sexta-feira, 2 de outubro de 2020

5º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 02/10

 Apostila, páginas 275 a 280











Caderno de Complementação: https://pwa.app.vc/smecarioca2020
Semana 22/06, páginas 18 e 19.
Semana 31/08, página 07.
E questionário sobre o caderno de complementação.

Exercício da Apostila, páginas 275 a 280.

Exercício do Caderno de Complementação, Semana 22/06.

Página 18.

1) Qual a diferença entre a CIDADE do Rio de Janeiro e o ESTADO?

2) Quem são os governantes de uma cidade e do Estado?

3) Sabemos que a nossa cidade foi fundada por Estácio de Sá, no ano de 1565. Como ele está sendo homenageado?

4) Este ano, a nossa cidade completou quantos anos?

 

Página 19.

1) Responda de acordo com a divisão do território brasileiro desde a sua fundação:

a) Período colonial: _______________     __________________.

b) Despois das capitanias: ______________________.

c) Substituição das províncias: _________________________.

 

2) Você sabe o que foi a Proclamação da República? Pesquise e responda as perguntas abaixo:

a) A data da Proclamação da República é:

(     ) 07 de setembro de 1888.

(     ) 12 de outubro de 1882.

(     ) 15 de novembro de 1889.

(     ) 25 de dezembro de 1808.

 

b) Quem proclamou a República foi:

(     ) Pedro Álvares Cabral.

(     ) Dom Pedro II.

(     ) Marechal Deodoro da Fonseca.

(     ) Mem de Sá.

 

c) Onde foi proclamada a República do Brasil?

(     ) São Paulo.

(     ) Rio de Janeiro.

(     ) Minas Gerais.  

(    ) Brasilia.

 

d) Os motivos que levaram a proclamação da República foram:

(    ) Acabar com a Monarquia vigente no país e implantar uma República Federativa e Presidencialista.

 

(     ) Reforçar a monarquia com D. Pedro II.

 

 

e) A capital da província (hoje Estado) era:

(     ) Macaé. 

(    ) São João de Meriti.

(     ) Niterói.

(     ) Nova Iguaçu.

 

f) A capital do Brasil, na época da província era:

(     ) a cidade do Rio de Janeiro.

(     ) a cidade de São Paulo.

(    ) a cidade de Brasília.

(     ) a cidade de Salvador.

 

g) A cidade do Rio de Janeiro só deixou de ser capital do Brasil em que ano?

(     ) 1990.

(     ) 1960.

(     ) 1970.

(     ) 1980.

 

h) Hoje, a capital do Brasil está localizada em que cidade?

(     ) Brasília.

(    ) São Paulo.

(     ) Recife. 

(     ) Fortaleza.

 

3) Após a leitura da sessão “Para Refletir”, página 19, marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(  1  ) Fortaleza de São João

(    ) Indígenas nativos.

(  2 ) Povo que habitava o Rio de Janeiro, na época da fundação

 

(    ) Japoneses, italianos, alemães, etc.

( 3 ) Diversidade cultural brasileira

(     ) Onde Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. Está localizada no bairro da Urca.

 

( 4 ) Imigrantes

(    ) Povos indígenas, africanos escravizados e colonizadores europeus.

 

( 5 ) Idade da cidade do Rio de Janeiro

(    ) 455 anos.

 

4) Abaixo você tem a bandeiras do estado do Rio de Janeiro e sua história.

 

 

BANDEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SIMBOLISMO

Historicamente, o azul e o branco presentes na bandeira simbolizam a origem portuguesa da cidade, pois são as cores tradicionais da monarquia de Portugal, usadas desde 1097 na criação do Condado Portucalense. Apenas após a proclamação da República Portuguesa foi que o estado mudou as cores da sua bandeira.

Há outra interpretação para as cores da bandeira do Rio de Janeiro, a significação heráldica. O branco é a convenção da prata, que tradicionalmente simboliza inocência, pureza, beleza, castidade, esperança e paz. O azul simboliza justiça, lealdade, saber, perseverança e vigilância.

