sexta-feira, 3 de julho de 2020

ATIVIDADE 6º ANO - DIA 03 DE JULHO

                                         Gabarito de História do dia 26 / 06 / 2020.

 

1)      Rio Nilo.

2)      Para os egípcios o rio Nilo era sagrado. Além da agricultura era utilizado para transporte de mercadoria e pessoas (por meio de barco). As águas do Nilo eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens do rio.

3)      Os Faraós eram os grandes governantes dos Impérios egípcios, sendo também comandantes militares e juízes. Além disso os Faraós eram reconhecidos como deuses.

4)      A função das pirâmides eram abrigar e proteger o corpo dos Faraós mumificados e suas riquezas, como joias.

5)      Quer dizer que eles acreditavam em vários deuses.

6)      Porque acreditavam na vida após a morte.

7)      O poder hereditário significava que passava de pai para filho.

8)      Faraó, sacerdote, soldados, escribas, comerciantes, camponeses e escravos.

9)      Cultivavam o trigo e a cevada.

10)  Continente africano.

11)  A escrita hieroglífica.

12)  Sacerdotes.


Gabarito de Geografia do dia 26 / 06 / 2020.

 

1)    Rotação.

2)    Aproximadamente 24 horas.

3)    Translação.

4)    365 dias e 6 horas.

5)    As estações do ano.


Para relembrar o conteúdo que está sendo estudado. Faremos uma revisão , você poderá consultar o seu material didático carioca.

 EXERCICIOS DE REVISÃO

1) Sobre a Mesopotâmia, responda:

a) origem e significado da palavra Mesopotâmia:

b) A Mesopotâmia é banhada pelos rios:

 

2) Observe a imagem abaixo e responda:


 a) Por que a região destacada é chamada de crescente fértil?

b) O crescente fértil é banhado por quais rios?

 

3- Qual a importância dos rios para civilizações como a mesopotâmica e a egípcia?

 

4- Sobre o código de Hamurabi, responda:

 

 

a) O que foi o código de Hamurábi?

b) Como código de Hamurábi foi registrado?

c) O código de Hamurábi foi escrito com base na Lei de Talião, cujo princípio é “Olho por olho, dente por dente”, o que isso significa?

 

5- Descreva as classes sociais da mesopotâmia, destacando o papel de cada uma na sociedade:

 

6- Circule as alternativas corretas:

 I- A escrita mesopotâmica era gravada em plaquetas de argila com objetos pontiagudos. Baseado nesta informação, como se chamava a escrita da Mesopotâmia?   

 a) grega                                 b) cuneiforme                         c) demótica                d) hieroglífica

 

II- A Mesopotâmia foi habitada por diversos povos que disputavam áreas de terras cultivadas. Esses povos que formaram a Mesopotâmia são:

a) assírios, babilônio, amoritas e sumérios           

b) mesopotâmicos, persas, hindus e africanos

c) egípcios, mesopotâmicos e asiáticos               

d) assírios, sumérios, acádios, amoritas e caldeus

 

III- A respeito do surgimento das primeiras civilizações na passagem da Pré-História para a História, é correto afirmar:

a) As comunidades pré-históricas introduziram a competição social e a propriedade privada.

b) Nas sociedades civilizadas, surge a propriedade privada da terra e dos bens, dando origem às diferenças sociais.

c) Nas comunidades pré-históricas, cada pessoa disputava os resultados de seu trabalho com os demais membros do grupo.

d) É nas sociedades civilizadas que surge um Estado dominado pela maioria do povo.

 

IV- Assinale a alternativa incorreta a respeito da sociedade mesopotâmica:

a) Devido à variedade de povos que dominaram a região ao longo dos séculos, a Mesopotâmia não preservou a  mesma organização social.

b) Os reis que governaram a Mesopotâmia reinaram com poderes absolutos. Não eram considerados deuses, mas uma espécie de representantes dos deuses.

c) A sociedade mesopotâmica era composta sempre por homens livres. Não havia regime de escravidão.

d) A classe dominante controlava a riqueza econômica, a força militar e o saber instituído.

