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

HUM, NA CEIA DE NATAL NÃO PODE FALTAR UM DELICIOSO BOLO! VAMOS APRENDER COM O SEU CHIQUINHO UMA RECEITA DE BOLO DE NATAL?

📢 CLIQUE NO LINK ABAIXO.




PVS 4ª E 5ª ANO 10/12

 📌Aula para as turmas de 4o ano e 5o ano PVS

📝 Dia Internacional dos Direitos Humanos 10 de Dezembro.

📌 Agora faça também a atividade abaixo:





PVS 1ª, 2ª, 3ª E 4ª ANO CARIOCA 10/12

 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano carioca.

Assista o tutorial no link de vídeo a seguir e aprenda a fazer um item de decoração natalina com materiais recicláveis.
Link: 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ARTE 4ª E 5ª ANO 09/12








EDUCAÇÃO FÍSICA 09/12

 PROFESSORA DANIELE:



PROFESSORAS SIMONE E SIRLENY:



INGLÊS 5ª E 6ª ANO 09/12

 📢As atividades da semana serão para as turmas do 5o e 6o anos. 


📌No mapa abaixo, vocês irão localizar as regiões e escrever os nomes de acordo com as cores. 
Será que vocês conseguem localizar no mapa West Zone (Zona Oeste), North Zone (Zona Norte),
Central Zone (Centro) e South Zone (Zona Sul)?


📌5. Colorir os lugares que você encontra na sua vizinhança (neighborhood).
📌E completar a frase em azul. Exemplo: In my neighborhood, there is a bank, a supermarket.







ARTE 1ª, 2ª E 3ª ANO 09/12

 LINK DO VÍDEO:

https://youtu.be/QuIfvw_gvvA









Encerramento das postagens.