O brasão centralizado na bandeira possui o formato oval, simbolizando os anseios cristãos. É dividido em três seções. A primeira ocupa a parte superior, na cor azul, com a silhueta da Serra dos Órgãos, em destaque o Pico de Deus. A segunda seção ocupa um quarto do escudo e possui a cor verde, que representa a Baixada Fluminense. A terceira seção ocupa a parte inferior e possui a cor azul, simbolizando o mar do Rio de Janeiro.

No centro do brasão está uma águia em posição de voo, simbolizando o poder e a força do governo justo e honesto. A águia segura um escudo redondo azul com faixas na cor prata. Dentro da faixa que corta o escudo está escrito “9 de abril de 1892”, data da promulgação da primeira Constituição do estado. Em 1992 foi adicionado à bandeira o lema escrito em latim “Recte Rempublicam Gerere”, que significa “gerir a coisa pública com retidão”.

O escudo é circundado por um cordão cor de ouro representando a união do povo fluminense. Acima do escudo, centralizada, está a estrela Delta, de cor prata, que representa o Estado do Rio de Janeiro na bandeira do Brasil. À esquerda e à direita do escudo estão dispostos, respectivamente, uma haste de cana e um ramo de cafeeiro, simbolizando os principais produtos da terra. Os ramos são unidos por uma faixa cor de prata que os envolve, e nessa faixa está escrito “Estado do Rio de Janeiro”.

a) O que representam as cores azul e branco, de acordo com a significação heráldica?

b) Qual o formato do brasão? E ele é circundado com o que? O que simboliza?

c) O brasão está dividido em três seções com cores azul e verde.

·         A primeira seção tem a silhueta da _______________________ e destaca o ____________________;

·         A segunda seção representa a _____________________.

·         A terceira seção simboliza o ___________ do Rio de Janeiro.

d) Que animal existe no centro do brasão? E o que simboliza?

e) O que a águia segura? O que está escrito nele? O que significa essa data?

f) A estrela que está acima do brasão é chamada de quê? Qual a cor dela e o que representa?

g)  Que ramo está do lado direito do brasão? E do lado esquerdo? O que eles simbolizam?

h) Os ramos estão unidos por uma faixa de cor prata. O que está escrito nessa faixa?

 

 

 

5) Abaixo você tem a bandeira da cidade do Rio de Janeiro. Assista o vídeo que foi postado no blog e depois responda as questões abaixo.



 



BANDEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

a) O brasão que faz parte da bandeira da cidade do Rio de Janeiro possui algumas figuras que trazem elementos representativos do patrimônio da memória da cidade.um elo do passado. O quadro abaixo ajudará a encontrar o significado de cada figura

cidade marítima – padroeiro da cidade, São Sebastião – regime republicano – lealdade – vitória – força - universo - foi a capital do país

 

A coroa de 5 torres:

Ramo de louro:

Ramo de carvalho:

Golfinhos de prata:

Esfera dourada:

3 setas:

Boina vermelha:

Escudo:






Gabarito Caderno de Complementação, Semana 15/06,

Página 14

Atividades 1

a) Foi a produção açucareira nos engenhos.

b) Foi a mão de obra escrava negra africana.

c) Para os colonizadores portugueses.

Página 15

Resposta Pessoal.

Página 16

Atividades 2

a) A contradição entre o palácio e a sede do engenho e o trabalho escravo realizado pelos negros africanos na produção do açúcar.

b) Resposta pessoal.

 

Gabarito Caderno de Complementação, Semana 13/07

Pagina 18

[ 2 ], [ 2 ], [ 1 ], [ 1 ], [ 1 ], [ 2 ]

 

Gabarito do Questionário

Caderno de Complementação, Semana 15/06, páginas 14 a 16.

1) a) colonial.

b) engenhos.

c) plantio, colheita, corte e transporte.

d) moída, cozida, purificada  - branqueamento e secagem.

2) R: os vales e as encostas entre as montanhas e a praia.

3) R: Tijuca, Laranjeiras, Gávea e Andaraí,

4) R: Açúcar e aguardente.

