terça-feira, 5 de maio de 2020

AULA 6º ANO DIA 05 DE MAIO


  • ASSISTA O VÍDEO:

  • Material didático Carioca páginas: 101, 102 e 103.




EXERCITANDO MATEMÁTICA


- Copiar e responder no caderno.

     
      Você já parou para pensar em como os números surgiram no mundo?
      O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Com o tempo, surgiu a necessidade de uma forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.


1-    Observe o número, na árvore ao lado e faça o que se pede:


a)   Quantas ordens e classes esse número possui?

_____________________________________________________________

B)    Escreva-o por extenso.

_________________________________________________________________________
c)    Esse número é divisível por 3 e 5 ao mesmo tempo? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________
d)    Calcule a diferença entre o valor relativo do algarismo 7 e o valor relativo do algarismo 8.
Cálculo






Que número você encontrou? ________________________________________________________.

1-    O gráfico abaixo mostra a venda de caixas de papelão de uma fábrica de embalagens no primeiro semestre de 2017.
a)  Qual a diferença entre a quantidade de caixas vendidas nos meses de maior e de menor venda?
______________________________________________________________________
b)  Quantas caixas de papelão foram vendidas nos três primeiros meses do ano?
______________________________________________________________________

c)   Quantas caixas de papelão foram vendidas durante todo o primeiro semestre?
              _________________________________________________________________________

       Com ingredientes simples, Joana aprendeu a fazer uma receita de pão de minuto incrível. O tempo de preparo é de 40 minutos e rende aproximadamente 10 porções.

1- Veja os ingredientes necessários para o preparo dos pães.

Ingredientes

·         4 xícaras de farinha de trigo
·         4 colheres de sopa de açúcar
·         1 colher de sopa de fermento em pó
·         ½ xícara de leite
·         4 ovos   
·         1 colher de chá de sal
·   4 colheres de sopa de manteiga
·         1 gema para pincelar




       Qual será o tempo de preparo, em minutos, se Joana fizer 50 pães?
______________________________________________________________________

1- Joana preparou 18 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta?

( A ) 3 101                              ( C ) 1 554
( B ) 1 031                              ( D ) 1 013

2-    Em um jogo de dardos, a pontuação de Sandro foi 2 x 1 000 + 3 x 100 + 1 x 10. Quantos pontos Sandro fez? 

( A ) 231                                                                                    
( B ) 2.031                                       
( C ) 2.301
( D ) 2.310                                      

1- Abaixo está representado duas contas:



 









       Qual o maior resultado encontrado?  ­­­­­­­­­­­­___________________________________________________________
____________________________________________________________________

1-    Arme, efetue e escreva os resultados no lugar certo:
a) 4 398 + 1 136 = _________                    e) 2486 : 11 = _______________
b) 742 : 17 =______________
c) 1 896 – 748 = ___________
d) 523 x 72 = _____________

a)
b)
c)
d)                                  e)





1-    Calcule o perímetro da figura plana a seguir:



1-    Dois irmãos estavam indo para a escola próxima a sua casa. A distância é de apenas 20 km. Perto da escola fica a igreja do bairro, como mostra na reta numérica abaixo.  
Completando os números das marcações da reta dada, qual seria a escala das medidas marcadas?



1-    Resolva os desafios:
a) Em um banheiro tem uma parede com 15 fileiras com 10 azulejos e outra parede com 13 fileiras com 10. Quantos azulejos têm no banheiro? (1 – 0,5 cada)
                                                                                                              Cálculos


Resposta: ____________________________________________________________

 b) Uma rodovia ficou interditada por 2 meses. Quantas semanas ela ficou interditada?
                 a)    4 semanas          b)    6 semanas           c)    8 semanas           d)    10 semanas
                                                                                                           Cálculos


Resposta: ____________________________________________________________
1-    Escreva as seguintes sequências:
a) Múltiplos de 12 → M(12) = ______________________________________________________________
b) M(20) = ________________________________________________________________________________
c) M(9) = ________________________________________________________________________________
d) Divisores de 22 → D(22) = _______________________________________________________________________
e) D (16) = ________________________________________________________________________________

Um beijo da Professora Carla!