 

V- Em função dessa atividade econômica construiu-se um sistema de canais de irrigação para melhor aproveitar as cheias dos rios Tigre e Eufrates. Assinale a atividade econômica à qual se refere a frase anterior:

a) Indústria - Metalúrgica    

b) Comércio Fluvial         

c) Agricultura       

d) Pecuária

 VI- Sobre a religião mesopotâmica, assinale as alternativas corretas:

a) religião - politeísta            

b) religião -  monoteísta 

c) deuses- com características humanas e animais

d) religião  - cristã  X f) deuses - viviam na terra

 

VII- Sobre as cidades-estados mesopotâmicas:

a) Faziam parte do mesmo reino.

b) Cada cidade-estado tinha suas próprias leis e governantes.

c) se diferenciavam pela língua falada e cultura.

d) as atividades econômicas eram diferentes em cada cidade, pois o clima se diferenciava em cada lugar.

 

7) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

( 1 ) Sacerdotes

(     ) Era considerado um deus vivo. ele e sua família viviam em grandiosos palácios e levavam uma vida de muito conforto.

( 2 ) Chefes familiares

(     ) Conduziam as cerimônias religiosas.

( 3 ) Faraós

(     ) Realizavam diversos trabalhos artesanais.

( 4 ) Camponeses

(     ) Eram parentes dos faraós e ocupavam importantes cargos administrativos

( 5 ) Funcionários do Estado

(     ) Em sua maioria eram prisioneiros de guerra e trabalhavam nos campos, nas minas e no deserto.

( 6 ) Nobres

(     ) Se ocupavam com a criação de animais, com a caça, pesca e o cultivo de produtos agrícolas.

( 7 ) Artesãos

(     ) Detinham altos postos no exército.

( 8 ) Escravos

(     ) Auxiliavam o Faraó, por exemplo, na fiscalização das plantações e na cobrança de tributos.

 

8) Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que: 

A - Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.

B - Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).

C - Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).

D - Na religião egípcia muitos animais eram considerados  sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

 

9) Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?

A - Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.

B - Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.

C - Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.

D - Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

 

10)  Faça um desenho sobre as principais características do Crescente Fértil


E um caça palavras

Faremos uma revisão para relembrar os conteúdos.
Em seu caderno de geografia.

REVISÃO DE GEOGRAFIA

01) Analise a rosa-dos-ventos e em seguida, identifique o item onde aparece a seqüência correta dos pontos  colaterais conforme os números a seguir: 2, 6, 4 e 8.


(A) Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste.

(B) Nordeste, Sudoeste, Noroeste e Sudeste.                     

(C) Noroeste, Sudoeste, Sudeste e Nordeste.                     

(D) Sudeste, Noroeste e Sudoeste e Nordeste.

(E) Nordeste, Sudoeste, Sudeste e Noroeste.

02) Analise as afirmativas a seguir e marque a opção correta.

I- São áreas delimitadas por espaços de poder ou onde o poder é exercido por alguém.

II- É a porção do espaço onde vivemos, está relacionado a espaços com que nos familiarizamos, tais como: nosso bairro, nossa casa, nosso quarto e até mesmo nossa escola.

(A) a  II, é território.                                          

(B)  a  I, é território e a II, é lugar.             

(C) a  I, é lugar.                                                  

(D) a  I, é lugar e a II, é paisagem.

(E) Ambas são territórios.

 

03) Identifique os principais paralelos e meridianos conforme os números na figura ao abaixo. A seqüência correta é:


(A) C. Polar Ártico, C.Polar Antártico, T. de Câncer, L. do Equador e  Greenwich.

(B) Greenwich, T. de Capricórnio, C. Polar Ártico e T. de Câncer.

(C) L. do Equador, Greenwich, C.Polar Antártico, T. de câncer e T de Capricórnio.

(D) C. polar Antártico, Greenwich, T. de câncer e C. Polar Ártico

(E) L. do Equador C. Polar Ártico, T. de câncer, T de Capricórnio e C.Polar Antártico

 

04) As coordenadas geográficas, são um conjunto de linhas imaginárias que cruzam a Terra, podendo ser verticais ou horizontais: Sobre esse assunto, associe a 2ª coluna com base na primeira:

1ª Coluna:

2ª Coluna:

(01) Latitude         

(     ) São linhas horizontais que diminuem de extensão a medida que se afastam do Equador.

(02) Longitude         

(     ) Tem como base o Meridiano de Greenwich e pode se Leste ou Oeste.

(03) Paralelos         

(     ) É a distância de um ponto qualquer da terra até a linha do Equador.

(04) Meridianos

(     ) São linhas verticais que cruzam a terra de um pólo a outro.