5) R: Existiam seis engenhos. No Rio de Janeiro, existiam mais de 160 engenhos.

6) R: Fica localizado, hoje, no Parque Laje. O engenho era chamado de Engenho Del Rei. A família que o comprou foi Rodrigo de Freitas Mello.

7) R: Foi vendida para um nobre inglês, chamado de Antonio Martins Lage. Ele contratou um paisagista para projetar um jardim ao estilo europeu, no interior do palácio.

 

8) R: Quem conseguiu comprar de volta foi Henrique Lage, neto de Antonio Martins Lage.  Ele mandou reconstruir todo o projeto do jardim ao estilo italiano, pois era apaixonado por uma cantora lírica italiana.

9) R: funciona um restaurante à beira da piscina muito apreciado entre turistas.

 

Exercício do Caderno de Complementação, Semana 13/07, página 20 .

1) R: Final do século 16 e

2) R: A partir de 1570.

3) R: Morreram em torno de 60 mil índios.

4) R: “O TRÁFICO de pessoas, a ESCRAVIDÃO no Brasil e o RACISMO nos dias atuais”.

 

Exercício do Caderno de Complementação, Semana 10/08, páginas 04 e 05.

1) R: Os bairros da Gamboa, Saúde, Santo Cristo indo até a “Cidade Nova”. Era chamada assim porque a maior parte da população que vivia ali era negra.

2) R: Trabalhavam no porto da cidade.

4) R: Chamada de Pequena África

5) R: O rap, o hip hop e o funk,

6) ( 4 ),  ( 5 ),  ( 2 ),  ( 1 ),  ( 3 ),

 

7) (   HJ  ) Fundou seu próprio grupo e foi o primeiro a sair no carnaval.

(  NS ) Presidente de honra da escola de samba Mangueira.

( NS ) Completou 96 anos, recentemente.

( HJ ) Nasceu em Pernambuco.

( HJ) Morou no Morro da Conceição.

( NS ) Integrou o grupo “A Voz do Morro”.

(  NS ) Nasceu no Rio de Janeiro.

( HJ ) Encontrou um grupo musical no chamado rancho “Dois Ouros”.

 

Segue atividade de Geografia. Caderno de Complementação: 
Semana 18/05, pág. 16 e 17.
Semana 17/08, pág. 07.

1) Qual é a principal zona térmica do Brasil?

R: A Maior parte do Brasil se encontra na Zona Tropical.

2) Cite as principais características dos climas abaixo:

a) Subtropical: Quente no verão e frio no inverno, com temperaturas baixas, geadas e neve ocasional.

b) Tropical: No inverno é seco e no verão é chuvoso.

c) Equatorial: Quente e úmido, bem distribuído ao longo do ano.

d) Tropical semiárido: Quente e seco, pouca chuva e temperatura elevada.

e) Tropical de altitude: Temperaturas baixas.

3) Qual clima é predominante nas regiões:

a) Norte: Clima equatorial

b) Sul: Clima subtropical

c) Centro-oeste: Clima tropical

4º ANO CARIOCA - ATIVIDADES - DIA 02/10

 

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2020



4º ANO - ATIVIDADES - 02/10

 Geografia

Material de Complementação Escolar
(Semana de 14 a 18.09.20)
    A Rosa dos Ventos
Ela está presente em todos os mapas que lemos.
A função dela é indicar onde está cada direção num mapa.
Páginas: 07 e 08

 História
Material de Complementação Escolar
(Semana de 21 a 25.09.20)
   Quem somos nós?
    Faça uma pesquisa sobre seu bairro.
Páginas: 05 e 06

6º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 02/10

 Gabarito de História do dia 25/09 resposta Pessoal.


Atividade de História do dia 02/10


Realizar a atividade do Material de complementação da semana de 28/09 página : 6.

Geografia material de complementação da semana de 28/09 páginas: 7 e 8.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

4º ano - GABARITO E ATIVIDADES - 01/10

 

Ciências

Material de Complementação Escolar

(Semana de 14 a 18.09.20)

        Cadeia Alimentar

      Por que as aves têm bicos em formato diferentes?