AULA 2º ANO - DIA 05 DE MAIO


▪️ ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

APOSTILA PÁGINAS 51 E 52



📌 VAMOS CALCULAR?



AULA 3º ANO - DIA 05 DE MAIO

Caderno pedagógico
Páginas: 117- 118
Situação-problema 
Completar- andando de 10 em 10.



AULA 5º ANO - DIA 05 DE MAIO


ASSISTA O VÍDEO


Apostila, páginas 99 a 101




Multiplicação

1) Transforme as adições abaixo em multiplicação e resolva:

A) 14 + 14 + 14 =
B) 3 + 3 + 3 + 3 + 3 =
C) 22 + 22 + 22 + 22 =
D) 16 + 16 + 16 =

2) Resolva as multiplicações abaixo:
A) 32 x 3 =
B) 64 x 7 =
C) 25 x 8 =
D) 75 x 24 =
E) 67 x 42 =
F) 35 x 54 =
3) Uma escola comprou 87 caixas de suco a R$ 4,00 cada. Quanto a escola gastou?
R: ______________________________________________________

Calcule

4) Em uma caixa de tintas contém 6 potinhos. Quantos potinhos terão em 37 caixas?
R: ______________________________________________________
Calcule
5) Uma caixa de ovos contém uma dúzia. Para fazer os doces de uma festa, mamãe comprou
27 caixas de ovos. Quantos ovos mamãe comprou no total?
R: ____________________________________________________________________________
Calcule

Resolva os desafios abaixo

  1) O dobro de 15 mais o triplo de 25 é _______________
Resolução

   2) O triplo de 24 mais o quádruplo de 31 é _______________
Resolução


     3) O sêxtuplo de 110 menos o triplo de 65 é _______________
Resolução

    4) O sêxtuplo de 26 menos o dobro de 78 é _______________
Resolução

   5) O quíntuplo de 150 mais o triplo de duas centenas é _______________
Resolução

   6) O triplo de 253 menos o dobro de 155 é _______________
Resolução

    7) O dobro de dois milhares menos nove centenas é _______________
Resolução

   8) O quíntuplo de 156 mais nove dezenas é _______________
Resolução

   9) O sêxtuplo de uma centena mais 3 dúzias é _______________
Resolução

AULA 4º ANO - DIA 05 DE MAIO


MATEMÁTICA


NÃO PODEMOS FICAR PERDIDOS!!

VAMOS NOS LOCALIZAR!!



1) apostila página 98,99,100,101 E 102





2) Material Complementar de 06 de abrilPáginas 27 e 28

Vamos  brincar de “ O mestre mandou”.

A brincadeira funciona da seguinte forma: Siga as instruções a seguir. Vamos lá !!!!!
1)O mestre mandou, girar à direita e dar um abraço na mamãe;
2)O mestre mandou dar 2 passos à frente, depois 2 à esquerda e dar 3 pulos;
3)O mestre mandou correr pela sala, de costas, parar como estátua de frente para a TV.

FAÇA NO CADERNO:
Na malha quadriculada abaixo, trace o caminho, de acordo com as orientações abaixo:
1) Coloque na malha, o ponto A.
2) Partindo do ponto A, ande 5 casas para frente.
3) Vire à direita e avance 2 casas.
4) Vire à esquerda e avance 3 casas.
5) Marque o ponto D

Nesta aula retomamos alguns conceitos matemáticos, como seguir em frente; virar à direita; virar à esquerda; direções opostas; mesma direção, entre outros.
Percebemos o quanto é importante dominar esses conhecimentos para traçar corretamente trajetos, localizar_ se  num determinado espaço e para se movimentar.

NO CADERNO
Observe a figura abaixo. Imagine que você saiu do ponto A e chegou ao ponto D. Como você descreveria o caminho percorrido, usando a linguagem matemática:


Vamos relembrar do que aprendemos!
Observe o desenho abaixo e responda:
Qual a posição do gato em relação à casa.
Qual a posição da casa em relação ao prédio.
Qual a posição das árvores em relação à casa.
Qual a posição do prédio em relação à casa.
Qual a posição da casa em relação ao gato.































Encerramento das postagens.