 Marque a opção correta:

(A) 3, 2, 1,4                   (B) 4, 3, 1,2                     (C) 1, 4, 3,2                      (D) 3, 2, 4,1      (E) 2, 4, 3, 1

05) Analise o mapa do Brasil: Se você está em Brasília e quer se deslocar para o Ceará, deve tomar a seguinte direção:    

    

(A)- Norte                 

(B)- Nordeste                 

(C)- Sul                                                                     

(D)- Sudeste            

(E)- Centro Oeste

 

06) Nas paisagens naturais, estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico, naturais e culturais. Sobre os elementos naturais, identifique o item correto:

(A) relevo, clima, vegetação, rios e oceanos.                         

(B) estradas, rios, cidades, e climas             

(C) plantações, indústrias, estátuas e rios                              

(D) vegetação, rios, indústrias, e plantações.               

(E) plantações, estradas, clima e oceanos.

 

07)  "Linhas imaginárias verticais traçadas de pólo a pólo, atravessando a linha do Equador, perpendicularmente." O texto define:

(A) latitudes            (B) trópicos              (C) paralelos         (D) meridianos              (E) círculos polares

 

08) Verificando o mapa ao lado e, considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:


(A) Norte e Sul.

(B) Sul e Oeste (ocidental).

(C) Sul e Leste (Oriental).

(D) Leste (Oriental) e Oeste (Ocidental).

(E) Oeste(Ocidental) e Leste (Oriental)

 

09) Complete a frase de modo correto: “Na superfície do planeta Terra, existem cinco paralelos especiais: Equador, os Trópicos de Câncer e Capricórnio e os Círculos Polares Ártico e Antártico. Eles determinam as (os) ___________________   ____________________”

(A) zonas climáticas       

(B) áreas de maior concentração populacional       

(C) fusos horários      

(D) áreas onde ocorrem desertos

(E) regiões sujeitas a movimentos tectônicos

 

10) Levando-se em consideração que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se pôs exatamente atrás da estátua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:


(A) A frente está para o leste                                                   (B) O braço direito está para o oeste                   

(C) O braço esquerdo está para o leste                                (D) O braço direito está para o norte          

(E) A frente está para o sul


11) É aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares, é o palco das realizações humanas. São características de:

(A) espaço natural               (B) região            (C) espaço geográfico             (D) paisagem           (E) lugar

 

12) Caracteriza-se pela predominância dos aspectos naturais onde ainda não ocorreu de forma alguma, alterações em sua formação original. O texto refere-se a :

(A) espaço geográfico                    

(B) região heterogênea           

(C) paisagem humanizada            

(D) paisagem natural                     

(E) lugar

 

13) Analise o mapa da cidade a seguir e identifique a seguinte direção: para alguém ir do ponto A, até o ponto B, deve seguir a seguinte direção:


(A) Norte                    (B) Sul            C) Nordeste            (D) Leste                    (E) Oeste

14) A distância do Equador é medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º a 90º para Norte ou para Sul. Como essa distância é denominada?

(A) Latitude        (B)Longitude                     (C) Paralelo                        (D)Meridiano                    (E)Coordenadas

 

15) A distância do meridiano de Greenwich é medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus podendo variar entre 0º e 180º para Leste ou Oeste. Como essa distância é denominada?

(A) Latitude        (B) Longitude                    (C) Paralelo                        (D) Meridiano                   (E)Coordenadas

 

16)  Marque com (V) as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

(     ) Os paralelos e Meridianos definidos podem agora nos fornecer um valioso  dado referencial que foi sistematizado e chamado de coordenadas geográficas, elas correspondem a latitude e longitude, respectivamente.

(     )  Os Meridianos estão numerados de 0º a 90º no hemisfério Sul. São esses paralelos que indicam a Latitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.

(     ) Os paralelos estão numerados de 0º a 180º a Oeste e Leste da Linha do Equador. São esses paralelos que indicam a Longitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.

(     ) É o  cruzamento das linhas imaginárias dos Paralelos e Meridianos que formam um ângulo de localização de um determinado lugar, portanto Latitude e Longitude são dadas em graus, minutos e segundos.

A sequência correta é:

(A) VFFV              (B)FVVF                (C) FFFV              (D)VVVF               (E)VFVF

 

17) Qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado com exatidão com o auxílio das:

(A) Coordenadas terrestres Horizontais  

(B) Linhas paralelas  

(C) Coordenadas terrestres Verticais   

(D) Linhas terrestres   

(E) Coordenadas terrestres Verticais

 

18) Conjunto de linhas imaginárias sobre mapas e globos que representam a Terra:

(A) Latitude e Longitude   

(B) Paralelos e Meridianos  

(C) Linha do Equador 

(D) Meridiano de Greenwich    

(E) Linhas terrestres

 