Páginas: 09 e 10

REFORÇO ESCOLAR - GABARITO E ATIVIDADES

 Respostas:

1) Sete anos
2) Patrícia
3) Agradeceu a todos
4) Presentes



1º ANO - GABARITO E ATIVIDADES

 Ciências primeiro ano









2º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 01/10

 ▪️ GABARITO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DO DIA 24/09/2020



▪️ ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DO DIA 01/10/2020.





3º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 01/10





Exercício:

.

.

Responda as perguntas sobre a leitura caderno:

.

.

1-         Explique com as suas palavras, o que poderia acontecer se a onça não comesse o coelho?

2 – Explique por que o homem não pode matar animais em excesso?

3 – O que acontece com as folhas das árvores que caem do solo?

4 – Cite 2 fatos que garantem o equilíbrio ecológico.


Gabarito do exercício de ciências:

.

.

1 – O número de coelhos aumentaria, os coelhos conferiam todo o capim e não tendo mais para eles comerem , os coelhos morrem de fome. O solo ficaria sem proteção e desgastado.

2 – Porque os animais ficarão escassos (poucos), vão ter dificuldade em se reproduzir e poderão acabar na natureza  e não poderemos mais se alimentar deles.

3 – Apodrecem e se tornam alimento para as próprias árvores.

4 – O homem não pode derrubar um grande número de árvores.

O homem não deve pescar na época que os peixes vão reproduzir.

.

.

  


 

5º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 01/10

 




6º ANO - ATIVIDADES E GABARITO - 01/10

 

 

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO.

ESCOLA MUNICIPAL Maria Florinda Paiva da Cruz.

 

DATA: ____/____/2020        PROFESSOR(A): ____________________    TURMA: ______ 

ALUNO (A): __________________________________________________________                        

 

Gabarito de Ciências do dia 24 / 09 / 2020.

 


 Atividade de Ciências do dia 01/10/2020.

Material de complementação da semana de 28/09 páginas: 09 e 10.
Compartilhado a partir do Word para Android
https://office.com/getword

 

PVS - 4º CARIOCA e 5º ANO - ATIVIDADES 01/10

 




E faça o exercício a seguir. Anote no seu caderno


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 30/09


 

INGLÊS 5º e 6º ANO - ATIVIDADES E GABARITO 30/09

 Gabarito da aula anterior (23 09)


Aula do dia 30 de setembro

1.Ler o texto abaixo

2. Assistir ao vídeo

3. Responder às questões de 1 a 4 sobre o vídeo no seu caderno:


4. Agora, respondam às perguntas sobre você mesmo, em inglês:

a) What is your favorite TV program? (Qual é o seu programa favorito?)
My favorite TV program is ________________

b) What is your favorite song? (Qual é a sua música favorita?)
My favorite song is _____________________ 

c) What is your favorite day? ( Qual é o seu dia favorito?)
My favorite day is _____________________________





6º ANO - ATIVIDADES 30 /09

 6o ano 


Olá queridos 🤓

Nessa semana iremos ver a obra do artista surrealista belga Renè Magritte.

Além de pintor, Magritte foi desenhista e ilustrador. Suas pinturas nos trazem um surrealismo ‘mágico’ ou ‘realista’. Peço que tentem ver a ‘pegadinha’ que a tela de 1935, cuja imagem envio, ‘A condição humana II’ traz. Magritte encanta com a inteligência contida em suas imagens. 

Envio também um vídeo que irá mostrar muitas outras obras deste grande artista.


O desafio (tarefa) dessa aula será de desenvolverem um trabalho que confunda realidade com fantasia aos olhos de quem o veja. Para entenderem o que estou pedindo, o primeiro passo será realmente observarem com MUITA ATENÇÃO não apenas a imagem, bem como o vídeo. Vocês podem desenhar e o lápis de cor será ideal para a pintura.

Sendo possível, postem imagens dos trabalhos ok? 😍




Encerramento das postagens.