19) O espaço que é organizado e modificado pela humanidade através da história é denominado:

(A) O espaço geográfico   

(B) A transformação natural   

(C) O espaço natural   

(D) A transformação geográfica  

(E) A paisagem

 

 



 

  

ATIVIDADE 3º ANO - DIA 03 DE JULHO






ATIVIDADE REFORÇO ESCOLAR - DIA 03 DE JULHO

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 26 DE JUNHO

1º E 2º ANO

11 bandeirolas
14 bandeirolas
Total:25 bandeirolas
6 peixinhos
11 bandeirolas
14 bandeirolas
Total:25 bandeirolas
6 peixinhos

3º E 4º ANO CARIOCA

1)77
2) 93
3) 74
4) 89
5)84
6)68
7)96
8) 99
9) 77
10) 96
11) 88
12) 98
 
 ATIVIDADE 1º E 2º ANO

ATIVIDADE 3º E 4º ANO CARIOCA


ATIVIDADES 4º ANO CARIOCA - DIA 03 DE JULHO

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 26 DE JUNHO

AS ESTAÇÕES DO ANO EXISTEM EM DECORRÊNCIA DA INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL. O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, EM QUE A TERRA GIRA AO REDOR DO SOL, É RESPONSÁVEL PELA EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO.

        

           NO BRASIL AS ESTAÇÕES OCORREM NOS SEGUINTES PERÍODOS:

• PRIMAVERA DE SETEMBRO A DEZEMBRO

• VERÃO DE DEZEMBRO A MARÇO

• OUTONO MARÇO A JUNHO

• INVERNO DE JUNHO A SETEMBRO


 

4 º ANO CARIOCA                     TURMAS :  7401 E 7402

 

1. ESCREVA  NO CADERNO :

   DATA : 03/07/2020

   NOME COMPLETO

 

2. ADIVINHA JUNINA.

LEIA AS DICAS E DESCUBRA DO QUE  ESTÃO FALANDO .

 

É UM DOCE TÍPICO JUNINO. ELE É FEITO COM AMENDOIM.

 

 

 

 

 

 

 

DANÇA TÍPICA DE FESTA JUNINA, NA QUAL OS CASAIS FICAM EM FILA E SEGUEM A MARCAÇÃO DA MÚSICA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PENDURADAS NA FESTA JUNINA PARA DECORAR, PODEM SER FEITAS DE DIVERSOS MATERIAIS, COMO FOLHA DE REVISTA, PAPEL  DE SEDA E OUTROS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TENHO GRÃOS AMARELINHOS E POSSO SER SERVIDO COZIDO OU ASSADO.

 

 

 

 

 

 

NO FOGO PULA ATÉ FICAR BRANQUINHA, DOCE OU SALGADA. É MUITO GOSTOSA.

 

 

 

 

 

 

 


quinta-feira, 2 de julho de 2020

ATIVIDADE 1º ANO - DIA 02 DE JULHO


Dia 02/07, quinta-feira. Atividade de hoje AVALIAÇÃO DE LEITURA.
Instruções:
 
1- Leia a pergunta devagar pelo menos 2 vezes e peça para a criança pensar e responder.
2- Em seguida, leia cada questão e marque somente uma opção para cada pergunta. 
3-  Clique no botão enviar após marcar todas as questões. 
Sucesso!
Obrigada😍

Para acessar a AVALIAÇÃO clique no link





ATIVIDADE 2º ANO - DIA 02 DE JULHO

📌 HORA DA CORREÇÃO!

GABARITO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DO DIA 25/06/2020



▪️ ATIVIDADES DE CIÊNCIAS: FOTOSSÍNTESE

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO.
NÃO PRECISA IMPRIMIR NEM COPIAR.

▪️ AGORA, RESPONDA NO CADERNO A QUESTÃO ABAIXO:

VOCÊ SABE O QUE É FOTOSSÍNTESE?

➡️ ASSISTA AO VÍDEO!






ATIVIDADE 3º ANO - DIA 02 DE JULHO



Atividades de ciências 02/07: livro de ciências páginas 20,21,22 e 23.


Correção das Atividades de Ciências (25.06.20).
Apostila - Página: 196
O lançamento de esgoto e o assoreamento do canal do Jardim de Alah.

Ciências (02.07.20)

Mapa das praias do Rio de Janeiro
         Ecossistemas (Praias)
Apostila - Páginas: 199 e 200.


Material de Complementação Escolar
(Semana de 29 a 03.07.20)
Páginas: 10 e 11

Encerramento das postagens.